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Site Institucional: O que é e Como ele ajuda o seu Negócio

site institucional

Site Institucional, é para você que quer mais visibilidade, vendas e clientes para sua empresa.

Aliás, ter um site institucional é uma estratégia essencial, pois ele é cartão de visitas da sua empresa na internet.

É onde o cliente encontrará todas as informações sobre a sua marca, produtos ou serviços oferecidos.

Além disso, é onde parceiros e futuros funcionários visitará para ter mais informações sobre o seu negócio.

Um site institucional não é apenas uma página na internet, é uma representação digital da identidade, valores e objetivos da uma empresa.

É o canal de comunicação onde alcança seu público alvo e constrói uma imagem e quebra barreiras geográficas alcançando pessoas no mundo.

Nesse artigo vou compartilhar TUDO o que você precisa saber sobre site institucional e como você pode aumentar a visibilidade da sua empresa no Google e aumentar o seu faturamento.

Site Institucional: O que é? Para que serve?

O site institucional é um conjunto de páginas online que tem por objetivo divulgar as informações da empresa, além dos seus produtos, serviços, equipe, sua história, missão e valores.

Ele é projetado para estabelecer uma presença online para a sua empresa.

Além disso, ele é ferramenta importante de comunicação, ajudando a fortalecer a marca e construir um relacionamento com potenciais clientes e parceiros.

Ter uma presença online não é mais uma opção, é uma obrigação não apenas para grandes empresas, mas também para pequenas empresas que tem a oportunidade de atrair clientes, aumentar suas vendas, sem grandes investimentos.

Quanto ao layout, os sites institucionais podem ser simples ou complexos, tudo vai depender da necessidade e objetivos da sua empresa.

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Mas o essencial é que tenha uma aparência profissional, bem desenvolvida, responsivo, com elementos visuais, como fotos e vídeos, fácil de navegar e que transmite a mensagem da sua empresa de forma clara e objetiva.

Porém, existem muitos sites com problemas técnicos que ao invés de ajudar a empresa se tornam mais um problema.  Alguns dos problemas mais comuns são:

  • São Lentos
  • Não são responsivos (não se adaptam aos vários tipos de tela, como tablet e celular)
  • São mal estruturados
  • Não retêm clientes
  • Os links não funcionam
  • Não são otimizados para SEO (dessa forma não aparecem nas pesquisas do Google)
  • Estão desatualizados
  • Não é feita manutenção

Portanto, esses são alguns pontos para a criação de um site institucional eficiente, capaz de aumentar as oportunidades de negócios e que realmente te ajude a alcançar os objetivos da empresa.

site institucional
Sites Institucioais Exemplos

Para garantir a segurança do seu site, é importante instalar um certificado SSL. Para saber mais sobre como fazer isso, leia nosso artigo sobre Certificado SSL

Vantagens de um site institucional para o seu negócio

Sabe aquela premissa “Quem não é visto, não é lembrado”, pois é, ela cabe perfeitamente aqui, pois uma empresa que não está presente na internet, ela simplesmente não existe.

Sim, ela não existe para os usuários que buscam pelo seu produto ou serviço na internet e encontram o seu concorrente.

Ou seja, são usuários que poderiam ser convertidos em clientes e que podem ter ido para o seu concorrente, pelo simples fato dele ter uma presença digital bem trabalhada e você não.

+ Você poderá gostar de ler: Tipos de sites: Descubra qual o melhor par a sua empresa

Veja alguns dos benefícios de se ter um site institucional:

Aumentar a visibilidade da sua marca

Um site bem projetado será como uma vitrine digital da sua marca. Através dele você apresenta a identidade visual do seu negócio, a sua história, valores e missão de forma atraente, aumentando o reconhecimento da marca.

Lembre-se que o seu negócio estará visível 24 horas por dia, todos os dias.

+Leia também – Marketing de Conteúdo: Estratégia para Promover seu Site

Credibilidade

Um site profissional, bem estruturado passa credibilidade e gera mais confiança.

A presença online ajuda em muitos aspectos e a reputação da empresa é uma delas, o que a torna mais confiável.

Marketing Digital – Publicidade de baixo custo

Hoje a maioria das pessoas estão online e fazem buscas diárias nos mecanismos de buscas como o Google.

Além disso, quase 100% das decisões de comprar são tomadas após uma cuidadosa pesquisa na Google.

Portanto, a presença da sua empresa nos mecanismos de buscas é essencial para atrair novos clientes.

Use o seu endereço na internet como uma ferramenta de marketing digital para alcançar e prospectar novos cliente e aumentar as conversões online.

Vai criar seu site?! Aqui está a hospedagem que uso nos meus projetos e indico!

Relacionamento com clientes

Um site pode ser um meio eficiente de manter um relacionamento com clientes.

Portanto, forneça informações uteis, como notícias, novidades, dicas, atualizações e lançamentos.

Fortalecimento da marca

Um site institucional pode ajudar a consolidar a imagem da sua marca e a se diferenciar da concorrência.

Além disso, pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca entre o publico alvo por meio de uma estratégia de Branding.

Acesso Global

Os visitantes podem acessar o site da sua empresa de qualquer lugar do mundo, permitindo que sua empresa tenha um alcance global, não importando em que lugar a sua empresa está.

Eu mesma, quando tinha a loja de lingeries, cheguei a vender para outros países por meio da internet, o que nunca teria acontecido se não divulgasse o meu negócio através da internet.

Portanto, estar presente na internet é uma estratégia de marketing digital essencial para qualquer negócio que deseja escalar suas vendas.

