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SEO Local: O que é e como ele pode aumentar suas vendas

SEO local

SEO local são estratégias de otimização para melhorar a visibilidade e destacar um negócio nas pesquisas locais.

Principalmente quando os usuários pesquisam por produtos, serviços ou empresas em uma região especifica.

Então, se você se interessou pelo assunto e quer estar bem posicionado nos resultados fique comigo, que vou compartilhar com você como funciona o SEO Local e como posicionar seu site nesses tipos de pesquisa.

O que é SEO Local?

SEO Local é o conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de buscas como o Google, com o objetivo de melhorar o posicionamento da sua empresa quando os usuários pesquisam por seu produto ou serviço em determinada região.

Para os negócios locais como por exemplo, restaurantes, lojas físicas e prestadores de serviços locais… é essencial porque ajuda atrair novos clientes sem investir em anúncios.

Além disso, o SEO local ajuda a melhorar a visibilidade tanto nos resultados de pesquisa orgânica, como em mapas e diretórios locais, o que facilita para os potenciais clientes encontrar informações sobre a empresa, como horário de funcionamento, localização e avaliações.

Portanto, se a sua empresa não aparece nos resultados de pesquisas locais, saiba que está perdendo oportunidades de alcançar novos clientes qualificados.

Pois o SEO local permite que a sua empresa seja encontrada por pessoas que estão próximas e interessadas nos produtos ou serviços que você oferece.

O SEO para negócios locais é essencial pelo simples fato de que a maioria das pessoas recorrem a internet para procurar por informações sobre empresas locais.

SEO local

Quais os benefícios do SEO Local

Uma das preocupações do Google é melhorar a experiência de busca dos usuários que querem encontrar soluções.

E mostrar lugares próximos aos usuários faz parte desse processo.

Aliás, se você ainda não tem certeza se vale a pena investir no SEO local, é importante entender que ele pode não ser útil para empresas que como lojas online.

Por outro lado, esse tipo de otimização é essencial para empresas que tem lojas físicas ou que atendem a uma determinada região.

Recentemente fiz, uma viagem para São Lourenço em Minas Gerais e não conhecia a região. Em uma noite queríamos ficar na pousada e queríamos pedir pizza.

Então, recorri ao Google e pesquisei por pizzaria e ele me mostrou uma relação com as mais próximas.

Porém ao tentar acessar o site das pizzarias listadas não encontrei um cardápio e outras nem site tinha.

Resumindo, tivemos que ir até o centro da cidade e procurar uma pizzaria para comermos lá.

Só estou te contando o que aconteceu comigo para você entender que o SEO local bem feito pode te gerar muitos resultados.

Porém, você precisa deixar o seu ponto de conversão pronto para vender.

Ou seja, não adianta atrair potenciais clientes se o seu site não está bem feito e organizado.

No meu caso, eu queria saber quais os sabores de pizzas que tinha, e se eu tivesse encontrado um cardápio digital eu teria pedido a pizza.

Portanto, pense no processo de compra do seu publico-alvo e crie toda a estrutura necessária para concluir conversão e vender mais.

Alguns dos benefícios do SEO local para empresas incluem:

  • Aumento da visibilidade local: Ao otimizar seu site para as pesquisas locais relevantes, você aumenta suas chances de aparecer nos resultados quando os usuários procuram por produtos, serviços ou empresa na sua região.
  • Alcançar publico-alvo: com as estratégias certas você se conecta com pessoas que estão próximas ao seu negócio e buscando por seu produto ou serviço e tem maiores possibilidade de se tornarem clientes.
  • Melhorar a classificação nos resultados de pesquisa: O SEO local pode ajudar a melhorar o posicionamento no ranking do Google.
  • Se destacar da concorrência:  muitas empresas locais competem pelas mesmas palavras-chave e o SEO local pode ajudar a diferencias a sua empresa da concorrência e mostrar aos potenciais clientes porque a sua empresa é a melhor opção.

Quais os fatores de ranqueamento no SEO Local

Os mecanismos de buscas levam em consideração diferentes fatores e regras para organizar os rankings.

