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Biografia do Instagram: Dicas para ter um perfil poderoso

IO que colocar na Biografia do perfil Comercial do instagram? Confira dicas para ter um perfil profissional e poderoso

Biografia do Instagram o que colocar? Dando continuação a série de posts sobre como vender pelo Instagram, hoje vamos falar de como preparar o seu perfil de forma atrativa e profissional.

Sim, a Bio deve ser algo com que se preocupar, se você quer vender através do Instagram.

Afinal a Biografia do seu perfil é o primeiro contato que o usuário terá com a sua empresa na rede social.

Então tenha o cuidado de apresentar um perfil profissional.

A Bio do Instagram é a primeira impressão que os usuários têm do seu perfil (Negócio), ela pode despertar o desejo de te conhecer mais, ou não. Use-a com sabedoria.

Aliás, já falei sobre a importância e dos benefícios de ter uma conta comercial no Instagram e ensinei passo a passo como você criar a sua.

Porém, você tem que ter em mente que se o perfil é para realizar vendas, você precisa ter um perfil exclusivo para o trabalho.

Isso não quer dizer que não possa postar nada pessoal.

Você até pode, desde que faça sentido para o seu negócio.

Recomendo que leia também

No Brasil o Instagram é muito popular. A presença de brasilieiros na plataforma é maior do que a média mundial. O mais curioso é que não se trata de uma rede social usadas apenas por jovens – 57% dos usuários brasileiros na faixa dos 55 aos 65 anos também usam o Instagram. (fonte: Wikepédia)

Como ter uma Biografia do Instagram poderosa, profissional e atraente

Chegou a hora de criar uma Bio poderosa, profissional e atraente, para isso vou abordar cada item do seu perfil e como você vai otimiza-los para melhorar o alcance do seu perfil.

Agora pegue papel e caneta para anotar tudo que for relevante para você.

Pois vou abordar todos os itens da Biografia para Instagram, ou se preferir leia cada item e aplique no seu perfil, volte para ler o item seguinte, aplique e assim sucessivamente.  

Salve essa imagem no seu perfil fo Pinterest

Instagram como ter uma bio profissional e poderosa que te ajude a vender mais.

Leia também – Estratégia de Vendas no Instagram

O que é a Bio ou Biografia para Instagram?

Biografia para Instagram, ou como a maioria chama, Bio do Instagram, ela é o que você vê primeiro quando entra no perfil de alguém.

Nela você tem o Nome de usuário, Nome da pessoa ou empresa, foto do perfil, a descrição em si, detalhes da empresa como endereço e formas de contato.

Aliás esse é o único lugar do perfil que você tem para colocar um link clicável.

Nome de usuário – Username no Instagram

Seu nome de usuário ou seja, seu @ deve ser fácil de pronunciar, memorizar e escrever. Sem aquele monte de números e caracteres. Use o seu nome ou da sua marca.

Como escolher um nome de usuario para o Instagram de forma estratégica para o seu negócio.

Nem sempre você irá conseguir colocar seu nome, pode ser que já está sendo usado por outra pessoa, por isso crie algumas variaçães com seu nome. Lembre do que falei antes, deve ser algo fácil de ser lembrado.

Foto do Perfil no Instagram

Use uma foto do seu logo ou uma foto sua, porém tenha o cuidado que esteja legível. Afinal ela ajuda as pessoas a identificarem de quem é o perfil.

Qual o melhor foto para o perfil do seu negócio no Instagram?

Aliás se usar sua imagem, certifique-se de ser uma imagem do seu rosto e não do corpo inteiro.

Se for usar sua marca, cuidado com os logos com nomes longos, de preferência para iniciais ou somente o símbolo da marca.

Nome do Perfil do Instagram

Coloque o seu nome ou nome da empresa. Além disso, é importante colocar o seu nicho (segmento de mercado) no nome do seu perfil.

O nome do perfil no Instagram é importate para o sua empresa, saiba como esciolher.

Pois isso irá facilitar para que pessoas que não conhecem o seu negócio te encontrem.

