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Como vender pelo Instagram – 10 Dicas práticas e eficientes

Vender pelo Instagram já é uma realidade para muitos empreendedores. Nesse post compartilho 10 dicas práticas para você aprender como vender pelo Instagram

Vender pelo Instagram já é uma realidade para muitos empreendedores, ele se tornou uma vitrine e loja online. 

Porém, muitos ainda tem dúvidas, se realmente é para o seu negócio, como vender, se dá certo.

Outros já até criaram uma conta e por não saber como fazer, não tiveram resultados e estão frustados e acreditam que não é possível vender pelo Instagram.

Antes de mais nada, vou te dizer com toda certeza e experiência própria, que sim, é possível vender pelo Instagram e aumentar e muitos suas vendas.

No entanto, você precisa saber algumas técnicas e estratégias.

Por isso convido você a ler esse artigo até o final e aprender a usar o Instagram de forma estratégica para o seu negócio e aumentar suas vendas. 

Em outras palavras, como vender pelo Instagram.

Aprenda Como vender pelo Instagram

Nota da autora – Todos os tópicos são importantes para o seu sucesso no Instagram. Leia e aplique cada um deles, não adianta só ler e depois reclamar que não está vendendo.

Baixe checklist para te ajudar.

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Aprenda a vender pelo Instragram com 10 dicas práticas. Vender pelo Instagram já é uma realidade para muitos empreendedores. E pode ser a sua também!

Aprenda a usar o Instagram para vender 

Vou começar contando um pouco da minha experiência de vender pelo Instagram.

Eu tinha uma loja de lingeries (Exuberance Lingerie) em um ponto comercial, pouco movimentado, mas ao lado de um banco e em frente  a outro, o que me trazia um certo fluxo de clientes.

Além disso já trabalhava com as lingeries a alguns anos e tinha uma clientela, que atendia em residência e que direcionei para a loja.

Mas muitas coisas aconteceram e decidi que era hora de sair de lá, e para supresa de muitos, o local escolhido foi uma residência em uma rua pacata.

O que mais ouvi é que estava louca, como sair de um ponto comercial para uma casa e ainda mais naquela rua parada.

Mas não dei ouvidos, montei toda estrutura e para completar não coloquei nem uma placa com nome, nada.

A minha divulgação era feita, através de e-mails para quem já tinha cadastro na loja e pelo Facebook, porque na época ainda não tinha uma conta no Instagram.

Leia – Como Começar a Divulgar o seu Negócio na Internet Grátis

Porque vender no Instagram?

Essa mudança aconteceu em junho de 2012, em fevereiro de 2014 criei a conta no Instagram e fiz o primeiro post lá.

Aliás, não sabia como mexer, muito menos como vender usando instagram, só sabia que tinha que estar presente na rede social.

Fiz muitos testes e cursos, o aprendizado foi longo e muito valioso.

Contudo, hoje posso compartilhar um pouco do que aprendi e ajudar você, que sabe da importância de estar presente nas redes sociais, a fazer vendas através delas.

Porém, não sabe por onde começar.

Enfim, o Instagram é tão poderoso para aumentar a visibilidade, que chegou um momento que 80% das minhas vendas eram feitas através do Instagram.

Vendas para todo Brasil o que não teria acontecido sem o Instagram.

Se você ainda está se perguntando porque vender pelo Instagram, vou te dar alguns motivos: No meu caso tive aumento gigantesco na visibilidade da marca, aumento nas vendas, conquistei novas clientes, fazendo vendas recorrentes para elas.

Agora cabe a você avaliar se vale a pena investir no Instagram ou não?!

Leia também – 5 Estratégias para Vender no Instagram

O segredo para vender pelo Instagram

Não importa qual o seu negócio, se vende produtos físicos ou serviços.

Estar no Instagram fará a diferença no seu faturamento.

Antes de mais nada, você precisa ter em mente é que o Instagram não é um canal de vendas em si, ele é uma rede social de compartilhamento.

Porém as empresas aproveitam que no Instagram tem muita gente e onde tem muita gente, tem pessoas interessadas em determinados produtos e que esse interesse pode sim, virar vendas.

Em outras palavras, ninguém entra nas redes sociais para comprar.

Ou seja, as pessoas estão nas redes sociais para se socializar, ver fotos dos amigos e familiares, buscar inspiração, um conteúdo relevante e se entreter.

Portanto, não basta criar uma conta e anunciar seus produtos.