Portanto, esses fatores ´podem variar e podem ser divididos em diferentes categorias.

Mas é importante manter as informações atualizadas em todos os lugares em que está cadastrada, ou seja, as informações devem ser as mesmas.

Primeiro para que sua empresa seja uma empresa confiável diante ao Google e segundo para que as pessoas não tenham dificuldade em entrar em contato.

Lá vou te contar outra situação que passei.

Eu precisava marcar retomo médico para minha filha e o telefone do consultório não estava funcionando.

Pesquisei no Google pelo nome do médico, não encontrei um site, o perfil Google meu negócio estava com o telefone diferente do que eu tinha e também não funcionava.

Achei vários cadastros em diretórios online e cada um deles tinha um telefone diferente.

Resumindo, liguei na portaria do prédio e pedi para o porteiro pedir para a secretária me ligar.

Por isso, é importante verificar os dados em todas as plataformas.

Alguns dos principais fatores são:

  • Consistência de informações nas plataformas, incluindo nome, endereço e número de telefone (NAP)
  • Ficha no Google Meu Negócio
  • Site otimizado
  • Avaliações e classificações de clientes no Google Meu Negócio
  • Palavras-chave relevantes para o seu negócio
  • Localização da empresa
  • A distancia do negócio em relação ao usuário ou ao termo que ele digita na busca
  • Relevância de acordo com o termo que o usuário pesquisou e a empresa
  • E todos os fatores de ranqueamento focados no site da empresa, como backlinks, velocidade de carregamento, conteúdo relevante, otimização on page, autoridade do domínio e da página, etc. Todos esses fatores são combinados com a localização (do usuário ou do termo local usado na busca)

Diferenças entre SEO local e o SEO tradicional

O SEO local tem o foco em resultados de pesquisa para uma região específica, enquanto que o SEO tradicional busca visibilidade global.

No SEO Local as palavras-chave incluem termos com geolocalização, como por exemplo “nome da sua empresa + sua cidade”.

Além disso, o SEO local exige que o perfil do Google Meu Negócio esteja otimizado para palavras-chave relevantes para o seu negócio e seu público-alvo.

Aliás, o SEO local gera resultados mais rápidos e específicos para a sua região.

Ao investir em SEO local você investe no crescimento do seu negócio e na conquista de novos clientes na região.

+ Leia também – Como aparecer no Google em primeiro lugar

Como fazer SEO Local

 A otimização com SEO local segue as mesmas técnicas do SEO tradicional.

Ou seja, você precisa otimizar o site da sua empresa para os mesmos fatores de ranqueamento, com algumas diferenças como você já viu.

Portanto para fazer o SEO local precisamos considerar alguns essenciais.

A primeira deles é o Google Meu Negócio, que por sinal é um fator determinante nos resultados de buscas locais.

Pois é dele que o Google busca a maior parte das informações locais sobre as empresas.

Além disso, nas otimizações vamos incluir a localização geográfica, ou seja, vamos buscar por backlinks com empresas da região e criar conteúdo sobre temas locais.

Guia passo a passo para fazer SEO local

1 – Crie e otimize o Perfil do Google Meu Negócio

SEO Local - Google Meu Negócio
SEO Local – Google Meu Negócio

O perfil do Google Meu Negócio é essencial para qualquer negócio local.

Aliás, é uma ferramenta gratuita que permite que a sua empresa apareça para potenciais clientes nos resultados de busca e no Google Maps.

Aumentando a visibilidade da sua empresa de forma orgânica, sem que você precise investir em anúncios.

Além disso, permite que clientes deixem avaliações gerando mais credibilidade para a empresa.

Portanto, se ainda não tem uma ficha no Google Meu negócio crie e verifique o seu perfil.

Preencha todas as informações de forma completa, incluindo nome, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e categorias de negócios.

Adicione fotos de qualidade da sua empresa, produtos, serviços e equipe.

Lembre-se de otimizar o seu perfil usando as técnicas de SEO, para que o seu perfil seja ranqueado nas primeiras posições para as palavras-chave relevantes para o seu público-alvo.

