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Portfólio Online: O que você precisa saber para criar um

portfolio online

Portfólio Online você sabe por que é importante ter um?

Saiba que ele é uma ferramenta essencial para a divulgação do seu trabalho e para a conquista de novos clientes.

Por algum tempo procrastinei para criar o meu portfólio, não por não saber da sua importância, mas por não saber exatamente como criar.

E pensando nisso, acredito que assim como eu tem pessoas que também precisam ter o seu portfolio e não sabem por onde começar.

Acredito que se você chegou até aqui é porque realmente está buscando por informações que te ajude a criar portfólio online de sucesso.

Então, fique comigo até o final do artigo que vou compartilhar como você tipos de portfólio online, plataformas de criação, design, o conteúdo e divulgação.

O que é um portfólio?

O portfolio é basicamente a apresentação dos melhores trabalhos de um profissional, empresa ou estudante.

Aliás, é uma ferramenta essencial para a divulgação do seu trabalho e para a conquista de novos clientes ou para se candidatar a uma vaga de emprego.

Principalmente se você é designer, redator, social mídia, fotografo e gestor de tráfego.

Nele você vai apresentar os seus melhores trabalhos, e demonstrar suas habilidades, competências, qualificações e experiencias.

portfólio online
Portfólio Online

Porque ter um Portfolio?

Um portfólio apresenta seus trabalhos realizados, suas experiências e habilidades como profissional.

Ele e uma ferramenta importante na prospecção de clientes ou na busca de um vaga de emprego por exemplo.

Através dele as pessoas terão acesso ao que você é capaz de fazer e se você é a pessoa certa para o que precisam.

Aliás, portfólio bem feito pode te ajudar a gerar credibilidade e confiança. Pois ele mostra que você é um profissional qualificado e que tem experiencia.

Portanto, ter um portfólio online é uma das melhores maneiras para divulgar e promover o seu trabalho e assim atrair novas oportunidades e clientes.

Você pode compartilhar o portfólio nas redes sociais, em sites de portfólio e em outros canais online, como o Google Meu Negócio.

Além disso, você deve otimizar o portfólio online para SEO (mecanismos de buscas, como o Google).

Pois dessa forma, quando os usuários fizerem buscas por assuntos ou pelo serviço que você presta seu portfolio irá aparecer nos resultados das pesquisas de forma orgânica (sem investir em anúncios).

Aliás, uma excelente estratégia de marketing digital para divulgar o seu trabalho é criar um portfólio online e um perfil no Google Meu Negócio, e fazer a otimização de ambos.

Dessa forma um impulsiona o outro e os dois podem aparecer nas primeiras posições do Google, gerando ainda mais credibilidade.

Resumindo, se você está procurando emprego ou quer promover seu trabalho, um portfólio é uma ferramenta essencial, para gerar credibilidade e se destacar da concorrência.

Um portfólio online seguro é essencial para proteger suas informações pessoais e profissionais. Para saber mais sobre como fazer isso, leia nosso artigo sobre Certificado SSL

Tipos de portfólio

Antes de falar como fazer portfólio online vou falar sobre os tipos de portfólio.

Assim você já define qual tipo é o melhor tipo de portfólio para divulgar o seu trabalho.

Existem muitos tipos de portfólio e cada um com um objetivo, vou falar dos tipos mais usados:

  • Portfolio carreira

Quem está em busca de uma vaga de emprego usa esse tipo de portfolio.

Ele deve destacar suas habilidades e experiencias profissionais e mostrar que você é o candidato certo para o trabalho ou projeto.

  • Portfolio de projeto

Este tipo é para mostrar o seu trabalho em um projeto específico.

Você pode usá-lo tanto se estiver procurando emprego, para divulgar seus trabalhos ou simplesmente para compartilhar o seu trabalho com o mundo.

  • Portfolio Criativo

Esse tipo é para mostrar o seu trabalho criativo, como arte, design, fotografia, música ou social media.

  • Portfolio Acadêmico

Você usa esse tipo ara demonstrar suas habilidades acadêmicas e suas conquistas.

