Como vender nas redes sociais: O Poder das Redes Sociais
Como vender nas redes sociais? Se você quer vender nas redes sociais primeiramente você precisa entender como tudo funciona.
Cada rede social tem suas particularidades, por isso entender como vender nas redes sociais é primordial.
Em segundo lugar, você precisa entender como cada uma delas funciona e como eles podem te ajudar na sua estratégia de vendas.
Além disso, é possível vender qualquer coisa nas redes sociais, se usadas com estratégia e de forma profissional.
As redes sociais aumentam a visibilidade do seu negócio e consequentemente as vendas.
Já contei em outro post que cheguei a ter 80% das minhas vendas vindas através do Instagram (leia a minha história no artigo Como vender pelo Instagram).
Então, saiba que é totalmente possível vender nas redes sociais.
Mas já te adianto é algo que exige esforço e dedicação para alcançar os seus objetivos nas redes sociais.
Então vamos ao que realmente interessa.
Como vender nas redes socias? Por que as redes sociais são importantes para o seu negócio?
Tenho certeza de que você já se fez essas e muitas outras perguntas.
Nesse artigo vou responder algumas dessas perguntas e te ajudar a começar a vender nas redes sociais. Por isso fique comigo até o final do artigo.
Salve esse Pin para ver mais tarde!
As redes sociais não são uma saída de emergência
As redes sociais são muito importantes como ferramentas de marketing e também um meio de gerar relacionamento e contato entre clientes e empresas.
Mas quero ressaltar que as redes sociais não são uma saída de emergência para as vendas do seu negócio. Elas não são o plano B.
Por isso, não adianta, não estar presente nas redes sociais e só aparecer quando as vendas caírem.
Você precisa entender que estar presente nas redes sociais hoje não é uma opção, é uma obrigação.
Mas para ter sucesso nas redes sociais, como já falei você precisa conhecer e saber usar a rede social que escolher para divulgar o seu negócio.
Leitura recomentada – Como Receber Pagamentos Online sem ter um Site
Por que as redes sociais são importantes para seu negócio?
As redes sociais são uma forma de atrair e criar relacionamento com clientes e possíveis clientes. Facilita a comunicação e ajuda a fortalecer a marcar.
Além disso, se as usar de forma estratégica elas aumentam a visibilidade do seu negócio, geram mais visitas para seu site ou blog e aumentam as vendas.
Estar presente nas redes sociais é uma oportunidade de mostrar seus conceitos e valores e através deles conquistar fãs.
Leitura recomendada – Estratégia de Vendas no Instagram
Qual a melhor rede social para vender?
Antes de mais nada, você precisa escolher em quais redes sociais o seu negócio vai estar presente.
São muitas as opções, porém o queridinho do momento é o Instagram.
Mas o que você precisa analisar é aonde o seu público alvo está. Você deve concentrar os seus esforços onde eles estão.
Pois de nada adianta, você estar presente no Twitter se os seus clientes estão no Facebook, por exemplo.
Se você trabalha com artesanato ou moda, uma plataforma que pode te ajudar muito é o Pinterest, vale a pena dar uma olhada.
Aliás, não somente para esses nichos, mas o Pinterest tem um potencial enorme para alavancar o seu negócio, leia mais no artigo Curso Pinterest Pró
Após pesquisar e decidir em quais redes sociais você vai criar uma conta para o seu negócio é hora de aprender como cada uma delas funcionam.
Leituras recomendadas
A importância de saber como cada rede social funciona
Cada rede social possui as suas regras e particularidades. Por isso, você precisa aprender a usar e saber exatamente como a rede social escolhida funciona.
Esses dias, uma empresária entrou em contato comigo, porque ela contratou um social mídia para gerenciar o Instagram e o Facebook do seu negócio.
Porém, por não entender como eles funcionam ela queria fazer ações que não são possíveis nessas redes sociais.
E apesar dele explicar que não seria possível, ela entrou em contato comigo para que eu fizesse o serviço para ela. Por mais que eu explicasse que o que ele falou estava correto, ela não aceitou.
Então, aprenda a usar as redes sociais e as regras de cada uma delas, até mesmo para não perder a conta. Pois isso pode acontecer se você infringir as regras.
Tire proveito do que cada uma delas tem a oferecer. Aprenda a usar as ferramentas que elas oferecem e faça o seu melhor com o que você tem hoje.
Como diz o Bruno Gimenes “O Capricho é o pai da prosperidade.”
Dicas para vender nas redes sociais
Partindo do princípio que as pessoas estão nas redes sociais para se distrair, falar com amigos e se relacionar e que ninguém entra nas redes sociais pensando, “vou no Instagram porque quero comprar…” por exemplo.
E que a venda é uma consequência de um trabalho de relacionamento bem feito nas redes sociais.
Leve em consideração esses 4 pontos:
– Conteúdo
– Imagem
– Qualidade
– Consistência
Conteúdo para vender nas redes sociais
Para ter sucesso nas redes sociais, você precisa gerar conteúdo relevante que vai inspirar, entreter e ensinar.
Pois, será através desse conteúdo que você vai atrair seguidores e possíveis clientes.
Da mesma forma, você precisa entender que conteúdo não é somente postar fotos dos seus produtos, pois ninguém quer ficar vendo fotos de produtos sem conteúdo.
Para que tenha certeza do que estou falando, analise os perfis que você segue. Geralmente são amigos, familiares e empresas que te inspiram de alguma forma, não é mesmo?!
Portanto fique atenta as necessidades e dúvidas do seu público alvo na hora de criar seu conteúdo.
