Vou Empreender e Agora?

Google Meu Negócio Apareça nas Primeiras Posições e Venda Mais

google meu negócio

Google meu Negócio, mas afinal de contas o que é e como pode ajudar a sua empresa a estar presente no Google sem investir em anúncios?

O antigo Google meu negócio, atual Google perfil de Empresas (Google Business Profile), permite que você crie uma ficha no Google e assim o seu negócio aparece para potencias clientes nos resultados de pesquisas e no Google Maps.

Em resumo, ter um perfil comercial aumenta a visibilidade do seu negócio no Google, de forma orgânica, sem que você precise investir em anúncios.

Permite que clientes deixem a sua avaliação gerando mais credibilidade e mantem as informações do seu negócio sempre atualizadas.

Esses são alguns dos benefícios de se ter um perfil comercial no Google.

Então, se você se interessou pelo assunto, fique comigo até o final desse artigo. Afinal, vou compartilhar TUDO o que precisa saber para ter um perfil Google Meu Negócio otimizado, para aparecer nas primeiras posições.

Google Meu Negócio: O que é? E como funciona?

O Perfil da Empresa no Google é um recurso gratuito, que permite criar uma conta comercial e dessa forma, aparecer nos resultados de pesquisas, no Google Maps e no Google Shopping.

O uso dessa ferramenta gratuita permite que você apareça para potenciais clientes.

E o melhor é um público qualificado, pois já está pesquisando pelo seu produto ou serviço.

Além disso, se você preencher todo o perfil com informações dos seus produtos serviços, usando as técnicas de SEO o seu perfil será ranqueado nas primeiras posições.

O que te gera mais credibilidade e visibilidade para o seu negócio. Em consequência mais oportunidades de vendas.

Aliás, mesmo que você não tenha uma loja, ou atenda online você pode ter uma conta no Google meu negócio.

Pois você tem a opção de marcar que não atende no local ou que o atendimento é online.

Veja o meu perfil do Google Meu Negócio, coloquei que o atendimento é online.

perfil empresa Google - criação de sites

Dessa forma, as pessoas me encontram no Google pesquisando pelos serviços que presto e tem todos os meus contatos.

Alias, na ficha contem todas as informações de um negócio, como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos, site, contato e lhe permite criar publicações.

Porque usar o Google Meu Negócio? Quais os benefícios?

Além das vantagens que já mencionei, de estar presente no Google de forma orgânica e aumentar a visibilidade do seu negócio o Google Meu Negócio pode:

  1. Destacar a sua empresa no Google – quando um usuário está pesquisando por um produto, serviço ou empresa, ele encontra todas as informações da empresa.
  2. Interação com clientes – os usuários podem deixar comentários, você tem a opção de responder aos comentários.
  3. Avaliações – Os usuários podem deixar avaliações e comentários sobre seus produtos e serviços gerando mais confiança em que acessa o perfil.
  4. Acesso ao desempenho do seu perfil, com informações de quais as pesquisas feitas para o seu perfil aparecer e outras estatísticas importantes para a sua estratégia de marketing, como por exemplo quantas pessoas para sua empresa usando o numero exibido no seu perfil.
  5. Relatórios mensais com dados relevantes sobre o seu negócio, como por exemplo quantas pessoas viram a sua empresa no Google, quantas solicitaram informações de como chegar.

Enfim, essas são alguns dos benefícios de se ter um perfil no Google meu Negócio, bem estruturado e otimizado (SEO).

A propósito, no artigo Como começar a divulgar o seu negócio na internet tem o passo a passo de como cadastrar o seu negócio no Google meu negócio.

google meu negócio
Aumente a visibilidade do seu negócio e venda mais

Como configurar seu Perfil Comercial no Google?

Após criar a conta preencha todos os campos com as informações do seu negócio.