Porque quando alguém faz uma busca no Instagram pelo que você faz ou vende essa é uma possibilidade de te encontrar.

Digamos que você venda acessórios, então coloque o nomedasuaempresa-acessorios, por exemplo.

Leia também – Como vender no Instagram como afiliado

O que escrever na Biografia do Instagram para que ela seja clara e atrativa

Faça uma breve descrição da sua empresa. Deixe claro o que você vende ou que você faz (prestação de serviço) e qual o seu diferencial.

Aliás deixe claro para quem você vende, ou seja, qual o seu público.

Resumindo, descreva claramente qual a proposta do seu negócio.

O que você faz. O que você vende. Para quem é esse produto ou serviço. Como funciona. E qual o seu diferencial.

O que escrever na Bio do seu Instagram do seu negócio

Afinal quem chega no seu perfil precisa saber do que se trata os seus posts e o ele irá encontrar no seu perfil.

Portanto a organização da sua Biografia no Instagram deve direcionar o usuário pelas informações mais importantes do seu negócio.

Para a Bio ficar formatada escreva em um bloco de notas, copie e cole no Instagram!

Aliás, deixe claro para quem se interessar pelo seu produto/trabalho como adquirir.

Isso pode ser abordado na chamada para ação ou nos destaques, vou falar mais sobre isso logo abaixo.

Dica – Não Mude a fonte

Saiba que nem todos os aparelhos conseguem identificar todas as fontes, por isso evite trocar a fonte. do seu perfil do Instagram.

Afinal sua Bio é muito importante, e caso você troque e o aparelho não identifique a fonte a pessoa verá um monte de caracteres.

Leia também – 5 Estratégias para Vender no Instagram

Coloque a sua localização na Biografia do Instagram

Caso você tenha um negócio físico, coloque o endereço para que as pessoas saibam como chegar.

Se você já criou seu perfil profissional, sua localização ficará em destaque e caso alguém clique nela será direcionado para o mapa.

Localização no seu negócio no Instagram

Se você faz entregas especifique em qual região. Por exemplo: Enviamos para todo Brasil. Assim que visitar seu perfil saberá que você envia para região que ele mora ou não.

Link na Biografia do Instagram

Tenha uma chamada para ação para o seu site e use o link. Deixe claro para quem está no seu perfil o que você espera que ele faça.

Instagram - porque ter uma chamada para ação (CTA) na Bio

O link da Bio é onde você deve colocar o site da sua empresa. Caso não tenha site, minha sugestão é usar o link do Whatsapp. Pois isso vai facilitar que os usuários entrem em contato com a empresa.

Tenha um link na Bio do seu Instagram

Porém se você tem vários links importante, use um agregador de link ou crie uma página de links , assim você consegue colocar mais de um link na Bio do Instagram. 

Veja como fazer isso no artigo Como Colocar vários Links na Bio do Instagram de Forma Simples – 3 Opções

Opções de Contato na Biografia do Instagram

Os botões interativos são importantes, pois icentivam os usuários a realizar uma ação.

Além disso, eles facilitam para que as pessoas entrem em contato com a empresa.

Facilite o contato com sua empresa, tenha os botões interativos do Instagram

Portanto, deixe aqui sua melhor forma de contato. Whatsapp e e-mail são boas opções.

Aliás verifique sempre seu e-mail e também a caixa de spam, para não perder nenhum contato e consequentemente uma oportunidade de venda.

Aliás, aqui também está o acesso ao Instagram Shopping.

Clicando no botão “Ver loja” o usuário tem acesso a todos os seus produtos que foram previamente cadastrados na sua loja do Instagram.

Destaques Personalizados no Instagram

Os destaques fazem parte da sua apresentação. Crie capas personalizadas para os seus destaques, minha sugestão é que use as cores da paleta da marca.

Organize seus destaques por categorias. Use os destaques de forma estratégica, com informações importantes. Tire possíveis dúvidas e informe seu seguidor.

Porque ter destaques no Instagram e como usar-los de forma a ajudar a sua empresa.