Para te ajudar com ideias do que postar tem o artigo aqui no blog O que postar no Instagram, são ideias de como criar conteúdo indiferente do seu nicho de mercado.
Aliás, você pode usar as dicas para criar conteúdo em qualquer rede social.
Basicamente, criar conteúdo de qualidade e relevante é o ponto X para conquistar mais engajamento.
Aliás, se você tem dificuldade em criar suas artes te convido a conhecer o Mega Pack Canva são templates editáveis no Canva.
Dessa forma você terá um feed profissional com poucos cliques e em poucos minutos. Clique no botão abaixo!
Porque as fotos são importantes nas redes sociais?
A maioria das redes sociais são visuais, principalmente o Instagram, por isso as suas fotos são tão importantes.
Além disso, serão elas que vai atrair a atenção e causar o primeiro impacto.
Mostre o capricho que você tem com os seus produtos e serviços, transmita o valor da sua empresa através das imagens.
Tenha em mente que uma imagem vale mais que mil palavras e na internet isso é de fato a verdade nua e crua.
Pois, você terá que despertar o desejo pelo seu produto através das suas fotos.
Lembre-se o cliente não pode tocar no seu produto e todo o processo de vendas será despertado com as suas fotos.
Fotos escuras ou desfocadas remetem a descuido, então não use fotos assim. Tenho certeza, de que não é essa imagem que você quer que as pessoas tenham do seu negócio.
Portanto a qualidade das suas fotos é muito importante. Você não precisa ter a melhora câmera para fazer suas fotos, elas podem ser feitas com o celular que você já tem.
Por isso, aprenda como fazer fotos que vendem. Tenha em mente que suas primeiras fotos poderão não ficar como você gostaria, mas é um processo de aprendizado e quanto mais você exercitar melhores ficarão.
Para te ajudar tem um artigo onde ensino passo a passo como você pode fazer suas fotos >> Como Fazer Fotos que Vendem no Instagram.
Qualidade do que você vai postar nas redes sociais
A qualidade do conteúdo é tão importante quando a qualidade das fotos que você vai postar.
Afinal você terá que despertar o interesse dos usuários das redes sociais através das fotos. E prender a atenção deles com as legendas.
Pois, não adianta ter uma imagem linda e sem uma boa legenda. um complementa o outro.
Lembre-se a qualidade é que trará cada vez mais pessoas interessadas no assunto que você compartilha.
Da mesma forma, é a qualidade que vai te gerar mais engajamento, curtidas e seguidores.
Uma sugestão é que além das fotos dos seus produtos você crie artes gráficas e uma ferramenta que pode te ajudar muito nesse processo é o Canva.
Leia também – Templates Canva
Tenha consistência nas redes sociais
Ter consistência nada mais é que postar com frequência, afinal quem não é visto não é lembrado.
Nesse ponto vale a frase faça apesar das adversidades. Mesmo que tenha posts que tenha poucas ou nenhuma curtida.
Você deve manter a frequência dos seus posts. Vale lembram que todos que estão nas redes sociais começaram do zero.
E mais vale poucos seguidores, engajados e que possam vir a se tornarem clientes do que muitos seguidores que não se interessam pelo seu negócio de fato.
Para te ajudar a ter consistência, crie um calendário de postagens nas redes sociais.
Além disso, seja ativo na plataforma, ou seja, responda a comentários, siga pessoas, curta e comente os posts dos seus seguidores.
Dessa forma, será mais fácil das pessoas lembrarem de você e do seu negócio.
Além disso, você mostrará para a plataforma que o seu perfil ativo e interessante.
O que te ajuda com os algoritmos, aumentando a exposição dos seus posts.
Resumindo – Como usar as Redes Sociais como Ferramentas de Vendas
Portanto, o que você precisa é ter uma estratégia de vendas bem definida, gerar desejo usando as redes sociais e em seguida as tão sonhadas vendas.
Todos os pontos que citei são importantes para ter resultados nas redes sociais. Porém você precisa ter em mente que curtidas, comentários e seguidores não são garantia de vendas.
Saiba, que não será algo que você conseguirá de um dia para o outro. Por isso, tenha paciência e continue fazendo apesar de ainda não estar vendo os resultados.
Costumo falar que o trabalho nas redes sociais é um trabalho de formiguinha, você faz um pouco todos os dias até conseguir chegar no seu objetivo, que nesse caso é vender nas redes socais.
O sucesso será de acordo com o seu trabalho, esforço, e persistência e o foco na qualidade do conteúdo que irá compartilhar nas redes sociais.
Quando tinha loja, fiz muitos testes, cursos e aprendi tudo que compartilho aqui no Vou Empreender e Agora? sobre redes sociais.
Porém, minha sugestão é que você também faça testes e veja o que trará melhores resultados para o seu negócio.
Espero que tenha gostado das dicas e que tenha te ajudado de alguma forma.
Muito importante: Coloque em prática o que aprendeu para ter resultados e para que as vendas comecem a acontecer.
Se você não sabe por onde começar um Instagram profissional, aqui no blog tem vários artigos sobre o assunto que tenho certeza de que irão te ajudar Instagram.
Espero ter ajudado.
Abraços e até o próximo artigo
Lilian
Se você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários
Veja mais dicas no Pinterest >> Vou Empreender e Agora?
Oi, Hellen
Seja muito bem vinda!
Fico feliz que gostou, depois me conta como está sendo os resultados.
E se tiver alguma coisa que possa ter ajudar só chamar.
Abraços e sucesso!!!