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Calendário editorial: O que é e como criar um

calendário editorial

Calendário editorial, mas afinal porque eu preciso ter um? Se você me acompanha por aqui já deve ter visto que sempre indico que tenha um calendário editorial.

Pois ele te ajuda a organizar o seu conteúdo e a ter consistência, seja nas redes sociais ou na criação de conteúdo para o blog.

Aliás, o calendário editorial é uma ferramenta poderosa para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Portanto, se você se interessou pelo assunto fique comigo até o final desse artigo que vou compartilhar com você tudo o que precisa saber sobre calendário editorial.

O que é calendário editorial?

Um calendário editorial é uma ferramenta essencial para o planejamento e organização do conteúdo que você publica online, como por exemplo, nas redes socais, no blog e email marketing.

Ele funciona como um cronograma baseado em um calendário real, onde você lista toda a sua estratégia de publicação de conteúdo.

Ou seja, com o calendário editorial você tem uma visão clara do que será publicado e quando.

O marketing digital traz mais visibilidade online para sua empresa, mas para alcançar os resultados desejados, é necessário ter uma estratégia de marketing bem definida e aplicá-la.

Aliás, o cronograma editorial ajuda na organização do conteúdo e te ajuda a garantir que você mantenha a consistência necessária para ter resultados satisfatórios.

No calendário de publicação contém todas as informações sobre as publicações dos canais digitais:

  • O objetivo do conteúdo
  • O tema
  • O formato
  • A persona
  • A etapa do funil de vendas
  • Dias e horários das publicações

O ideal e ter um calendário com um modelo simples, que atenda às suas necessidades.

calendário editorial
Calendário editorial

Por que usar um calendário editorial?

São vários os motivos para usar o calendário editorial, como:

  • Organização: como já mencionei você tem uma visão geral de todo o seu conteúdo e garante que tudo está de acordo com o planejado.
  • Consistência: um dos pilares para ter resultados no marketing de conteúdo é a consistência e ao planejar o seu conteúdo, você pode ter a certeza de que está fazendo publicações regularmente e de alta qualidade.
  • Maior controle sobre a estratégia de conteúdo: você tem a garantia de que seu conteúdo está alinhado com seus objetivos de marketing e com sua estratégia de comunicação.
  • Melhor desempenho e engajamento: através do calendário editorial você pode identificar os temas e tipos de conteúdo que mais interessam ao seu público, o que leva a um melhor desempenho e engajamento.

Resumindo, com um calendário editorial para redes sociais, como o Instagram e o Pinterest ou para o blog, você pode ter mais controle sobre sua estratégia de conteúdo e alcançar melhores resutaldos.

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Benefícios de um calendário editorial

De forma bem resumida os principais benefícios são:

  • Maior organização e eficiência
  • Conteúdo consistente e de alta qualidade
  • Melhor desempenho e engajamento
  • Maior controle sobre a estratégia de conteúdo

Modelo Calendário Editorial

Para te ajudar a escolher o melhor modelo de calendário editorial para o seu conteúdo, pesquisei alguns modelos para compartilhar como exemplo.

Perceba que um mesmo calendário pode ser exibido de várias formas:

calendario editorial Trello - tabela
Tabela
calendario editorial Trello - quadro
Quadro
calendario editorial Trello - cronograma
Cronograma
calendario editorial Trello - calendário
Calendário

Esses modelos que compartilhei são do Trello. Agora vou compartilhar modelos que você encontra no Notion

calendario editorial Notion - lista
Calendario editorial Notion – lista
calendario editorial Notion - calendário
Calendario editorial Notion – calendário

Em ambas as ferramentas você encontra modelos para personalizar e usar.

Como criar um calendário editorial

  1. Defina seus objetivos
  2. Defina a sua persona (cliente ideal)
  3. Pesquise e defina os assuntos relevantes para o seu publico
  4. Escolha os canais de divulgação
  5. Defina a frequência das publicações
  6. Faça o planejamento de conteúdo
  7. Escolha a ferramenta que irá usar
  8. Siga o cronograma e analise os resultados

Como você percebeu temos alguns passos para criar um cronograma de publicação.

