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Como criar um blog profissional e de sucesso para a sua empresa

como criar um blog

Como criar um Blog? Se você chegou até aqui é porque está em busca de mais informações sobre como criar um blog de forma simples e descomplicada.

Ter um blog pessoal ou profissional é uma excelente forma de compartilhar seus conhecimentos e promover a sua marca.

Criar um blog pode parecer algo complicado, mas com as ferramentas certas e um planejamento, será mais fácil do que imagina.

Então, fique comigo até o final desse artigo que vou compartilhar com você tudo que aprendi nesses anos que estou no marketing digital e como criar um blog profissional de forma prática.

Como criar um blog?

Existem duas maneiras de criar um blog:

  • Você pode criar o seu blog
  • Encontre um bom profissional para criar para você

Em ambas as opções você precisa seguir esses passos:

  1. Defina o objetivo do seu blog, com base no objetivo é que você irá criar os tópicos a serem abordados no blog.
  2. Contratar a hospedagem para seu blog, escolha uma que te ofereça recursos necessários para que o seu blog carregue rápido. Eu uso e indico a Hostinger.
  3. Registrar seu domínio, escolha um nome fácil de ser lembrado, geralmente é o nome da empresa. Antes de registrar verifique se a hospedagem escolhida te oferece o domínio grátis. Algumas hospedagens te oferece 1 ano de registro gratuito.

Se você optar por criar seu blog você também precisa:

  1. Escolha a plataforma para criar seu blog, opte por uma plataforma que ofereça os recursos necessários para atingir os objetivos da empresa.
  2. Defina a identidade visual do seu blog, ou seja, as cores, fontes, elementos, formas e gráficos fazem parte da identidade visual.
  3. Crie o layout do seu blog: Um layout que converte é agradável e fácil de navegar. Direciona o visitante para a conversão.
  4. Crie o layout responsivo, o seu blog deve se adaptar aos vários tipos de dispositivos móveis.
  5. Criação de conteúdo, deve ser relevante para o seu público alvo e use palavras-chave relevantes para o seu nicho de mercado.
  6. Otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca (SEO), estruture o seu site para que ele apareça nos resultados de pesquisa do Google.
  7. Crie estratégias de divulgação do blog, use as estratégias de marketing para promover o seu blog, de acordo com o seu publico alvo, orçamento e objetivos.

Como o objetivo desse artigo é te mostrar como criar um blog, vou abordar cada passo dessa lista.

Então, vamos lá?!

como criar um blog

O que é um blog?

Um blog tem como objetivo principal compartilhar conteúdo relevante para o seu publico, sobre o seu nicho de mercado.

Aliás, a blog usa a estrategia de marketing de conteúdo para atrair, engajar e vender.

O blog pode ser uma seção de um site ou simplesmente um blog.

O Vou Empreender e Agora? por exemplo, é um blog, que tem como objetivo principal ajudar empreendedores a criar e fortalecer a presença digital da sua empresa.

Diferente do site, o blog é atualizado com frequência, com novos artigos, ou seja, você cria conteúdo regularmente.  

+ Leia também – Qual Diferença entre site e blog

Por que criar um blog?

São vários os motivos para se criar um blog, mas ter um blog no site da empresa é uma maneira de educar e informar o publico sobre a sua empresa, produtos e serviços.

Aliás, o blog permite que a sua empresa se torne referência no seu nicho de mercado.

Portanto, crie conteúdo relevante para o seu publico, responda todas as dúvidas, eduque seus prospects e clientes.

O blog também é usado para criar relacionamento com seus clientes e gerar leads para a sua empresa.

Além disso, o blog aumenta o tráfego do site e aumenta a visibilidade online da empresa.

O Blog ajuda no SEO do site, ranqueando nos mecanismos de busca como o Google, para as palavras chaves.

Portanto, se você tinha dúvidas se deveria ter um blog para a sua empresa, saiba que o blog é uma ferramenta poderosa na estratégia de marketing digital.