Você terá que ter uma estratégia bem definida para criar um relacionamento, conquistar e fidelizar seus clientes.

O segredo para vender no Instagram está em gerar valor, cria relacionamento e conquistar a confiança dos futuros clientes, assim a venda será uma consequência.

Se você quer aprender como vender pelo Instagram te indico ler o artigo Estratégia de Vendas no Instagam

10 Dicas para vender no Instagram

Perfil no Instagram
Perfil no Instagram – Conta Comercial

1 – Deixe seu perfil do Instagram público

Parece obvio, mas vejo muitas lojas com perfil privado e não faz o menor sentido.

Você quer aumentar suas vendas através do Instagram e para que o seu potencial cliente possa ver seus produtos, ele terá que pedir para te seguir?!

Isso ao invés de conquistar novos seguidores e potenciais clientes, acaba por irritar quem procura a marca, portanto é primordial que o seu perfil seja público.

Leitura recomendada – Como vender no Instagram como Afiliado

2 – Conta Comercial

Para usar o Instagram para vendas, crie ou converta uma conta já existem em conta comercial.

Pois a conta comercial te dá alguns benefícios, como o acesso ao Analytics do Instagram.

Em outras palavras, você consegue mensurar quais os posts estão tendo melhor engajamento, visualizações, cliques no site, melhores dias e horários para você postar.

Além disso,  você tem botões para ação, opções de contato, pode criar a loja online do Instagram (a famosa sacolinha) e criar anúncios.

Leitura recomendada – Como Criar Conta Comercial no Instagram passo a passo [Fácil e Rápido]

3 – Nome do perfil e biografia (descrição)

Nome de usuário e o nome que aparece no perfil precisam ser fáceis.

Para facilitar a localização do perfil.

O nome de usuário é fundamental, pois é por meio dele que o perfil será localizado. 

Quando alguém solicitar o seu Insta, é o nome de usuário que você irá enviar.

Assim, a pessoa irá digitar na barra de buscas para encontra-lo.

A biografia dever ser clara e objetiva, tenha em mente o que você faz, pra quem você faz e qual o posicionamento da empresa.

Tenha uma chamada para ação e não esqueça do link do seu site ou do whatasapp.

O link do perfil é o único link clicável no instagram, por isso deve ser usado de forma estratégica.

Existe a possibilidade de colocar mais de um link através de outros sites, como por exemplo, o linktree.

Leia mais sobre o assunto no artigo Como Colocar Vários Links na Bio do Instagram de Forma Simples [3 Opções].  

Todos esses são pontos importantes na sua biografia, facilitando que as pessoas te encontrem, quando realizarem buscas.

Recomendo que leia também – Biografia do Instagram: Dicas para ter um perfil poderoso

4 – Foto do perfil

Sua foto do perfil deve ser legível, as pessoas devem conseguir te identificar nela, escolha uma imagem que resume a sua marca.

 A foto perfil irá te acompanhar em todos os lugares do instagram, como por exemplo comentários e stories.

Aliás, se você é a cara da sua empresa nada mais coerente, do que a foto do seu perfil ser a sua.

Pois isso facilita a identificação e conexão com as pessoas, afinal pessoas compram de pessoas.

Porém nada te impede de colocar a logo da empresa, e você aparecer em algumas fotos dentro do feed e nos vídeos.

Tenha sempre em mente que é uma rede social visual, por esse motivo invista um tempo na escolha da foto do perfil.

5 – Instagram Shopping: crie sua loja

O Instragram Shopping é a famosa sacolinha.

Que nada mais é que uma funcionalidade do Instagram, onde você cadastra seus produtos e vende diretamente por lá.

Para isso, você precisa cadastrar os seus produtos no marktplace do Facebook e fazer a marcação do seu produto no post do Intagram.

Leia também – Como Receber Pagamentos Online sem ter Site

6 – Seu conteúdo deve educar, entreter e inspirar

O conteúdo deve ser relevante, educar, entreter e inspirar, para que as pessoas sintam vontade de te seguir, a venda será uma consequência.

Portanto, faça pesquisas na internet, descubra o que o seu público mais procura, quais suas dúvidas, quais suas dificuldades, o que eles mais se interessam.

Com isso em mãos você cria um conteúdo alinhado aos interesses e curiosidades deles.

Um erro muito comum, e ver perfis de lojas que mais parecem um encarte de jornal ou catálogo, cheio de fotos de produtos e preço e com a legenda “Compre”, “Faça seu pedido” ou algo assim.

