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Como Criar um Site de Vendas Profissional para sua Empresa

como criar um site de vendas

Como criar um site de vendas? Se essa é a sua pergunta você chegou ao lugar certo.

Antes de tudo, você precisa saber que ter um site de venda profissional é mais fácil do que você imagina.

Sei que as dúvidas são muitas e provavelmente não sabe exatamente pode onde começar.

Então, fique comigo até o final desse artigo que vou compartilhar com você um passo a passo de como criar um site de vendas para a sua empresa e como divulgar o seu site.

Por que ter um site de venda é essencial para o seu negócio?

Estar presente na internet é essencial para qualquer negócio que deseja se destacar da concorrência e aumentar suas vendas.

Afinal, a pessoas estão cada vez mais presente na internet e buscam a cada dia ter mais praticidade e comodidade.

Aliás, ter um site profissional é um dos melhores canais de vendas e comunicação, pois mesmo quando as vendas não são feitas online, o cliente tem acesso as informações importantes da sua empresa.

Como por exemplo, formas de contato, redes sociais, endereço, produtos ou serviços entre outras informações.

Aliás, quando as pessoas buscam por informações sobre a sua empresa, produto ou serviços na internet quem aparece nos resultados a sua empresa ou o seu concorrente?

Se é o seu concorrente, saiba que a sua empresa não existe para os usuários que não conhecem a sua empresa.

Ou seja, são usuários que poderiam comprar de você, podem te ido para o seu concorrente, afinal foi ele que apareceu nas pesquisas do Google.

Então, mesmo que não seja um site de vendas online, a sua empresa precisa ter um site e estar presente nos resultados do Google.

como criar site de vendas

Como criar um site de vendas – Primeiros Passos

Agora vamos aos primeiros passos para criar um site de venda que converte.

1 – Defina os objetivos do seu site

Ter um site é muito importante para qualquer negócio não importa o seu tamanho ou nicho.

É através dele que as pessoas terão acesso a mais informações sobre a sua empresa, produtos e serviços.

Você pode ter um site institucional, com o abjetivo de apenas de criar presença online, aumentar a visibilidade do seu negócio e em consequências as vendas.

Ou ter um catálogo online e finalizar as vendas através do WhatsApp por exemplo.

Mas, também pode vender online. Nesse caso o seu site será um e-commerce, e a estrutura do seu site terá que ter alguns recursos como um ambiente seguro para compras.

Além disso, uma loja virtual precisa ter um bom sistema de gestão. Afinal, você precisa organizar o estoque, gerenciar pedidos, acompanhar as vendas e outros recursos fundamentais.

Portanto, antes de tudo você precisa definir o objetivo do seu site, para saber exatamente que tipo de site será.

Optando pelo e-commerce antes de criar o site, você precisa entender como funciona todo o processo por trás dele.

Incluindo expedição, transporte, logística reversa no e-commerce e estar preparado para lidar com toda estrutura.

Mas é preciso começar de algum lugar não é mesmo? Então, bora definir o objetivo do seu site.

2 – Escolha entre Site Próprio ou Marketplace

Agora é hora de escolher se vai vender em um marketplace como o Mercado Livre por exemplo ou se vai criar o seu site.

Ambos têm seus prós e contra, como em todo negócio. Mas tudo vai depender da sua estratégia de marketing e vendas.

Na minha opinião a melhor opção é montar o seu próprio e-commerce e não ficar dependendo das regras de uma plataforma.

Pois como já mencionei o site tem outros benefícios, como por exemplo aumentar a visibilidade, gerar credibilidade para a marca e conquistar novos clientes.

Porém para ter seu próprio e-commerce será necessário registrar um domínio e ter uma hospedagem, o que já vou te explicar melhor.

3 – Registre seu domínio

O primeiro passo em si para criar seu site é registrar o domínio. Que nada mais é que o endereço do seu site a internet.

Geralmente as empresas usam o próprio nome, o que transmite mais confiança para o cliente.

Que pode ser .com ou .com.br, ficando assim: suaempresa.com ou sua empresa.com.br.

Mas nem sempre é possível criar um domínio com o nome da sua empresa, Nesse caso, você pode usar uma abreviação ou o nome da empresa como o tipo de serviço ou nicho.