E sim, o blog pode e deve ser uma parte do seu site.

Passo a passo para criar um blog

Vamos aos passos para você criar um blog de sucesso.

1 – Defina o objetivo do blog

O objetivo principal de um blog é compartilhar conteúdo relevante para o seu publico alvo.

Mas você precisa definir qual o objetivo do blog para a estratégia de marketing da sua empresa. Seja aumentar a visibilidade da empresa, bem como, aumentar as vendas.

Pois será com base nesses objetivos que você irá criar a linha editorial e definir o conteúdo dos artigos.

2 – Contratar a hospedagem para seu blog

Existem várias opções de hospedagem, minha sugestão é que faça uma pesquisa e veja qual a melhor para o seu negócio.

Leve em consideração os recursos oferecidos e se a hospedagem tem servidores no Brasil pois isso ajuda no carregamento rápido do seu site.

Além disso, algumas hospedagens oferece o certificado SSL grátis e ter esse certificado é essencial para a segurança do seu blog.

Leia mais sobre esse assunto no artigo >> Certificado SSL

Eu uso nos meus projetos e indico o Hostinger, você pode ver todos os recursos no site oficial da >> Hostinger.

3 – Registrar seu domínio

O domínio é a URL do seu site, em outras palavras, é o endereço que as pessoas digitam para acessar o seu site.

Geralmente o domínio é nome da empresa ou o nome do blog.

Portanto, escolha um nome fácil de ser lembrado e escrito para o seu blog.

Aliás, antes de registrar o domínio, verifique se a hospedagem escolhida te oferece o domínio grátis.

A Hostinger oferece domínio grátis em todos os seus planos.

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4 – Onde criar um blog? Escolha a plataforma para criar seu blog

Você não precisa ter conhecimento em programação para criar um blog, pois existem construtores de sites que facilitam o processo.

Dessa forma, você tem templates prontos para personalizar, da mesma forma pode criar um layout do zero.

A plataforma mais usada é o WordPress.org, justamente por disponibinilizar inúmeras funcionalidades e opções.

Aliás, no WordPress você tem plugins que facilitam todo o processo de criação de sites e blogs.

Todos os meus projetos são feitos nele, já usei outras plataformas e pra mim o WordPress é o melhor.

Os sites que desenvolvo uso o WordPress e o Elementor (é um construtor de site profissionais). O Elementor pra mim é a melhor ferrramenta para criar blog WordPress.

+Leia também – Elementor – Construtor de sites gratuito para WordPress

5 – Defina a identidade visual do seu blog

Se ainda não tem a identidade visual da sua empresa, agora é hora de defini-la.

  • Crie uma paleta de cores
  • Defina as fontes
  • Defina os elementos e formas que irá fazer parte da identidade visual
  • Crie uma logomarca

Ajuste as cores, fontes e layouts para criar uma identidade única para o seu blog.

Além disso, use imagens de qualidade e que tenham haver com o seu negócio.

Lembre-se de que as imagens também devem ser oitmizadas para os mecanismos de busca, dessa forma, seu conteúdo pode aparecer e rankear no Google Imagens.

Te indico a leitura do artigo Como criar Identidade Visual.

6 – Crie o layout do seu blog

O layout do blog nada mais é que a forma como os elementos são organizados dentro de um site ou blog.

Portanto, escolha um tema ou design que seja atraente e adequado ao seu negócio.

Para criar o layout do seu blog você tem 2 opções:

  • Usar um template (pago ou gratuito)
  • Construir o layout do zero

Se você optar pelo template, o layout já está pronto você só irá colocar as cores da sua identidade visual,  colocar a logo e fazer algumas configurações.

Por outro lado, se optar por criar seu blog do zero, use o tema Hello (tema gratuito, feito para ser usado com o Elementor) e construa todo o blog com o Elementor.

O layout precisa ser agradável, e fácil de navegar, ou seja, deve conduzir o visitante a conversão.