No perfil da Exuberance Lingerie, 80% das fotos são de produtos.

Porém eram usadas para dar dicas, seja de como usar ou como combinar, dica de moda, compartilhar uma curiosidade, divulgar um post no blog e muito mais, criando assim um relacionamento com as clientes.

Criando assim um relacionamento com as clientes, gerando engajamento e despertando desejo pelas peças.

Lembre-se o conteúdo é rei nas redes sociais e no Instagram não é diferente.

Apesar de ser uma rede social totalmente visual, as legendas fará toda diferença no seu engajamento e consequentemente nas vendas.

Transforme o que você vende em conteúdo – mostre como se faz,  como usar, como combinar e assim por diante!

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7 – Use os vídeos a seu favor

Faça vídeos dos seus produtos e dos bastidores, eles servirão para te aproximar do seus clientes.

Ou seja, tire dúvidas, mostre detalhes, acabamentos, quais as vantagens, fale sobre os benefícios.

Em resumo, ajude seus seguidores e clientes e as vendas chegaram mais rápido do que você imagina e com elas clientes e fãs fieis.

Aliás, no instagram você tem possibilidade de usar os vídeos de 1 minuto no feed, vídeos mais longos no IGTV, com uma prévia no feed e agora o rells, com vídeos rápidos.

Além disso, não esqueça de usar os destaques para salvar coisa relevantes e importantes para quem chegar no seu perfil

8 – Use Hashtags

As Hashtags são importantes para aumentar o alcance das suas publicações, e assim ser encontrado por novos potenciais clientes, por isso use.

Você pode colocar no primeiro comentário do post, que terá o mesmo efeito, porém deixa a legenda mais clean.

A escolha das hashtags, devem ser feitas de acordo com o nicho da sua atuação, e com o post que está fazendo e que sejam relevantes.

Faça buscas de palavras-chave no próprio Instagram e veja a popularidade delas.

Uma dica: algo que demorei a perceber é que você deve procurar por hashtags que seus clientes usam, caso contrário seu conteúdo irá atrair seus concorrentes.

Quando entendi isso, meu alcance em uma única foto aumentou foi mais de 4000 visualizações, e teve uma aumento considerável no engajamento, sendo que a maioria das impressões foram das hashtags. 

Resultado do uso correto de Hashtags no Instagram
Uso corretos das Hashtags te ajuda alcançar mais pessoas e aumentar o seu engajamento

Além disso, meu perfil chegou a ter mais de 14000 impressões, com um aumento de 7000 naquele período.

Ou seja, a escolha das hashtags corretas é mais importante que o seu uso delas.

Sempre antes de postar faça buscas e identifique quais delas se encaixam com o seu post.

Além disso, não abuse da quantidade de hashtags, eu uso uma média de 10 a 15.

9 – A importância das fotos para vender no instagram

Como já falei o Instagram é uma rede social totalmente visual, por isso a escolha da suas fotos é primordial para o seu sucesso.

As fotos são o grande destaque do Instagram e as legendas o complemento ideal para um conteúdo de qualidade, principalmente no Instagram comercial!

Não estou falando que você precisa contratar um fotográfo, não que não seja válido, mas acredito que seja algo para um lançamento ou algo assim.

Pois nós pequenos empreendedores nem sempre temos verba para isso.

Além disso, gosto muito das fotos humanizadas nas redes sociais.

Elas trazem mais personalidade ao seu perfi e por esse motivo, sempre fiz minhas fotos.

Aprenda a fazer suas fotos para o Instagram no artigo Fotos que vendem – Guia completo para você fazer as suas

Contudo, só descobri o poder da foto nos meus aprendizados no Instagram.

Fazia as fotos e postava, até que um dia comprei uma cor nova (o azul bic), postei e nada aconteceu, alguns dias se passaram e resolvi fazer uma nova foto, com um fundo mais claro e um raminho de flor.

Resultado?! Vendi todo meu estoque daquela cor e ainda me gerou novos pedidos.

Lingerie azul bic usada para exemplificar a importância da foto para vender no instagram
Essa foi a foto que fiz do conjunto azul bic que vendeu todo o estoque que tinha e ainda me gerou novos pedidos. Nesse momento entendi o poder da fotografia no Instagram

Foi então que comecei a estudar sobre fotografia, fiz várias buscas na internet, li tudo que achei e fui aplicando as minhas fotos.

Passei analisar fotos no próprio instagram e também as minhas fotos, quais tinham mais engajamento e vendas, o que eu tinha feito e como replicar isso em outras fotos. 