O ideal é ver se o domínio está liberado para ser registrado, faça uma consulta e veja se está liberado >> pesquisa de domínio.

4 – Escolha a hospedagem para o seu site

Para que o seu site apareça quando as pessoas digitarem o seu domínio (URL) é preciso ter uma hospedagem de site.

Que nada mais é o local onde será armazenado os arquivos do seu site.

São Muitas as opções de Hospedagem de sites, portanto faça uma pesquisa e veja qual a melhor hospedagem para o seu projeto.

Eu já tive acesso a alguns serviços de hospedagem e a diferença na qualidade de serviço é enorme.

Eu indico a Hostinger ou a Hostgator, mas se me perguntar qual a melhor na minha opinião, vou te falar que é a Hostinger.

Hospedagem de sites wordpress - Hostinger
Clique na imagem e saib mais!

Devido alguns recursos que ela tem, dentre eles está o carregamento, que está mais rápido que é essencial.

Primeiro porque ninguém fica esperando muito tempo um site carregar e também porque o carregamento influencia na ranqueamento no Google.

Em ambas as hospedagens, de acordo com o pacote contratado você tem direito a um domínio grátis no primeiro ano.

Então, antes de registrar o domínio veja a hospedagem.

Para garantir a segurança do seu site, é importante instalar um certificado SSL. Para saber mais sobre como fazer isso, leia nosso artigo sobre Certificado SSL

5 – Escolha a plataforma para criar o seu site

Antes de tudo, você pode criar um site totalmente grátis, existem várias plataformas, porém as plataformas gratuitas são limitadas e não garantem a segurança, como por exemplo podem cair com um pico de acessos, além de outras restrições.

Como não ter um domínio próprio, pois terá um subdomínio da plataforma exemplo: suaempresa.blogspot.com ou suaempresa.wordpress.com.br.

O que não passa profissionalismo para o seu público.

Eu uso a Wordpres.org, que é uma plataforma gratuita e é a mais versátil na criação de sites.

No WordPress você encontra recursos para criar qualquer tipo de sites, seja blog, landing Pages, lojas virtuais ou site institucionais.

Para criar seu site de vendas você irá usar o plugin WooCommerce e o Elementor.

São algumas das ferramentas que uso para desenvolver os sites.

+Leia também – WordPress Elementor: Como criar um site com Elementor

6 – Defina a identidade visual do seu site

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais que transmitem ao publico os valores, o propósito e a missão da empresa ou marca.

Além disso, a identidade visual estimula as pessoas a identificarem a empresa. Entre os elementos que compõem uma identidade visual estão as cores e o logotipo.

Por isso é muito importante criar uma identidade visual, aqui no Vou Empreender e Agora? fiz um artigo de Como criar Identidade Visual.

Agora se a sua empresa já tem uma identidade visual definida, pule essa etapa e vamos para o próximo passo.

7 – Crie o Layout do seu site

O layout de site nada mais é que a forma como elementos são organizados dentro do site.

Portanto, devem ser organizados para que o visitante tenha uma boa experiência no seu site.

  • Deve ser agradável
  • Fácil de navegar
  • Responsivo (se adapta nos vários tipos de dispositivos móveis)
  • Deve guiar o visitante de forma natural através do conteúdo.

E quando o assunto é layout de uma loja virtual, deve fazer com que o consumidor passe pelas etapas de vendas e compre de fato.

Seja objetivo, tire boas fotos dos produtos e capriche nas descrições dos produtos.

Entregue todas as informações importantes de forma simples e objetiva.

Deixe a barra de pesquisa em destaque para facilitar a busca por produtos.

As informações como, valores, prazos de entrega, valores do frete e formas de pagamento também devem estar posicionadas de forma organizadas e simples.

8 – Tenha um site responsivo

Sei que já mencionei no item acima sobre ter um site responsivo, mas preciso reforçar esse ponto, por ser algo que pode impactar diretamente no tempo em que os visitantes ficam ou não no seu site.

O layout precisa ser otimizado para dispositivos móveis, em outras palavras precisa ser responsivo.

Pois a maioria das pessoas acessam os site e lojas virtuais através do celular e ter uma página que se adapta faz total diferença.

