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Marketing de Conteúdo: Estratégia para Promover seu Site

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair, converter e fidelizar clientes através da criação de conteúdo relevante para o seu cliente ideal.

Por isso, as redes sociais tem um papel importante no marketing de conteúdo, pois elas te ajudam a fortalecer a presença online do seu negócio, e aproxima o público da marca.

Porém, não cometa o erro de construir a sua presença digital usando somente as redes sociais, pois essas plataformas podem desaparecer sem qualquer aviso.

Além disso, as regras mudam o tempo todo e você fica refém dos algoritmos de cada plataforma.

Portanto, ter um site é essencial para sua estratégia de marketing de conteúdo, pois é nele que você poderá criar e compartilhar seu conteúdo, garantindo assim uma presença online sólida e confiável para o seu negócio.

Além disso, quando criamos uma boa estratégia de marketing digital, as redes sociais são usadas como fonte de divulgação e geram trafego orgânico para o seu site.

Então, fique comigo até o final desse artigo que vou compartilhar como você pode usar o marketing de conteúdo de forma eficiente para promover o seu site, alcançar seu publico alvo e alavancar suas vendas.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing com foco na criação e distribuição de conteúdo relevante para o seu público alvo, como por exemplo, artigos em blog, e-books, email marketing e posts nas redes sociais.

Com um bom planejamento e bem executado, o marketing de conteúdo pode ajudar empresas de todos os tamanhos e segmentos a atrair novos clientes, gerar leads qualificados, melhorar o SEO e aumentar as vendas.

Estratégia de Marketing de Conteúdo
Estratégia de Marketing de Conteúdo

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Porque o marketing de conteúdo é importante para divulgar o site do seu negócio?

Mas afinal de contas porque o marketing de conteúdo é tão relevante para divulgar um site?!

A resposta é bem simples, o conteúdo é a forma mais efetiva de aumentar a visibilidade online da sua empresa.

Pois ao publicar conteúdo de qualidade aumenta as possibilidades do seu site aparecer nos resultados das pesquisas do Google.

Afinal, quando temos uma dúvida onde vamos buscar por uma resposta? No Google não é mesmo.

E o que aparece nos resultados das pesquisas? Páginas com artigos (conteúdo) que contém as respostas para o que estamos buscando.

Aliás, geralmente clicamos nas primeiras posições dos resultados, e por isso a importância de criar um conteúdo otimizado para os mecanismos de buscas (SEO).

Portanto, o marketing de conteúdo é uma estratégia perfeita para promover seu site, pois ajuda a:

  • Aumentar o trafego orgânico para o site.
  • Educar o público: ensine os visitantes sobre os produtos e serviços da empresa.
  • Melhorar o ranking do site nos mecanismos de busca (SEO).
  • Aumenta a visibilidade do negócio.
  • Gerar Leads qualificados.
  • Construir autoridade e gerar confiança com a marca.
  • Aumentar as vendas.

Para isso, crie conteúdo de forma consistente e relevante, ajude a sua audiência a resolver problemas, responda as principais dúvidas, além disso, crie conteúdo que entretenha e ensine.

Além disso, crie conteúdo para cada etapa do funil de vendas das suas personas.

Lembre-se que no marketing de conteúdo o que importa não é o que a sua empresa faz, mas sim o que os seus clientes precisam!

Ou seja, crie conteúdo para educar o seu público, ganhe autoridade no assunto e influencie na decisão de compra.

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Estratégia de Marketing de Conteúdo – principais etapas

Para criar uma estratégia de Marketing de conteúdo eficaz para promover o seu site, é importante seguir algumas etapas:

1 – Defina os objetivos

O primeiro passo para criar a sua estratégia é definir quais os objetivos da estratégia.

Quais os resultados que a sua empresa deseja alcançar? Atrair mais visitantes? Aumentar as vendas? Gerar leads?

Defina objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes para a sua empresa.

2 – Público alvo (cliente ideal)

Outro ponto importante é entender quem é o público-alvo (cliente ideal) da empresa.

Quais são seus interesses? Quais são suas necessidades e desejos? Que tipo de conteúdo eles consomem?

Faça uma pesquisa e entenda o seu cliente ideal, para criar conteúdo que seja realmente relevante para eles.

Dessa forma, sua comunicação será mais assertiva aumentando as possibilidades de conversão.