  1. Preencha o no da empresa (caso apareça na lista selecione e mais na frente reivindique), escreva o nome do jeito que você quer que apareça. Agora escolha na lista a categoria, você pode alterar ou adicionar sempre que precisar.
  2. Adicione a sua localização, mesmo que você não atenda no local é importante preencher para que apareça nas pesquisas para pessoas próximas a você.
  3. Escolha a região que você atende.
  4. Adicione as informações de contato: telefone e seu site (se você tiver um). Essas informações aparecerão para os usuários e poderão entrar em contato com o seu negócio.
  5. Ative as atualizações e recomendações
  6. Verifique o seu perfil, escolha a melhor opção para que o Google verifique que a empresa realmente é sua.
  7. Adicione os dias e horário de funcionamento
  8. Permita que os usuários enviem mensagens (caso opte por receber mensagens, você precisa monitorar e responder as mensagens, caso não responda isso poderá gerar uma imagem ruim aos usuários). As mensagens geram mais proximidade com os usuários.
  9. Descrição do negócio, você terá 750 caracteres para descrever a sua empresa, aplique o SEO, use palavras chave do seu negócio, produto ou serviço. Lembre-se que isso ajudará o seu perfil aparece para as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços.
  10. Inclua fotos da sua empresa, produtos e tudo que achar relevante.
  11. Selecione os serviços que você presta ou crie as fichas dos produtos, com fotos e descrição dos produtos (novamente aplique o SEO).

+Leia também – Como aparecer no Google me primeiro lugar sem investir em anúncios

Como Otimizar o Perfil da Empresa no Google

Agora que você já configurou e reivindicou o seu perfil, você precisa otimiza-lo.

Afinal o Google é um mecanismo de buscas e o SEO é essencial para que o seu perfil apareça para quem busca por seus produtos e/ou serviços.

Revise todo o seu perfil, nome endereço, número de telefone, site, verifique se tudo está correto, teste os links que estão no seu perfil.

Analise a descrição se contem informações sobre produtos e serviços. Veja se incluiu palavras chave relevantes para o seu negócio.

Porém a descrição deve ser relevante ao invés de colocar o maior numero de palavras chave.

Verifique se não há erros de ortografia.

Adicione imagens no seu perfil. Lembre-se e otimizar as imagens para o Google. Aliás, as imagens precisam ser nítidas e de boa qualidade. Evite filtros, a imagem deve mostrar o produto real.

+ Leia também – Fotos que vendem

Compartilhe ofertas, eventos, produtos e serviços usando as postagens do perfil.

Enfim, use as técnicas de SEO para otimizar o seu perfil e rankear nas primeiras posições do Google Meu Negócio.

perfil posicionado no Google Meiu Negócio com SEO
Perfil de uma Cliente na primeira posição do perfil do Google

Dessa forma, sua empresa irá se destacar da concorrência e ter mais visibilidade e tráfego orgânico e qualificado para o seu site.

Se o seu negócio ainda não tem um site, minha sugestão é que inclua na sua estratégia de marketing digital, pois o site gera mais credibilidade para o seu negócio, aumentando as vendas.

Porém, mais importante que ter um site é ter um site profissional e reponsivo, para que o efeito não seja ao contrário.

No artigo Criação de Sites Profissionais compartilho um antes e depois que reflete a importância de ter um site profissional, confira!

Conclusão

Independente do segmento ou o tamanho do seu negócio, estar no Google e ser encontrado é essencial para alavancar os resultados do seu negócio.

Afinal é no Google que as pessoas pesquisam e procuram quando tem alguma dúvida ou querem encontrar um negócio. Não é mesmo?!

Tenho certeza de que você também busca por lugares e produtos no Google.

 Portanto, não perca mais tempo se ainda não tem um perfil no Google meu Negócio faça agora mesmo o cadastro do seu negócio.

Se já tem edite o seu perfil e faça toda a otimização necessária para que o seu perfil apareça para as pessoas que estão buscando pelos seus produtos ou serviços.

Agora, se você preferir eu presto esse serviço de criação e otimização de perfil no Google Meu Negócio.

Entre em contato pelo WhatsApp que cuidarei de todos os aspectos técnicos do seu perfil, para aumentar a visibilidade do seu negócio ajudando você a alcançar os melhores resultados.

Espero ter te ajudado de alguma forma com esse artigo sobre o Google Meu Negócio.

Beijos e sucesso sempre!

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *