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Tipos de Sites – Descubra qual o melhor para a sua empresa

tipos de sites

Tipos de sites, se você chegou até acredito que deseja quer saber quais os tipos de site que existem e qual seria a melhora opção para a sua empresa.

Afinal, criar uma presença forte para a sua empresa na internet não é mais uma opção e sim uma obrigação, se você deseja ter um negócio lucrativo.

Além disso, os sites são a principal forma de acessar informações e serviços online. Seja para buscar informações, realizar compras, se conectar com amigos e familiares ou para promover um negócio.

Da mesma forma que o uso da internet cresceu, os tipos de sites também.

Hoje, existem sites para todos os gostos e necessidades, que vão desde blogs pessoais e portfolios profissionais até lojas virtuais e plataformas de ensino online.

Então, se você vai criar seu site ou da sua empresa, esse artigo foi feito pra você!

Vou compartilhar com você os diferentes tipo de sites existentes, suas características e funcionalidades.

Além disso, quais os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o tipo de site ideal para as suas necessidades.

Então, fique comigo até o final desse artigo e saiba tudo sobre os tipos de sites.

O que é um site?

Um site é um conjunto de páginas web que podem contém vários tipos de conteúdo, como informações sobre a empresa, produtos, serviços, entretenimento, etc.

O conteúdo assim como as funcionalidades variam de acordo com a estratégia de cada site.

Para que seu site funcione, ele precisa estar hospedado em um servidos web, onde os arquivos do site ficam armazenados.

Além disso, é necessário ter um domínio (URL), ou seja, é o endereço do seu site na internet é o que as pessoas irão digitar para acessar o seu site.

Tipos de sites

Elementos essenciais de um site

Para um site funcionar e alcançar seus objetivos tem alguns elementos essenciais:

  • Domínio: é o endereço do seu site na internet
  • Hospedagem de sites: a escolha da hospedagem influência nos resultados do seu site, portanto leve em consideração os recursos oferecidos.
  • Páginas: cada página do site é um documento individual com conteúdo especifico. As páginas são interligadas por links, que facilitam a navegação do usuário pelo site.
  • Conteúdo: pode ser composto por textos, imagens, vídeos, formulários, etc. A escolha do conteúdo varia de acordo com o objetivo e a estratégia do site.
  • Navegação: é feita por meio do menu e dos links, dessa forma os visitantes conseguem acessar as páginas com facilidade.
  • Layout: deve ser agradável, fácil de navegar, responsivo e que transmita a mensagem da sua empresa de forma clara e objetiva.

Fiz essa lista bem resumida sobre alguns pontos essenciais, mas aqui no Vou Empreender e Agora? já escrevi um artigo que você vai encontrar mais detalhes de Como Criar um site.

+ Leia também – Layout de site: Como criar um site que converte

A Hostinger é a empresa que eu uso para todos os meus blogs, e foi sem dúvidas uma das melhores hospedagens que já usei. Por isso é a hospedagem que eu indico

Hostinger hospedagem de sites e blogs

Tipos de sites

Existem vários tipos de sites, cada um tem um objetivo especifico. Os tipos mais comuns são:

Site Institucional

O site institucional é um conjunto de páginas que tem como objetivo divulgar as informações da empresa, seus produtos e serviços, equipe, sua história, missão, visão e valores.

Ele é projetado para criar uma presença digital para a sua empresa.

Alguns dos benefícios do site institucional:

  • Divulgação da marca ou empresa,
  • Aumento na visibilidade online,
  • Geração de leads,
  • Contato com clientes
  • Construção de autoridade

Sites de Vendas (E-commerce / lojas virtuais)

Os e-commerces o principal objetivo é a venda online de produtos ou serviços.

As paginas são projetadas para a conversão, o site é todo estruturado para a venda em si.

Portanto, nele tem funcionalidades diferentes de um site institucional por exemplo. Inclui catalogo de produtos, carrinho de compras, pagamento seguro, frete e entrega, politicas de troca e devolução, entre outras.

Benefícios do e-commerce:

  • Aumento das vendas,
  • Fidelização de clientes.
  • Expansão do mercado
  • Redução de custos
  • Otimização do processo de vendas

Esses são alguns dos benefícios mas com uma estratégia de marketing digital bem estruturada a sua empresa pode alcançar todos os objetivos de marketing.

