Como Começar a Divulgar o Seu Negócio na Internet – 3 formas de divulgação gratuitas
Estar na internet não é mais uma opção, e sim uma obrigação. Então, como começar a divulgar o seu negócio na Internet?
Mas a dúvida de muitos empreendedores é onde exatamente eles devem divulgar suas empresas.
Ou ainda, se devem ter site, e-commerce, blog, marketplace ou ainda se devem estar nas redes sociais. Se sim, em quais delas.
Então, te convido a ficar comigo até o final desse artigo, pois vou compartilhar com você como começar a divulgar o seu negócio na internet e o melhor de forma gratuita.
Como começar a divulgar o seu negócio na Internet de forma gratuita
Já sabemos, ou pelo menos espero que você já tenha essa consciência.
Ter uma presença online é muito importante.
Aliás pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, não importa o tamanho.
Além disso, com tudo que estamos vivendo estar na internet pode significar a vida ou a morte do seu negócio não é mesmo?!
Enfim, nunca foi tão importante estar presente na internet.
Salve esse Pin para ver mais tarde!
Porque o seu negócio deve estar na internet?
São muitos os motivos para o seu negócio estar na internet, mas acredito que o mais importante hoje, é facilitar que o seu cliente te encontre e consiga comprar de você.
Além disso, você precisa estar onde o seu público está.
E as pessoas estão cada vez mais conectados à internet. Logo, estão cada vez mais nas redes sociais também.
3,5 bilhões de pessoas possuem cadastros em alguma rede social. Dá quase metade das 7,7 bilhões de pessoas do planeta. (Fonte: Super Abril)
Como Divulgar seu Negócio no Google Grátis – Google Meu Negócio
Primeiro de tudo você precisa ser encontrado pelo google.
Pois é onde as pessoas pesquisam e procuram quando tem alguma dúvida ou desejam encontrar um negócio.
Tenho certeza de que você também busca lugares e produtos no Google não é mesmo?!
Então, faça um cadastro no Google Meu negócio que é uma ferramenta gratuita do Google.
Isso, irá te ajudar principalmente se você tem um negócio local, independentemente de você vender um produto ou serviço.
Além disso, sua empresa passa a aparecer também no Google Maps.
Ou seja, sem nenhum investimento, você disponibiliza as informações do seu negócio em um dos principais buscadores da internet, o Google.
Você vai colocar informações sobre o seu negócio como, o endereço, horário de funcionamento, telefone, site, e-mail, perfis nas redes sociais e ainda pode postar fotos e ofertas.
Além disso, seus clientes podem avaliar o seu negócio e deixar um comentário para que outras pessoas vejam.
Agora coloque a mão na massa e faça o seu cadastro no Google Meu Negócio
Como cadastrar o seu negócio no Google Meu Negócio
1 – Acesse a página do Google Meu Negócio.
2 – No canto superior direito, clique em gerenciar agora.
3 – Faça login na sua Conta do Google, caso não tenha uma conta, crie uma.
4 – Digite o nome da sua empresa e clique em “Inclua sua empresa no Google”
5 – Coloque o endereço e clique em próxima (se o endereço não estiver correto, posicione o marcador no local correto).
6 – Agora selecione uma opção em “Categoria de Negócios”, em seguida clique em próxima (caso não tenha uma categoria que se encaixe no seu negócio crie uma nova categoria).
7 – Insira o número de telefone e o URL do seu site. Clique em próxima.
8 – Para confirmar seu vinculo com a empresa, clique em continuar.
9 – Selecione uma opção de verificação.
Seu Negócio já está no Google Meu Negócio agora é só colocar fotos e não esqueça de responder aos comentários.
+Leitura recomendada – Google Meu Negócio – Apareça nas Primeiras Posições e Venda Mais!
Como Começar a Divulgar o seu Negócio na Internet usando as Redes Sociais
Escolha uma rede social para você focar.
No início minha sugestão é que você escolha somente 1 rede social, para não se sentir perdida e sem saber o que e onde postar seus conteúdos.
Primeiro de tudo você precisa saber onde o seu público está.
Pesquise em qual rede social seu público está mais presente.
Se o seu objetivo é atender empresas por exemplo, você pode estar no LinkedIn ao invés de estar no Instagram ou Facebook.
Isso porque muitas empresas e pessoas que trabalham em empresas estão no LinkedIn.
O importante é você escolher uma rede social para você se dedicar e conseguir dar conta a longo prazo.
Com o tempo você vai adionando outras redes sociais.
Afinal você já terá aprendido como usar o mesmo conteúdo em diferentes redes sociais.
Outra coisa, você deve observar os seus concorrentes. Em qual rede social eles estão?
Observe como eles trabalham suas redes sociais, para que você tenha uma ideia de onde você deve estar e quais são os pontos fortes e os pontos fracos.
Dessa forma, você terá uma visão de que tipo de conteúdo criar e o que ainda não foi abordado, mas que será útil ao seu público.
Colocando em prática: Começar a Divulgar o seu Negócio nas Redes Sociais
Pesquise onde o seu público está mais presente.