Incentive as avaliações de clientes elas também fazem parte dos fatores de ranqueamento e são importantes para a tomada de decisão dos consumidores.

Se você quiser saber mais sobre o Google Meu Negócio e como configurar o seu perfil te indico o artigo >> Google Meu Negócio Apareça nas Primeiras Posições e Vendas mais

2 – Construa a autoridade da sua empresa

Para o Google uma empresa ou site tem autoridade na web quando outras pessoas mencionam essa empresa ou site.

Ou seja, você precisa conquistar backlinks e citações de outros sites de qualidade e que sejam autoridade.

E no caso do SEO local é importante conquistar esses backlinks de empresa da região.

Dessa forma o Google consegue entender qual o seu nível de destaque regional.

Alguns exemplos de backlinks que você pode conseguir são em sites de fornecedores, de empresas vizinhas, sites de clientes e portais de notícias locais.

Para o SEO local é essencial que os dados da empresa estejam corretos e mantenham a consistência.

A prioridade são os dados de NAP:

  • Nome
  • Endereço
  • Telefone

Que aliás, são os dados básico para identificação e contato de uma empresa, tanto para o Google quanto para os consumidores.

NAP Vou Empreender e Agora?
NAP aplicada no Rodapé aqui do Vou Empreender e Agora?

Vale ressaltar, que a inconsistência de dados é o principal problema para rankear as páginas localmente.

Portanto, mantenha esses dados atualizados.

Para aumentar a sua autoridade e melhorar o ranking nos resultados de pesquisa os backlinks são essenciais como já mencionei.

Vou compartilhar algumas ideias de onde conseguir backlinks:

  • Diretórios locais que sejam relevantes para o seu nicho de mercado, envie sua empresa pra ser listada
  • Sites de parceiros, entre em contato com empresas locais complementares e veja a possibilidade de troca de links (faça com moderação para que o Google não penalize seu site. Pois a troca de links em exagero pode ser visto como uma prática considerada manipulação do algoritmo do Google e é proibida).
  • Crie conteúdo útil e informativo que outras empresas queiram citar em seus sites
  • Participe de comunidades locais e fóruns online e deixe links relevantes para o seu site
  • Escreva artigos para outros blogs locais e inclua o link para o seu sita na assinatura.

Essas são algumas maneiras de você conseguir backlinks para o seu site, mas lembre-se a qualidade do link deve ser a prioridade e não a quantidade.

Faça pesquisas e identifique onde seus concorrentes já tem citações e links que você também pode aproveitar para incluir sua empresa.

Os compartilhamentos em redes socais também são bem visto pelos motores de busca, são os sinais sociais.

Portanto, compartilhe seu conteúdo nas redes socais e incentive seus visitantes a compartilhar também.

+ Leia também – Como conseguir backlinks de qualidade

4 – Tenha um site responsivo

Ter um site responsivo é essencial para a otimização (SEO) e com o SEO local não seria diferente.

Aliás, é até mais importante porque a maior parte das pesquisas locais são feitas de dispositivos móveis.

Portanto, o site deve ter uma boa navegação em qualquer tamanho de tela que os usuários possam estar usando.

Lembre-se de incluir as informações como telefone de contato e orientações de como chegar, de preferência com links clicável que direcionem o usuário para o que ele deseja.

Como por exemplo, se ele clicar no numero de telefone ele seja direcionado para concluir a ligação, ou se ele clicar no ícone do WhatsApp ele seja direcionado para o aplicativo e possa dar início a conversa.

Lembre-se de sempre facilitar o contato do visitante coma empresa.

Site responsivo
Tenha um Site Responsivo

5 – Marketing de Conteúdo

Uma estratégia eficiente é usar o Marketing de Conteúdo focado na região.

O que inclui criar conteúdo relacionados a sua região. Se você tem uma pousada em Paraty – RJ, por exemplo, pode escrever artigos com pontos turísticos e programações de feriados e alta temporada na região.