Portanto, você usa para uma admissão em uma universidade ou programa pós-graduação.

  • Portfolio pessoal

Você usa para compartilhar seus interesses e hobbies.

Geralmente usado para networking ou simplesmente para se expressar.

Para escolher o tipo de portfolio certo para você, leve em consideração seu objetivo e o público alvo.

Então, se você está procurando emprego, um portfolio de carreira é a melhor opção. Agora se o seu objetivo é divulgar o seu trabalho, um portfolio de projeto ou criativo pode ser a escolha perfeita pra você.

Agora que você já sabe como escolher o melhor tipo de portfólio para você é hora de começar a criar o portfólio.

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Passos para criar um portfólio online

1 – Escolha da plataforma

Existem várias plataformas para criar o seu portfólio online, as principais plataformas de criação de portfolio online são as que oferecem uma variedade de recursos e funcionalidades para que os usuários possam criar um site profissional, de alta qualidade.

Algumas das plataformas mais populares são:

  • Behance: É uma plataforma da Adobe, muito popular entre os profissionais criativos, como designers gráficos, desenvolvedores de site e fotógrafos. Com uma grande variedade de recursos para montar seu portfólio online, incluindo galerias, vídeos projetos e currículos.
  • Wix: É uma plataforma de criação de sites, fácil de usar e oferece uma variedade de modelos para você editar. É uma boa opção para quem deseja montar seu portfólio online grátis e não tem experiência em desenvolvimento web. Pra mim, tem um contra que é o fato de não conhecer nenhum site feito na plataforma que esteja posicionado nas primeiras posições do Google.
  • Adobe Portfolio: É um aplicativo da Adobe que permite criar um portfólio online usando os recursos do Adobe Creative Cloud. Muito usado por criativos que querem usar a mesma plataforma que usam para criar seus criativos.
  • WordPress permite que você crie sites, blogs e páginas de vendas, e também permite que você crie sites de portfólio. É muito flexível e oferece uma grande variedade de temas e plugins para personalizar o design do site.

+Leia Também – Elementor – Construtor de sites gratuito para WordPress

Quando for escolher a plataforma para criar seu portfólio, considere:

  • Tipo de trabalho: Algumas plataformas são mais adequadas a certos tipos de trabalho do que outras, dependendo do tipo de trabalho. Por exemplo, a Behance é voltada para profissionais criativos.
  • Nível de experiência – algumas plataformas são mais fáceis de usar do que outras. Caso, não tenha a experiência necessária para usar a melhora plataforma minha sugestão é que contrate alguém para criar o seu portfólio.
  • Recursos e funcionalidades – Algumas plataformas oferecem mais recursos e funcionalidades que outras. Mas o importante não é a quantidade de recursos, mas sim ter o recurso que você precisa para ter um portfólio profissional.

Analise esses pontos e veja qual a melhor plataforma para criar o seu portfólio.

Pra mim, a melhor ainda é o WordPress, justamente pela infinidade de possibilidades que temos dentro da plataforma.

Nele você terá um portfolio profissional, personalizado e que trará os resultados que deseja.

Além disso, você consegue otimizar o seu portfolio e posicionar nas primeiras posições do Google, aumentando a visibilidade do seu trabalho e em consequência as oportunidades.

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Plugin que eu uso para criar Sites, Blogs e Portfólio – Clique na imagem e saiba mais!

2 – Portfolio Design

Assim como em um site, o design de um portfólio é importante para destacar o seu trabalho, passar credibilidade e gerar confiança.

Para isso, seja claro e objetivo, a apresentação deve ser fácil de navegar e de entender.

Use um layout claro e objetivo para que os visitantes possam encontrar o que estão procurando rapidamente.

Use imagens de alta qualidade, elas são uma parte importante de qualquer apresentação.

Portanto, use imagens de qualidade que mostrem o seu trabalho da melhor maneira possível.

Escolha uma tipografia legível, afinal é outra parte importante do design de um portfólio.

Em outras palavras, escolha uma letra legível que seja fácil de ler e com um tamanho agradável de ler.