Pois o layout quando não otimizado a pessoa tem que ficar ampliando para pode visualizar os itens.

Além disso, esse é um dos pontos que influenciam para você aparecer nas primeiras posições das pesquisas do Google de forma orgânica.

9 – Monte sua loja virtual, vamos criar seu site de vendas

Agora é hora de adicionar os recursos de vendas.

Os recursos de vendas são ferramentas e informações que ajudam os clientes a tomar a decisão de compra.

Além das informações sobre o produto ou serviço você pode adicionar:

  • Depoimentos dos clientes
  • Página detalhada de produtos
  • Reviews
  • Garantia

Escolha os recursos mais relevantes para o seu público.

10 – Escolha os meios de pagamento e envio

A escolha dos meios de pagamentos e envio é uma etapa importante no processo de criação de um site de vendas.

Os meios de pagamentos que você irá oferecer devem ser convenientes e seguros para seus clientes, e as opções de envio devem ser rápidas e econômicas.

Alguns pontos que você deve analisar:

  • Quais os meios de pagamentos mais populares entre seu público-alvo?
  • Quais são os tamanhos e pesos dos seus produtos?
  • Quanto você está disposto a pagar em taxas de processo e envio?

Quanto mais opções de pagamentos você oferecer mais chances terá de atender as necessidades dos seus clientes.

Quanto as opções de envio, deixe claro quais são as taxas e o processo de envio.

Algumas das opções de envio mais comuns são:

  • Correios
  • Transportadora
  • Retirada na Loja

Uma opção para você é economizar até 80% do valor do envio é a Melhor Envio >> Clique aqui e confira!

Aliás, é uma ferramenta fácil de integrar ao seu site e você consegue simular e calcular os fretes.

Depois de definir todos os pontos que citei é hora de cadastrar seus produtos no site.

Crie estratégias de divulgação do site de vendas

Depois de criar o seu site de vendas você precisa criar estratégias de divulgação do seu site.

Elas são essenciais para alcançar novos clientes e aumentar suas vendas.

Existem várias estratégias que você pode usar, mas tudo vai depender do seu público-alvo, orçamento e objetivos.

Vou te dar algumas ideias:

Otimize seu site para mecanismos de busca (SEO)

O SEO é o processo de estruturar o seu site para subir no ranking dos resultados de pesquisa orgânica (sem investir em anúncios).

Para isso, é necessário aplicar técnicas de SEO na estrutura do seu site, descrição dos produtos e todo conteúdo que você criar, incluindo links de outros sites para o seu.

O SEO é essencial para qualquer negócio pois você irá aparecer nos resultados das pesquisas do Google sem a necessidade de investir em anúncios.

Aqui no blog tem vários conteúdos sobre SEO, inclusive como aplicar o SEO On Page.

+Leia também – Otimização de Site: Descubra como aparecer no Google

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na criação e divulgação de conteúdo relevante para atrair e converter leads.

É uma estratégia muito usada, justamente por nos trazer bons resultados.

Te indico a leitura do artigo Marketing de Conteúdo.

Redes Sociais

As redes sociais são excelentes para criar relacionamento, se conectar com seu público-alvo e promover o seu site.

Porém, cada rede social tem suas particularidades e minha sugestão é que você aprenda a usa-las de forma estratégica para alcançar seus objetivos.

Além disso, escolha as redes socais em que o seu público está presente.

Eu uso muito o Pinterest para divulgar os artigos do blog e meus serviços de criação de site. Além dele, uso o Linkedin, Instagram e o Facebook.

Se você se quiser se aprofundar sobre algumas redes sociais te indico:

Conclusão – Como criar site de vendas

Criar um site de venda é um processo relativamente simples, mas requer planejamento e dedicação.

Se você seguir as dicas deste artigo, estará no caminho certo para criar um site de venda de sucesso.

Aliás, se você precisa de ajuda para criar site de venda, entre em contato comigo pelo WhatsApp que irei cuidar de todo o processo técnico pra você.

Também te convido a conhecer alguns dos sites que já criei >> Portfólio de Sites

Espero ter ajudado de alguma forma com esse artigo e se ficou alguma dúvida pode me chamar no direct do Instagram @Lilianrocha76.

Beijos e sucesso sempre!

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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