Faça pesquisa de palavras-chaves que respondam as perguntas locais da sua região, no exemplo que usei da pousada termos que incluam “Pousada em Paraty – RJ” ou “onde se hospedar em Paraty” ou “melhor pousada em Paraty”, por exemplo.

+ Leia também – Marketing de Conteúdo: Estratégia para Promover seu Site

6 – Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO local

A pesquisa de palavras-chave é a base do SEO e escolher as palavras-chave certas é crucial para o sucesso da sua estratégia.

Para isso você precisa saber quais as palavras e termos que seus clientes em potencial usam para pesquisar produtos ou serviços na sua região.

Dessa forma, você garante que seu site apareça nos resultados de pesquisas relevantes e atraia tráfego qualificado para o seu negócio.

Mas afinal, como escolher as palavras-chave certas?

1 – Ferramentas para pesquisa de palavras-chave para SEO local

Existem diversas ferramentas para ajudar na pesquisa de palavras-chave, algumas são gratuitas e outas apesar de serem pagas possuem uma versão gratuita com menos recursos.

Algumas das ferramentas mais populares são:

  • Planejador de palavras do Google
  • Ubersuggest
  • Semrush
  • Ahrefs
  • MOZ

+ Te indico a leitura do artigo >> Pesquisa de Palavras-chave

2 – Técnicas de pesquisa de palavras-chave para SEO local

Use técnicas de pesquisa de palavras-chave para identificar as palavras mais relevantes para a sua empresa, produto ou serviço.

Comece com algumas palavras-chave principais relacionadas ao seu negócio e nicho de mercado, use as ferramentas para encontrar mais palavras relacionadas e com alto volume de busca.

Analise as palavras-chave que seus principais concorrentes estão usando e identifique oportunidades para se destacar.

Use palavras-chave long-tail, afinal elas são mais especificas e com menor competitividade, o que ajudar a atrair tráfego mais qualificado.

Inclua palavras-chave especificas da sua região e localização no seu site para atrair clientes potenciais que estão pesquisando por produtos ou serviços na sua região.

Use também as ferramentas de sugestão de palavras-chave para encontrar novas ideias.

Ao escolher palavras-chave para SEO local, é importante levar em consideração:

  • As palavras devem ser relevantes para o seu negócio.
  • Escolha palavras-chave com um bom volume de pesquisas e que não seja tão competitivo, a ponto de não conseguir posicionar.
  • Analise a concorrência das palavras e termos e identifique oportunidades para se destacar.
  • Outro ponto importante é a intenção da pesquisa, as palavras-chave devem corresponder a intenção de pesquisa dos seus clientes.
  • Use palavras da cauda curta e cauda longa essa combinação pode te ajudar a atrair um tráfego mais qualificado e menos competitivo.

3 – Como usar as palavras-chave no seu site

Depois de escolher os termos você precisa usa-las de forma estratégica. Isso inclui:

  • Titulo da página e meta descrição
  • Conteúdo do site
  • Alt text das imagens
  • Estrutura do site
  • Links internos

Aqui no Vou Empreender e agora? Tem artigos que podem te ajudar com a otimização:

Conclusão

O SEO local é uma ferramenta poderosa que pode te ajudar a alcançar mais clientes, aumentar suas vendas e impulsionar o crescimento do seu negócio.

Compartilhei algumas técnicas e estratégias para que você comece a otimização do seu site e conquiste os melhores resultados nas pesquisas locais.

Mas lembre-se que o SEO é um processo continuo que exige dedicação, monitoramento e ajustes constantes.

Então, ajuste suas estratégias de acordo a necessidade e acompanhe os resultados de perto para garantir que você esteja sempre no topo dos resultados das pesquisas locais.

Invista no SEO para garantir o futuro do seu negócio.

Além disso, responda as avalições de clientes e interaja com eles nas redes socais, participe de eventos locais e da comunidade.

Enfim, espero ter ajudado de alguma forma com esse artigo sobre SEO local.

Se ficou alguma dúvida pode me chamar. Aliás, você também me encontra no direct do Instagram @lilianrocha76.

Juntos, vamos levar seu site ao topo!

Um abraço e sucesso sempre!

Lilian Rocha

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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