+ Leia também – Como Ganhar dinheiro com o Canva

Resumindo:

– Use o que você tem;

Faça suas fotos com o celular ou câmera que você tem;

– Crie um cenário que tenha contexto com o seu produto;

– Os fundos claros e limpos, dando ênfase ao seu produto;

– Suas fotos devem ser claras e nítidas;

– Use fotos de alta qualidade;

– Corte a imagem caso tenha algo que ficou fora do contexto ou para ficar do tamanho da rede social que irá usa-la.

Antes e depois de uma fotografia de produtos tratada.
Aqui está um antes de depois de uma fotografia de produto. Fotografia feita com celular e tratada no Photoshop. E ai me diz o que achou nos comentários?!

– Sempre trate suas fotos. Existem vários aplicativos que você pode fazer isso no próprio celular (eu não me adaptei aos aplicativos, trato no computador mesmo, no Photoshop). Mas lembre-se você irá usar as ferramentas que tem e que já sabe usar ou que se adapte melhor.

– Monte o cenário e fotografe em vários ângulos, tira várias fotos, fotografe também detalhes das peças, dessa forma, você terá várias imagens do mesmo produto. Outra coisa, caso uma foto não fique boa, isso acontece, você terá outras para escolher.

Use as ferramentas que você tem, e se conecte com as pessoas através dos conteúdos que você pode criar!

Tenha em mente que talvez suas primeiras fotos não vão ficar tão bonitas, mas você irá se aperfeiçoando de acordo for fazendo, faça testes, e vá identificando onde pode melhorar.

Tem uma frase que guardei comigo, desde que ouvi “Feito é melhor que perfeito!”, então mãos a obra.

Veja a evolução das minhas fotografias no perfil da Exuberance Lingerie no Instagram e vai ter uma ideia melhor do que estou te falando. 

10 –  Seja visto para ser lembrado

Quem não é visto, não é lembrado.

Partindo desse principio, faça posts todos os dias.

Portanto, a consistência, faz toda a diferença na plataforma.

Existem alguns sites que fazem agendamentos, eu usava o Hootsuite.

Nele eu agendava o post já com a legenda na data e horário que eu queria o post, recebia uma notificação e eu mesma fazia a postagem, isso facilitava muito pra mim.

Além disso, usava o aplicativo Unum para organizar o feed e ver como ficaria as fotos após serem postadas, criando um feed mais harmonioso.

Um ponto importante – não esqueça de divulgar o seu perfil em outras redes sociais, cartões e todo material de papelaria, como por exemplo, as embalagens.

Erros crucias que você não pode cometer no seu perfil do Instagram

– Não conhecer os motivos que podem causar bloqueios e até perda de perfi.

– Usar fotos de qualidade ruim.

– Não usar hashtags.

– Demorar ou não responder comentários, directs ou whatsapp.

– Não postar vídeos (vídeos conectam).

– Só postar imagens e legendas de vendas.

– Não ter consistência ou uma estratégia de postagens.

Checklist - Como vender pelo Instagram - mude a realidade das vendas da sua empresa
Baixe o seu checklist e mãos a obra!

Conclusão – Use o Instagram para vender

Nesse artigo te contei um pouco de minha história com o Instagram e para mim ele é uma ferramenta perfeita para ter mais visibilidade.

E usando da forma correta, irá te ajudar a criar relacionamento com seus clientes e muitas vendas.

Aliás, através dele aumentei muito as vendas da loja, atraindo clientes de outros estados e até de outros Países.

Ou seja, é uma ferramenta que além de ser gratuita, se bem utilizada te trará muitos prospects, clientes e vendas.

Estude, aprenda a usar as ferramentas que o Instagram te fornece, para aproveitar melhor as oportunidades.

Caso não tenha tempo, procure por alguém que faça esse serviço para você.

Mas não continue deixando dinheiro na mesa, por não estar no Instagram e não usa-lo para gerar mais vendas para você ou sua empresa.

Aliás, se você quer aprender a estatégia completa para atrair, engajar e vender pelo Instagram te convido a conhecer o Engaja e Vende.

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Quero muito te ajudar nesse processo de como vender no instagram

E se você já usa o Instagram para vender me conta como está sendo sua experiência e no que posso te ajudar.

Não esqueça de deixar seu @ para que eu te conheça e te siga por lá! 

Espero ter ajudado.

Abraços e até o próximo artigo.

Lilian

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Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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