3 – Como criar conteúdo para site

O conteúdo é o ponto central da estratégia de marketing de conteúdo, portanto, deve ser útil, informativo, interessante, relevante, original e que gere valor para a sua audiência.

Existem vários formatos para a criação de conteúdo, como artigos, vídeos, e-book, infográficos, podcasts. etc.

Ter um blog no site institucional para a criação de artigos é muito importante para atrair visitantes e tornar a sua empresa uma referência no mercado.

Contudo, criar conteúdo de qualidade é a base para uma estratégia de marketing digital bem sucedida.

O seu conteúdo deve ser relevante (já falei isso várias vezes ao longo do artigo, já estou até ficando repetitiva, mas esse é ponto) e valioso para o seu público.

Dessa forma, você gera confiança, cria vinculo e se torna autoridade no assunto.

Além disso, um conteúdo relevante de qualidade atrai compartilhamentos, backlinks e mais engajamento o que é importante para a otimização do site (SEO).

Identifique as necessidades e interesses da sua audiência e sempre crie conteúdo que ajude quem chegar ao seu site.

O que irá resultar em uma maior retenção dos visitantes, o que também ajuda no ranqueamento no Google.

Inclua o Storytelling em seus conteúdos, para aumentar o seu engajamento e aumentar as vendas.

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4 – Otimização para Mecanismos de busca (SEO)

De nada adianta você criar um conteúdo incrível se ninguém souber que ele existe. Portanto, é essencial levar trafego para o seu site.

E é aqui que o SEO entra, o seu site precisa ser otimizado para os mecanismos de buscas.

A otimização para mecanismos de busca (SEO) desempenha um papel essencial na promoção do seu site.

É através do SEO que melhoramos a visibilidade do seu conteúdo nos resultados das pesquisas de forma orgânica.

Ou seja, seu site pode ser encontrado por pessoas que estão buscando por informações, produtos ou serviços relacionados ao seu nicho.

Portanto, aplicar as técnicas de SEO na construção do seu site e na criação do seu conteúdo é essencial.

E para garantir que o seu site esteja otimizado para mecanismos de busca existem algumas técnicas essenciais:

Escolha de palavras chave

A escolha das palavras chave corretas são essenciais, identifique as palavras chave relevantes para o seu conteúdo.

Use ferramentas de pesquisa de palavras chave para encontrar o que as pessoas buscam sobre o seu produto ou serviço.

Lembre-se as palavras chave são a base do SEO.

+ Leitura recomendada – Como escolher palavras chave para Artigo

Otimização On page

Agora é a hora de aplicar as técnicas de SEO On page nas páginas e artigos do seu site.

  • A URL deve ser curta e ter a palavra chave
  • O titulo deve começar com a palavra chave
  • A palavra chave de estar presente na primeira frase do artigo (eu sempre início com ela)
  • Inclua link externo (um site de referência sobre o assunto do artigo)
  • Link interno, link o seu artigo com artigo do seu blog relacionados ao assunto
  • Um subtítulo com a palavra chave principal e outros com palavra-chave semântica
  • As imagens devem ser relacionadas ao assunto do artigo
  • Pelo menos uma imagem deve ter a palavra chave no nome
  • O atributo ALT da imagem deve ter a palavra chave
  • Use os subtítulos para organizar o texto de forma coerente e que facilite a leitura

Essas são técnicas de SEO On page, ou seja, são técnicas que você aplica dentro do seu conteúdo.

+ Leia também – SEO on Page para Blog ou Mini Site

Otimização técnica

Além disso, para que o seu site esteja otimizado para mecanismos de busca são necessários outros passos como:

  • Backlinks – links apontando para o seu site
  • A velocidade de carregamento do site deve ser rápida, pois é um fator importante para a classificação nos mecanismos de busca
  • Tenha um site responsivo (o site deve se adaptar aos vários tamanhos de telas como tablet, celular, TV e computador), pois os mecanismos de busca priorizam sites que oferecem uma boa experiencia mobile.
  • Seu site deve ter um Sitemap XML, isso ajuda na indexação do seu site.
  • Arquivo Robots.txt, esse arquivo controla quais partes do seu site os mecanismos de buscas podem rastrear.

Esses são pontos da otimização técnica, se você não sabe muito bem do que estou falando, miunha sugestão é que você busque por um profissional para fazer a otimização do seu site.