Além de organizar a produção de conteúdo, ele também nos fornece um histórico de todos os conteúdos já publicados por sua empresa.

O que te permite saber a quantidade de publicações para cada etapa do funil de vendas de cada persona.

Além disso, você terá informações valiosas se estiver usando uma estratégia de SEO, como por exemplo, palavras chave já usadas e a relação entre os temas dos conteúdos.

Portanto, as informações de um calendário editorial podem variar de acordo com o tipo de conteúdo e a mídia usada.

Então, vamos aos passos essências para criar o seu calendário editorial:

1 – Defina seus objetivos

O primeiro passo é definir quais os seus objetivos de marketing de conteúdo.

  • Quer aumentar o reconhecimento da marca?
  • Aumentar o tráfego do seu site?
  • Promover um produto ou serviço especifico?
  • Gerar leads?
  • Quer vender mais?
  • Gerar relacionamento com o seu público?

Tenha em mente que de acordo com os objetivos é que você define as estratégias que serão usadas.

Defina os objetivos que fazem sentido para a sua empresa e organize tudo no calendário editorial.

Além disso, você precisa saber qual a etapa da jornada do cliente e do seu funil de vendas você vai criar o conteúdo.

Dessa forma, você vai criar um conteúdo mais assertivo.

Aliás, criar um blog é uma das estratégias para quem deseja aplicar o marketing de conteúdo de forma estratégica.

Aqui no Vou Empreender e Agora? tem um artigo onde falo porque você deve criar um blog para a sua empresa.

Então, se ainda não sabe os benefícios que um blog pode trazer para o seu negócio te indico a leitura >> Como criar um blog profissional e de sucesso para a sua empresa.

2 – Defina a sua persona (cliente ideal)

Conheça muito bem o seu público, mas mais que isso defina a persona do seu negócio.

Esse passo é essencial para você saber com quem está falando e assim criar o conteúdo com uma comunicação mais assertiva.

Portanto, identifique assunto que o seu público pesquisa, quais os formatos preferidos (artigo, vídeos, vídeos curtos, stories, etc.), em quais redes sociais estão presentes, quais as dores, necessidades, hobbies…

Tudo é relevante para o seu negócio, pois com essas informações fica mais fácil construir o seu calendário editorial.

3 – Pesquise e defina os assuntos relevantes para o seu publico

Com base nos seus objetivos e público alvo, faça uma pesquisa para encontrar assuntos e ideias relevantes para o seu conteúdo.

Use as informações da sua persona para criar conteúdo direcionado.

Lembre-se o seu conteúdo deve ser relevante e útil.

+Leia também – 50 Ideias de Post para Instagram Comercial

4 – Escolha os canais de divulgação

Além da estratégia de SEO, a divulgação do seu conteúdo é essencial para aumentar a visibilidade dos seus conteúdos.

Portanto, para definir os canais de divulgação é importante levar em consideração o comportamento do seu público.

Em outras palavras, a sua empresa precisa estar nas redes socais que o seu público está.

Além disso, saber exatamente como cada plataforma funciona é essencial, pois cada uma delas tem suas particularidades.

Sabendo disso, crie conteúdo de acordo com cada plataforma e com o público.

Te indico a leitura do artigo Marketing nas redes sociais.

Além das redes sociais, você pode e deve usar o email marketing, pois a sua lista é um ativo que pode te trazer muitos resultados.

Para ter uma estratégia efetiva de email marketing segmente suas listas e crie conteúdos para cada segmentação.

5 – Defina a frequência das publicações

Definir a frequência das publicações é importante e deve levar em consideração o canal usado.

O blog por exemplo, para que tenha relevância para os mecanismos de busca precisa ser atualizado com frequência.

Não existe um número certo, mas o ideal no caso do blog é que tenha pelo menos um artigo por semana, sempre no mesmo dia da semana.

Dessa forma os seus visitantes podem criar o hábito de toda semana entrar no blog para ler o seu novo artigo.

Já para o Instagram é necessário postagens diárias pois o seu conteúdo perde a relevância dentro da plataforma muito rápido.

Por outro lado, o Pinterest o seu conteúdo tem vida longa pois enquanto houverem pessoas buscando pelo seu conteúdo a plataforma entrega.