+ Leia também – Como criar um site de vendas

Blogs

O blog tem como objetivo principal o compartilhamento de conteúdo. Diferente do site que as atualizações são feitas quando tem uma alteração de produto ou serviço, por exemplo, o blog é atualizado com frequência, com novos artigos.

Ou seja, você cria conteúdo com frequência. Aliás, minha sugestão é que você tenha um calendário editorial para a criação de conteúdo.

Mas quero ressaltar que o objetivo do blog em si, não é o de criar conteúdo.

O blog pode ser uma porta de entrada para conquistar novos clientes e levar a vendas.

Em outras palavras, ter um blog no site da empresa é uma maneira de educar e informar o seu público sobre a empresa, produtos e serviços.

Aliás, o blog permite que a empresa se torna referencia no seu nicho de mercado.

Além disso, o blog ajuda no SEO para otimização de busca.

+Leitura recomendada – Como criar um blog profissional e de sucesso para a sua empresa

Benefícios do blog

  • Atração de visitantes
  • Geração de leads
  • Construção de autoridade
  • Posicionamento
  • Monetização através de anúncios
  • Vendas de produtos ou serviços
  • Otimização de SEO

Esses são alguns dos benefícios de ter um blog. Tudo vai depender dos objetivos pré determinados e da estratégia de marketing usada.

Aliás, sou suspeita em falar de blogs pois desde que criei o Vou Empreender e Agora? a cada dia me apaixono mais, por todas as oportunidades e estratégias que um blog nos oferece.

O blog é um dos pilares do marketing de conteúdo e para quem deseja tráfego orgânico ele é peça essencial.

Portfólio Online

O portfólio é a apresentação dos melhores trabalhos de um profissional, empresa ou estudante.

É uma ferramenta essencial na divulgação do seu trabalho, principalmente se você é um designer, redator, social mídia, fotografo ou gestor de trafego.

Aliás, é no portfólio digital que você apresenta os seus melhores trabalhos, demonstrar suas habilidades, competências, qualificações e experiencias e assim conquista novos clientes.

Portanto, no portifólio digital você estrutura o conteúdo usando apresentação de fotos, vídeos, textos, projetos realizados, depoimentos de clientes, contato e tudo o que for relevante no seu serviço.

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Conheça meu Portfólio >> Portfólio Criação de Sites

Benefícios do portfólio online

  • Conquista de novos clientes
  • Apresentação de habilidades e experiência
  • Construção de reputação profissional
  • Diferenciação da concorrência

Esses são alguns dos benefícios de ter um site como portfólio online.

Se você quer saber mais sobre os portfólios te indico a leitura do artigo >> Portfólio Online: O que você precisa saber para criar um

Landing page

As landing pages também conhecidas como páginas de aterrissagem ou páginas de vendas, é um tipo de site com o objetivo único, converter visitantes em leads ou vendas.

Diferente de um site institucional com várias páginas e o objetivo informativo, a landing page é estruturada para uma ação especifica.

Em outras palavras, o conteúdo da página é todo voltado para a conversão desejada. Seja ela baixar um ebook, se inscrever em um newsletter ou realizar uma compra.

Ou seja, a landing page deixa bem claro o que o visitante precisa fazer. Para isso ele tem uma chamada para ação clara e objetivo.

Que pode ser em um botão de inscrição, um formulário de contato ou um link para a página de pagamento.

O layout é objetivo e descomplicado, o que evita distrações que possam impedir a conversão.

São páginas altamente otimizadas para conversão, e com técnicas de SEO e copywriting persuasivo.

Benefícios das Landing Pages

  • Aumenta a taxa de conversão
  • Medem a eficiência das campanhas de marketing
  • Permite monitorar o desempenho da página
  • Gera leads qualificados
  • Permite coletar informações sobre o público alvo

Esses são alguns dos benefícios das paginas de vendas, porém, os benefícios dependem dos objetivos de cada landing page.

Sites de comunidade

Os sites de comunidades são fóruns ou redes sociais usadas para interação entre outros usuários.

Que podem ser fóruns de perguntas de respostas como o Quora por exemplo, fóruns de discussão, grupos de interesse, compartilhamento de conteúdo, sistema de reputação e moderação.

Benefícios dos sites de comunidades

  • Criação de comunidade
  • Fidelização de clientes
  • Geração de engajamento
  • Feedback dos usuários
  • Co-criação de conteúdo
  • Suporte e ajuda mútua.