A cores devem ser harmônicas, atraentes e profissionais. Use as cores para criarem impacto visual e para transmitir a mensagem desejada. Quando for escolher as cores pense no seu público alvo.

Além disso, personalize seu portfólio, para refletir a sua personalidade e o seu trabalho, Não comete o erro de usar um design genérico e sem personalidade.

Com um pouco de planejamento e esforço, você pode criar um design que irá ajuda-lo a alcançar seus objetivos profissionais.

Alias, se estiver procurando por um profissional para criar o seu portfólio online, te convido a conhecer o meu portfólio >> Criação de Site

Tenho certeza de que juntos criaremos a apresentação perfeita para você.

3 – Conteúdo do portfólio online

“Seu portfólio não é lugar de projeto feito, é lugar para os seus melhores projetos”.

Essa frase quer dizer exatamente isso, não é porque você fez um projeto para um cliente que ele precisa estar no seu portfólio.

Aliás, se você ainda não tem clientes, você também pode criar o seu portfólio.

Crie projetos fictícios, ou escolha uma empresa para criar um projeto e coloque no seu portfólio.

Se você olhar meu portfolio vai ver que tenho poucos projetos de clientes por lá. Pois escolhi os projetos que mais representam o meu trabalho.

Então, antes de sair colocando seus trabalhos de qualquer jeito, faça o planejamento e escolha os seus melhores projetos. Aqueles que você mas se orgulha de ter feito.

O seu portfolio deve ser objetivo em mostrar para o seu potencial cliente o que você é capaz de fazer e o que ele pode esperar do seu trabalho.

Organize de forma clara e fácil de navegar e de entender. Como já mencionei use imagens e vídeos de alta qualidade.

Apresente quem é a pessoa por trás dos projetos, crie uma seção para se apresentar.

Inclua depoimentos dos clientes no seu portfólio, isso gera credibilidade.

Afinal não será você falando de você e sim outras pessoas contando como foi fazer um serviço com você.

Aposte na simplicidade, não use palavras difíceis ou temos técnicos (somente se for necessário para passar a credibilidade no serviço que fará).

Use frases e parágrafos curtos, escreva de acordo com o seu público alvo.

Atualize seu portfólio com frequência, adicione novos projetos sempre que possível.

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+Leia também – Hospedagem de Site

Principais seções do portfólio online

  • Introdução: coloque o que o visitante irá encontrar
  • Trabalhos: essa seção é o coração do portfólio, selecione os seus melhores trabalhos, coloque informações relevantes.
  • Sobre mim: coloque informações sobre você, como experiencia e interesses.
  • Contato:  aqui você inclui as redes sociais também
  • Depoimentos de clientes: coloque prints de clientes dando feedback sobre o seu trabalho
  • Faq (perguntas frequentes) algumas pessoas não dão importância para essas seções, é nela que você irá responder as perguntas que recebe com mais frequência e aproveitar para quebra possíveis objeções

Aproveite o seu portfolio para conquistar novos clientes.

Como divulgar seu portfólio online

Depois de pronto é hora de começar a divulgar, afinal de nada adianta você ter um portfólio para divulgar o seu trabalho se ninguém chegar até ele.

Eu sempre falo que sem tráfego, sem vendas.

Portanto, a divulgação do portfolio é essencial para atrair novos clientes e oportunidades.

Então, vamos a algumas estratégias de marketing digital para divulgar o seu portfólio:

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima forma de compartilhar o seu portfolio com um publico amplo.

Você pode criar uma pagina ou perfil para divulgar o seu portfólio em plataformas como o Linkedin, Instagram, Pinterest e o Behance.

Minha sugestão é que você faça uma pesquisa de onde o seu publico alvo está.

Por exemplo, se você atende empresas o Linkedin é uma rede social onde você terá acesso a vários empreendedores e tomadores de decisões nas empresas.

+ Leia também – Marketing nas redes sociais

Sites de Portfolio

Existem plataformas que permite que você divulgue o seu portfolio online.