O que não quer dizer que você irá criar um único pin, você deve ter consistência nas postagens e ter cada vez mais pins divulgando a sua empresa. O que aumenta a visibilidade do seu negócio.

6 – Faça o planejamento de conteúdo

Agora que você já sabe quais canais serão usados na sua estratégia de marketing digital, Chegou a hora de cria o planejamento da criação e publicação dos conteúdos.

  • Quais os dias da semana você vai publicar
  • Qual o horário da publicação
  • Qual o assunto do post, email, vídeo ou artigo
  • Defina o formato do conteúdo
  • Status (aqui você define quais estão no processo de criação da arte, criação da legenda, revisão, agendamento e publicação)

Além disso, faça pesquisa de palavras chave relevantes para o seu negócio, pois elas são a base para as estratégias que envolvem o SEO como os artigos por exemplo.

Por isso, a pesquisa e escolha das palavras chave certas fazem toda diferença nos seus resultados.

7 – Escolha a ferramenta que irá usar

Existem várias ferramentas de calendário editorial que podem te ajudar na criação do seu cronograma de postagens.

Mas você deve escolher a que for melhor para você e que atenda às suas necessidades.

Vou deixar algumas opções para você conhecer e analisar:

1 – Trello

É um dos mais usados para gerenciamento de conteúdo e projetos.

Sua estrutura é formada por quadros, listas e cartões, com a opção de ativar o Power-up calendar, que te permite ver o cronograma em formato e calendário.

Tem recursos muito uteis como por exemplo adicionar anotações, datas, membros, anexos, checklists, etiquetas e muito mais.

2 – Excel

O Excel é editor de planilhas que pode ser usado para a criação de calendários editoriais.

É um software simples e fácil de ser usado.

3 – Google Calendar

Se você já usa a ferramenta para registrar seus compromissos, pode ser que ela seja a melhor opção para criar o seu cronograma de posts.

Você tem a opção de compartilhar o planejamento com outras pessoas, criar eventos e lembretes, dentre outros recursos.

4 – Notion

O Notion oferece recursos avançados para criar e gerenciar calendário editoriais de forma eficiente, otimizando o seu fluxo trabalho e impulsionando sua estratégia de conteúdo.

Crie um espaço personalizado para planejar e organizar todas a informações do seu calendário editorial. Como ideias de conteúdo, assuntos, status de produção, datas de publicação e muito mais.

Visualize seu calendário de várias formas, como lista, tabela, calendário e kanban, adapte a sua preferência.

Além disso, tem recursos como filtros e agrupamentos por diversos critérios, o que facilita a localização da informação desejada.

Bem como, atribuições, definição de prazos, integrações com outras ferramentas como o Google Calendar, Trello e outros.

Aliás, você encontra modelos pré-definidos para personalização, o que economiza tempo.

Como você viu essas são algumas das muitas ferramentas que você pode criar seus calendários editoriais.

 Tudo é questão do que realmente funciona para você ou para sua equipe. Portanto, se ainda não tem um que já usa, minha sugestão é que analise qual a melhor para você e as suas necessidades.

De nada adianta ter uma ferramenta com vários recursos se você não consegue entender a ferramenta ou não consegue usar.

8 – Siga o cronograma e analise os resultados

Por fim, siga o cronograma do seu calendário editorial e analise os resultados para fazer melhorias constantemente no seu plano de marketing de conteúdo.

Afinal, de nada adianta investir tempo na construção de um cronograma de conteúdo se você não vai usar, não é mesmo?!

Além disso, é importante seguir o planejamento para que você tenha uma visão clara sobre o andamento da sua estratégia.

A análise dos dados também é essencial para identificar o que está dando certo e o que não está.

O que está dando resultados você replica e o que não estiver faça ajustes para ter os melhores resultados.

E lembre-se de manter o seu calendário atualizado de acordo com as mudanças do seu negócio e das suas estratégias de marketing digital.

Enfim simplifique seu processo de criação de conteúdo e maximize os resultados.

Espero ter ajudado de alguma forma com esse artigo sobre calendário editorial.

E se ficou alguma dúvida pode me chamar no direct do Instagram @lilianrocha76.

Abraço e sucesso sempre!

Lilian Rocha

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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