Quero ressaltar que esses são os principais tipos de sites mas existem muitos outros tipos.

A escolha do tipo de site ideal para a sua empresa vai depender dos seus objetivos e necessidades.

Portanto, é importante levar em consideração o público-alvo, o conteúdo que você deseja publicar, o orçamento disponível e principalmente a estratégia de marketing que será usada para alcançar os objetivos da empresa.

Portal de notícias

O portal de notícias é um site que reúne noticias de diversas fontes, oferecendo ao usuário uma perspectiva completa dos acontecimentos mais recentes.

Diferente de um agregador de sites ou notícias, o portal de noticias funciona como um centro de informação, analise e opinião.

Benefícios do portal de noticias

  • Alcance amplo
  • Permite criar uma marca forte e influente
  • Conquiste a confiança e a fidelidade dos leitores com conteúdo relevante e de qualidade
  • Diversas formas de monetizar um portal de noticias
  • Permite criar uma comunidade
  • Espaço para interagir com o público, através dos comentários, debates e outras ferramentas
  • Total controle sobre o conteúdo editorial
  • Informar e conectar pessoas
  • Oportunidade de criar um negócio sustentável e de alto impacto

Criar um portal de notícias requer planejamento estratégico, dedicação e trabalho consistente.

Mas com as ferramentas certas, com paixão e dedicação, você pode transformas seu portal em um projeto de grande sucesso.

Tipos de site de acordo com a estrutura

Site one-page

Site one-page
Site one-page >> Site de Odontologia

O site one-page nada mais é do que o site de uma única página com um conteúdo resumido e o objetivo.

O visitante tem acesso a todos os dados da empresa em uma única página.

Aliás, a navegação é feita através das seções na própria página.

O site one page é muito usado para landing page, sites de apresentação ou portfolios simples.

Veja um exemplo de site one-page >> Site de Odontologia

Sites multi-page

Site Multi-page de corretora de seguros
Site Multi-page de corretora de seguros >> Site Corretora de Seguros

Os sites multi-pages são sites com várias paginas e com um menu para facilitar a navegação e o acesso as diferentes páginas e seções.

Portanto, são sites com uma estrutura mais completa e abrangente, a organização das páginas permite que o usuário encontre o que procura com facilidade.

Ou seja, o conteúdo apresenta maior extensão e detalhamento, sendo organizado em diferentes páginas e seções.

Além disso, é possível otimizar cada página do site para palavras-chave específicas, o que aumenta a visibilidade do site nos mecanismos de busca.

Veja um exemplo de site multi-page >> Site Corretora de Seguros

Sites Responsivos

Site Responsivo
Site Responsivo

Os sites responsivos são estruturados para que o layout do site seja adaptado automaticamente para diferentes dispositivos e tamanhos de tela, como, por exemplo, TV, tablet e celular.

A experiência de navegação é otimizada em qualquer tamanho de tela.

Portanto, a responsividade é essencial para alcançar o publico que usa os smartphones para acessar a internet.

+ Leitura recomendada – Site Responsivo: O que é? E como deixar seu site responsivo

Conclusão

Existem vários tipos de sites e a escolha da estrutura ideal para o seu site vai depender de vários fatores, como seus objetivos, público-alvo, orçamento e tipo de conteúdo.

Aliás, é importante analisar as diferentes opções e escolher a que melhor atende as suas necessidades.

Um bom profissional de criação de sites pode te ajudar a definir o tipo de site, de acordo com as informações que vai passar a ele.

Em outras palavras, com base nas suas necessidades e objetivos o profissional, vai te indicar as melhores opções e te ajudar a escolher a estrutura que melhor atenderá esses objetivos.

Mas lembre-se, um site bem estruturado é fundamental para garantir uma boa experiência de navegação aos visitantes.

O design do site também é importante, afinal todos gostamos do que é bonito, mas a estrutura é a base para o bom funcionamento do site.

Além disso, a escolha de uma boa hospedagem de site também é essencial, pois de nada adianta ter um site que não funciona ou fica saindo fora do ar.

Solicite um orçamento gratuito e sem compromisso. Descubra como posso te ajudar a ter o site ideal para o seu negócio!

Espero ter ajudado de alguma forma com esse artigo sobre tipos de sites.

Abraço e sucesso sempre!

Lilian Rocha

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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