+Leia também – Layout de site: Como criar um site que converte

Blog com layout responsivo
Blog com Layout Responsivo | Veja alguns dos meus projetos >> Portfólio

7 – Crie o layout responsivo

O layout do seu blog deve se adaptar aos vários tipos de dispositivos móveis.

Além de facilitar a leitura para os usuários é um dos requisitos do Google para rankear nos resultados de busca.

Por outro lado, ter um layout responsivo ajuda os visitantes a permanecer mais tempo e consumir seu conteúdo o que também ajuda nas conversões.

8 – Criação de Conteúdo

Crie artigos interessantes, informativos e de qualidade, que atraiam seu publico-alvo.

Em outras palavras, responda suas duvidas, ajude os a entender sobre o seu produto ou serviço.

Use palavras chave relevantes para o seu nicho de mercado, ou seja, palavras ou termos que as pessoas buscam por seus produtos ou serviços.

Crie um calendário editorial para o seu blog pois isso irá facilitar o seu processo de criação de conteúdo e a publicar de forma consistente e planejada.

Te falo isso porque além de criar artigos para os meus projeto também presto esse serviço e ter um calendário editorial é essencial pra mim.

+ Leia também – Pesquisa de Palavras-Chave: O que é, como fazer e as melhores ferramentas

9 – Otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca (SEO)

Estruture o seu blog ou site para que ele apareça nos resultados de pesquisa do Google.

Em outras palavras, aplique técnicas de SEO na estrutura do seu blog, isso inclue, imagens e todos os seus artigos.

O SEO é essencial para qualquer site rankear no Google e aparecer nas primeiras posições de forma orgânica,  sem investir em anúncios.

Aumentando a visibilidade da sua empresa e em consequência as oportunidades de conversões.

Quando aplicamos as técnicas da forma correta o tráfego orgânico pode continuar a crescer mesmo que você pare de investir em SEO.

+Leia também:

10 – Crie estratégias de divulgação do blog

Existem várias estratégias de marketing para promover o seu blog.

Escolhas es estratégias de acordo com o seu publico alvo, orçamento e objetivos.

Aliás, uma das principais estratégias de marketing digital usadas no blog é o marketing de conteúdo.

É uma estratégia baseada na criação e divulgação de conteúdo relevante para atrair e convertes leads.

Além do marketing de conteúdo você pode usar:

As estrategias orgânicas levam um puco mais de tempo para trazer retorno mas se bem estruturadas são duradouras.

Por outro lado, os anúncios online são perfeitos para empresa que desejam resultados rápidos.

Porém as estratégias pagas devem ser bem estruturadas e você entender como funciona, para que você não perca dinheiro e obter os melhores resultados.

Como criar um blog - Infográfico
Como criar um blog – Infográfico

Como escolher um profissional para criar seu blog?

Agora se você optar por contratar um profissional, aqui vão alguns pontos que você deve analisar para escolher um profissional que realmente crie um blog que te traga resultados.

  • Esperiência e portfólio
  • Estilo
  • Conhecimento técnico
  • Atenção as necessidade do cliente
  • Habilidade de se comunicar
  • Adaptação
  • Feedback de clientes
  • Prazos
  • Preço Justo
  • SEO e responsividade

Só listei os pontos para não ficar muito longo o artigo, mas artigo Layout de Site descrevo cada um desses pontos, te indico a leitura.

Escolhe um profissional para criar seu site ou blog é um passo importante, para que você não tenha dores de cabeça na criação do seu projeto.

Aliás, te convido para conhecer o meu portfólio de criação de site >> Portfólio.

Conclusão

Criar um blog pode ser uma jornada gratificante, com o planejamento certo, a escolha de ferramentas adequadas e a criação de conteúdo de qualidade, você pode criar um blog que se destaque e cresça ao longo do tempo.

Se tornando referencia no seu nicho de mercado.

Espero ter te ajudado de alguma forma com esse artigo sobre como criar um blog.

E se ficou alguma dúvida me chama no WhatsApp ou direct do Instagram @lilianrocha76.

Beijos e sucesso sempre!

Lilian

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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