Onde os seus concorrentes estão e como eles estão usando essa rede sociais para só então você escolher em qual rede social você vai estar.
Além disso, para facilitar o seu processo nas redes sociais minha sugestão é que você crie um calendário editorial. Pois você precisa criar conteúdo baseado no seu negócio.
Saiba que as pessoas não querem seguir empresas em que seus perfis mais parecem um catálogo de produtos. Por isso, você vai ter que criar conteúdo sim.
Dessa forma, crie conteúdo baseado nos seus produtos e serviços.
Leia também – Como Receber Pagamentos Online sem ter um E-commerce
O que postar para atrair clientes?
Saiba que o conteúdo é o que gera valor e atrair as pessoas. E se esse conteúdo for bom elas ficam e ainda indicam o perfil para outras pessoas, gerando o boca a boca.
Além disso, é através do conteúdo que você vai gerar credibilidade e conquistar a confiança dos usuários e seguidores.
Para só então gerar as vendas, afinal ninguém compra de quem não confia não é mesmo?!
Por isso, a importância de você ter uma estratégia de conteúdo muito bem definida
Mas não se desespere, você vai ver que criar conteúdo para as redes sociais do seu negócio é mais fácil do que você imagina.
Colocando em prática: Como começar a criar conteúdo para as redes socais
Entre em grupos, veja comentários e anote as dúvidas que as pessoas tem relacionadas ao seu nicho de mercado e ao seu produto ou serviço, anote tudo.
Agora você irá criar conteúdo que responda as essas dúvidas.
É assim que você começa a criar conteúdo de valor para o seu público.
Aqui no Vou Empreender e Agora? tem um artigo que vai te ajudar a ter ideias de que tipo de conteúdo criar O que postar no Intagram?
E no artigo Como Vender nas Redes Sociais você vai encontrar o que é preciso para você ter sucesso e vender nas redes socais de uma forma geral.
Leitura recomendada – Como Vender pelo Instagram – 10 Dicas práticas e eficientes
Como começar divulgar seu negócio na Internet? Tenha um site com informações básicas.
Agora você deve estar se perguntando, mas preciso mesmo ter um site?
E a resposta é sim.
Você tem que ter em mente que as redes sociais são de grande importância na divulgação do seu negócio.
Porém, elas são um terreno que não é seu e que pode mudar as regras de uma hora para outra, ou até mesmo sumir. Como já aconteceu com outras redes sociais.
Então, é como construir uma casa em um terreno alugado. Por isso, a importância de se ter um site.
Minha sugestão é que você crie um site com as informações básicas do seu negócio.
Assim, quando alguém procurar no Google vai encontrar não somente as redes sociais do seu negócio, mas também um site.
Dessa forma, gerando ainda mais credibilidade para o seu negócio.
E como falei que iria compartilhar 3 formas de divulgar o seu negócio na internet grátis, saiba que você pode criar o seu site de forma gratuita.
Tem algumas plataformas que disponibilizam essa opção. Inclusive, o próprio Google.
Porém, se você deseja ter um site profissional que gere mais credibilidade, minha sugestão é que você opte por criar um site personalizado, pois a opção gratuita é muito limitada.
+Leia também
Como criar um site profissional
Criação de Sites: Destaque-se e Atraia Mais Clientes
Domínio do seu site
Porém, quando criamos um site com tudo gratuito o domínio do seu site, será um subdomínio da plataforma que está criando o site.
Ou seja, a URL do seu site ficará dessa forma https://sites.google.com/view/nomedoseunegocio.
Não é uma URL curta e nem fácil de memorizar, mas é uma opção válida para quem quer ter um site totalmente gratuito.
Portanto, para que o seu site transmita mais profissionalismo e credibilidade, minha sugestão é que você invista pelo menos no domínio.
O que aliás, é um investimento pequeno (R$40,00 anual), principalmente pensando nos benefícios de se ter um domínio próprio.
Para compra de domínio .br eu uso o registro.br, é algo simples de fazer.
Acesse o site e faça uma pesquisa para saber se o domínio desejado está disponível. E se estiver é só realizar a compra. Depois é só adicionar ao site.
Coloque em prática: Crie seu site no Google Sites
Veja a possibilidade e crie um site básico. Para criar seu site no Google sites acesse o site https://sites.google.com. É uma plataforma bem simples e intuitiva, acredito que não terá dificuldade.
Leia também – Curso SEO para Afiliados: Meus Resultados
Conclusão
- Esteja no Google.
- Escolha uma rede social para estar presente.
- Organize um calendário de conteúdo e crie conteúdo de qualidade.
- Tenha um site com informações básicas do seu negócio.
Esse é o mínimo para que você esteja presente na internet.
Dessa forma, facilitando para o seu cliente te encontrar.
Se você conseguir fazer essas tarefas, com todas as informações e conseguir manter uma constância na criação de conteúdo, tenho certeza de que você vai começar a divulgação do seu negócio de forma estratégica.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e até breve.
Lilian
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