Afinal, você já tem muitas decisões para tomar para que a sua empresa alcance o sucesso.

Deixe-me cuidar de todos os aspectos técnicos do seu site e concentre-se no crescimento do seu negócio. Me chame no WhatsApp!

+ Leia também – Layout de Site: Como criar um site que converte

Otimização para mecanismos de busca (SEO)
Site otimizado para mecanismo de busca (SEO)

Acompanhamento e manutenção

Por fim, é necessário que o seu site esteja sempre atualizado, tanto o conteúdo quanto os plugins e temas.

Além disso, você precisa acompanhar o desempenho e identificar áreas que precisam de melhorias.

Use ferramentas de analise como o Google Analytics e o Google Search Console.

Aliás, o estudo é continuo, pois o SEO sempre está evoluindo e estar atualizado sobre as tendencias dos algoritmos de buscas é essencial.

Aos dominar a otimização para mecanismos de buscas você irá maximizar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, aumentando as chances do seu conteúdo ser encontrado por quem está procurando por seu conteúdo, serviços e produtos.

Vale ressaltar que o SEO é uma estratégia a longo prazo, e que os resultados podem demorar um pouco para aparecer, mas o esforço e a dedicação valem a pena.

5 – Promoção e distribuição de Conteúdo – Como promover um site

A criação de conteúdo de qualidade, a otimização do site é apenas metade do caminho quando se trata de promover um site.

A outra metade envolve a divulgação eficaz desse conteúdo para alcançar o seu público alvo.

E é aí que entram as redes sociais e o Email marketing por exemplo.

Como divugar seu site nas redes sociais

Como já mencionei as redes sociais tem um papel importante quando o assunto é ter uma presença online, pois será através delas que a marca ficará mais próxima do seu público.

Além de ser mais um canal de comunicação.

Mas para que você alcance seus objetivos o primeiro passo é escolher as plataformas de redes sociais mais adequadas para o seu negócio.

Em outras palavras, a sua empresa precisa estar nas redes socais que os seus clientes e potenciais estão.

Portanto, é essencial identificar quais as redes socais mais relevantes para o seu negócio.

Aliás, entenda como cada rede social funciona, pois cada plataforma tem suas particularidades.

Em outras palavras, aprenda a usar as redes sociais escolhidas, para que tenha melhores resultados.

Tenha um calendário editorial, defina a frequência de posts, planeje com antecedência para que consiga manter a consistência de posts.

Pois de nada adianta fazer 10 posts em um dia e depois sumir por um mês.

Como mencionei nas redes sociais dependemos do algoritmo e o que faz com ele nos entregue para mais pessoas é justamente a consistência dentro da plataforma.

Uma opção para te ajudar a criar artes para as redes socias são os packs de templates editáveis.

Assim você economiza tempo na criação das artes e ainda terá artes profissionais com a identidade visual da sua empresa.

O Pack que indico é o Mega Pack Canva, são mais de 3000 templates.

Enfim, use as redes sociais de forma inteligente e estratégica para aumentar o tráfego do seu site.

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Conclusão – Marketing de Conteúdo para divulgar seu site e aumentar suas vendas

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para promover seu site e alcançar seu publico alvo, mas mais que isso.

Ao entender os princípios por trás da estratégia, definir objetivos claros e criar conteúdo de qualidade, você aumenta a visibilidade do seu negócio ou marca, aumenta o engajamento e as conversões do seu site.

Lembre-se, o marketing de conteúdo é uma jornada continua de aprendizado e adaptação, mas os resultados podem ser extraordinários.

Portanto, comece hoje mesmo a promover e divulgar sua empresa com o marketing de conteúdo e comece a colher os benefícios dessa poderosa estratégia de marketing digital.

Espero ter ajudado com esse artigo sobre marketing de conteúdo.

Se ficou alguma dúvida você me encontra no WhatsApp ou no direct do Instagram @lilianrocha76.

Antes de ir, quero te convidar a conhecer meu portfólio de criação de sites >> Portfólio.

Aliás, se estiver em busca de um profissional para fazer a otimização do seu site ou blog, entre em contato comigo pelo WhatsApp.

Terei o maior prazer em te ajudar a alcançar mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Um beijo e sucesso sempre!

Lilian

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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