Alguns dos destaques que você pode usar são:

  • Quem Somos
  • Depoimentos / Feedbacks
  • Clientes (usando seus produtos
  • Bastidores
  • Como comprar

Listei apenas alguns para que você tenha ideia do que colocar, porém de acordo você identificar a sua necessidade crie seus destaques.

+ Leia também – Criar paleta de cores para a sua Identidade Visual no Canva

Feed do perfil do Intagram 

Chegamos ao feed, ou seja, onde você vai colocar uma parte do seu conteúdo.

Afinal temos outras ferramentas dentro do Instagram para compartilhar conteúdo.

Muito se fala sobre ter ou não um feed organizado, porém vale lembrar que feed organizado não é feed mosaico.

Quando falo em feed organizado estou me referindo a ter um feed harmônico e de fácil compreensão, e com equilíbrio entre as cores.

Feed do Instagram use-o de forma estratégica com conteúdos relevantes para os usuários.

Tipos de Feed

  • Mosaico
  • Organização vertical ou horizontal
  • Grade ou xadrez

Defina como pretende trabalhar o feed do seu negócio e se ainda não tiver certeza de como suar.

Minha sugestão é usa o aplicativo Unum ele te permite como o seu feed vai ficar após postar suas fotos.

Era o que eu usava para o perfil da Exuberance, assim conseguia ver qual a sequência de fotos eu iria fazer.

Leitura recomendada – Como Organizar o Feed do Instagram – 6 tipos de Feed Fáceis de Fazer

Stories do Instagram

Outra forma de entregar conteúdo é os Stories.

Porém não cometa o erro de ficar compartilhando o que você postar no Feed, isso se torna cansativo. Afinal o conteúdo já está no feed.

Uma ideia do que postar nos Stories são os bastidores, o dia a dia ou você pode postar a foto de um produto no feed e fazer vídeos para postar nos Stories mostrando os detalhes desse produto.

Não digo para não compartilhar a foto que postou no feed nos Stories de vez em quando, e sim para não usar somente dessa forma.

Crie uma estratégia para usar nos Stories, se comprometa em aparecer diariamente.

Muito além do perfil do Instagram

Para ter um perfil profissional no Instagram que te ajude a vender mais, é necessário mais do que um perfil atrativo. Claro que é importante, mas não se resume só a isso.

Aliás, tenha em mente que você precisa ter uma identidade visual definida, isso inclui, cores, fontes e estilos.

Agora você vai me perguntar, mas Lilian porque preciso me preocupar com isso?!

E a resposta é simples, para facilitar que as pessoas te identifiquem. Ou seja, só de olhar seu post, ela já saberá que é seu.

Grandes empresas usam e você também pode usar a identidade visual como estratégia.

Se você quer aprender a criar a identidade visual do seu negócio te indico o Canva para Negócios.

Além disso, pense no conteúdo. Como sempre falo, crie conteúdo que vai ensinar, entreter e inspirar.

Pois se não tiver conteúdo de valor as pessoas não terão interesse em te seguir, curtir e compartilhar.

Porém não adianta você postar hoje, sumir meses e postar novamente. É preciso estar presente.

Parta do princípio de quem não é visto, não é lembrado.

Portanto defina quais dias e horários você vai postar e cumpra.

Seja frequente e tenha consistência. Para te auxiliar nesse processo crie um calendário editorial.

E se você quer ter um perfil business profissional e atraente, que te gere vendas te indico o Curso InstaBoss da Renata Massa. Clique no botão abaixo!

Espero ter ajudado se ficou alguma dúvida deixe nos comentários ou me chame no direct do Instagram @lilianrocha76

Abraços

Lilian Rocha

Se você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários

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Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

2 Comentários

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  1. Eu gostaria de saber de que forma posso colocar meu perfil no Instagram como afiliada da shopee,estou começando agora e estou com um pouco de dificuldade para saber que nome seria mais atrativo para a divulgação dos produtos

    • Oi, Marianny fico feliz que está iniciando seu projeto.
      Me chama no whatsapp 11 996194620 ou no direct do Instagram @lilianrocha76 pra que eu possa te ajudar melhor.
      Abraço
      Lilian