E um site institucional pode fazer uma grande diferença nos seus resultados.

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Elementor Pro
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Como criar um site Institucional?

Se você deseja criar um site institucional do zero ou deseja melhorar seu site atual, o primeiro ponto a levar em consideração é a experiência do usuário.

Além disso, antes mesmo do site agradar você mesmo, precisa agradar aos seus clientes e ao seu público alvo.

Portanto, as seções e páginas essenciais de um site pode variar dependendo do tipo de empresa e do objetivo do site.

Mas algumas seções e página são recomendadas:

1 – Página Inicial

A página inicial é a primeira página que os visitantes terão acesso, ela é porta de entrada.

Por isso, é importante que ela seja atraente, organizada e fácil de navegar.

Essa página deve apresentar a principais informações de forma resumida e sempre que possível ter uma chamada para ação.

Pense em quais informações seriam uteis se fosse a primeira vez que estivesse tendo contato com a sua empresa.

Algumas informações relevantes para se ter na página inicial:

  • Informações de contato
  • Links das redes sociais
  • Imagens descritivas
  • Menu de navegação
  • Logotipo

2 – Sobre nós

Nessa seção do site institucional, é onde apresentamos a empresa, sua história, missão, valores e visão.

Você poder ter um breve resumo na página inicial com uma chamada para conhecer mais sobre a empresa e direcionar para uma página onde o visitante terá mais detalhes.

3 – Produtos ou serviços

É essencial apresentar os produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Detalhe os benefícios e as características de cada um deles. No caso, de ter vários tipos de produtos ou serviços organize por categorias.

4 – Equipe

Apresentar a sua equipe, humaniza a marca. Mostre quem são, qual suas funções e experiencias.

Além disso, ajuda na construção da credibilidade e transmite profissionalismo, gerando mais confiança para o seu negócio.

5 – Depoimentos

A seção de depoimentos é uma excelente estratégia de marketing digital, pois é um gatilho mental poderoso: a prova social.

As pessoas que chegam pela primeira vez provavelmente não conhecem a sua empresa e os depoimentos ajudam os visitantes a saber um pouco mais sobre os seus produtos, serviços, atendimento…

Geralmente crio essa seção com prints de telas tiradas de páginas do Linkedin, Instagram, Facebook, WhatsApp e do Google Meu Negócio.

Portanto, sempre pergunte aos seus clientes como foi o atendimento, se gostaram do produto ou serviço e até mesmo peça para deixarem seu feedback no Google Meu Negócio (caso já tenha um perfil da sua empresa).

Mas lembre-se os depoimentos devem ser honestos.

seção de depoimentos no site
Seção de Depoimentos do Google Meu Negócio no Site

7 – Politica de Privacidade e Termos e Uso

A página de política de privacidade e a de termos de uso, são obrigatórias para se adequar à lei LGPD.

Portanto, elas devem informar como a empresa coleta, armazena e usa as informações pessoais dos usuários.

8 – FAQ (Perguntas Frequentes)

Essa seção é onde você coloca as principais dúvidas dos seus clientes e potenciais.

Aliás, essa seção é subestimada por muitos empreendedores, mas saiba que ela ajuda a quebrar objeções que o seu cliente pode ter.

Portanto, quando for estruturar o seu site institucional, inclua a seção de Faq e responda as principais perguntas, aquelas que você mais recebe.

9 – Blog corporativo

O blog é uma estratégia de marketing de conteúdo, que ajuda o seu site subir nas pesquisas do Google.

Além disso, ajuda o seu cliente com informações uteis sobre o seu negócio, o que aumenta a autoridade do seu negócio e gera ainda mais credibilidade.

O blog se bem estruturado pode aumentar as conversões e aumentar suas vendas.

Esses são alguns dos benefícios de se ter um blog corporativo.

Mas você precisa ter uma estratégia de marketing bem definida para alcançar seus objetivos.

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Quanto custa um site institucional?

O custo para criar um site institucional, depende de diversos fatores:

  • Complexidade do projeto
  • Tamanho do site
  • Recursos e funcionalidades necessários
  • Site otimizado para Google (SEO)

Caso queira fazer um orçamento e já saber quanto custa o seu site me chame no WhatsApp >> 1199619-4620.

Sua Próxima Etapa: Transformando visão em realidade

Neste artigo, abordei alguns aspectos essenciais para a construção de um site que realmente gera resultados positivos para sua empresa.

No entanto, há outros fatores igualmente importantes a serem considerados.

Design Responsivo e SEO: Um layout bem estruturado e responsivo é fundamental para garantir uma experiência positiva para os visitantes do seu site. Além disso, a otimização do seu site para os mecanismos de busca (SEO) é crucial para aumentar sua visibilidade online.

Estratégia de Marketing: Ter um site bem elaborado não é suficiente. Você também precisa de uma estratégia de marketing eficiente para atrair tráfego para o seu site. Lembre-se de que o tráfego é essencial para gerar vendas, seja por meio de tráfego orgânico ou campanhas pagas.

Se você está em busca de um profissional para criar site institucional único, que se adapta para dispositivos móveis e otimizado para SEO, estou à disposição para ajudar.

Juntos, podemos construir uma presença online sólida que seu negócio merece.

Conheça alguns dos meus projetos anteriores clicando no botão abaixo!

Cada projeto foi cuidadosamente desenvolvido de acordo com a identidade visual de cada empresa.

Espero que este artigo sobre site institucional tenha sido útil de alguma forma.

E se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato via WhatsApp ou pelo direct do Instagram @lilianrocha76.

Desejo muito sucesso em sua jornada online!

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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