Esses sites podem te ajudar a atrair novos clientes e aumentar o trafego do seu portfólio.

E-mail Marketing

Você pode usar o Email marketing para enviar o seu portfólio para contatos relevantes.

Isso pode incluir clientes antigos, colegas de trabalhos e profissionais do setor.

Vale a pena analisar as possibilidades e ver se está dentro da estratégia que planejou.

Leias também – Email Marketing: A estratégia quie vai impulsionar seu negócio

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa que bem estruturada pode te trazer boas oportunidades.

Para isso, você precisa criar conteúdo relevante para o seu nicho de marcado.

Em outras palavras, criar conteúdo de valor para o seu publico alvo, tire dúvidas ajude genuinamente as pessoas que chegarem até o seu conteúdo.

Ter um blog com artigos relevantes também ajuda no SEO do seu portfolio e do seu perfil no Google Meu Negócio.

Ajudando a rankear no Google aumentando a visibilidade e as oportunidades de conversão.

Aqui no Vou Empreender e Agora tem um artigo sobre Marketing de Conteúdo para divulgar seu site, mas as estratégias se aplicam a divulgação do portfólio digital também.

Como fazer seu portfólio ser encontrado no Google

Para que o seu site apareça no Google ele precisa ser otimizado para SEO.

Otimizar seu site para SEO é o processo de tornar seu site mais fácil de ser encontrado e indexado pelos mecanismos de buscas como o Google.

Em outras palavras, você precisa aplicar técnicas de SEO no seu site.

Isso ajuda a atrair mais tráfego para o seu site e gerar mais leads e vendas.

Pra mim, a melhor estratégia de marketing digital para quem te um site é o SEO, pois o seu site aparece nos resultados das pesquisas de forma orgânica sem você investir em anúncios.

Veja algumas dicas para otimizar seu portfólio online:

  • Escolha de palavras-chaves certas: A primeira etapa para otimizar seu site para SEO é escolher as palavras-chave certas. As palavras-chave são os termos que as pessoas usam para pesquisar no Google. Por isso a importância das palavras-chave, elas é que irão garantir que seu site seja encontrado por pessoas que estão procurando informações sobre o que você oferece.
  • Crie conteúdo de qualidade:  O conteúdo é o que os mecanismos usam para determinar a relevância de um site. Portanto, crie conteúdo relevante para as palavras-chave que você escolheu. O conteúdo deve ser informativo, útil e interessante para os leitores. Ajude os seus leitores!
  • Título e descrição: O título e a descrição (metadescrition) é o que aparece nos resultados das pesquisas. Portanto, crie um título e uma descrição que sejam relevantes para as palavras-chave que você escolheu e que seja atraente para os leitores.
  • Construa links para o seu site: Ter links de outros sites para o seu são um sinal para os mecanismos de busca de que o seu site é relevante e valioso. Por isso, tenha links de outros sites relevantes e de alta autoridade apontando para o seu.
  • Otimize seu portfólio para dispositivos móveis: Certifique-se de que seu site se adapta para os diferentes dispositivos.

Esses são algumas técnicas de SEO para que você inicie a otimização do seu site.

Aliás, aqui no blog tem vários artigos sobre SEO, leia mais em >> Estratégias de SEO

Conclusão – Portfolio Online

Enfim, são muitas as vantagens de ter um portfólio online, mas as mais relevantes pra mim são: Acessibilidade, visibilidade, facilidade a de atualizar o baixo custo.

  • Acessibilidade, afinal um portfólio online fica disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, o que significa que os potenciais clientes podem acessar quando desejarem.
  • Visibilidade global, pois o portfólio online assim como um site, pode ser visto por pessoas do mundo todo, o que aumenta as chances de encontrar novos clientes e as oportunidades de conversão.
  • Facilidade de atualização: além de ser fácil de atualizar ele permite que as pessoas tenham acesso as informações atualizadas sobre o seu trabalho.
  • Baixo custo: ele pode ser criado e mantido com um custo relativamente baixo, principalmente se comparado com o retorno ele traz.

Portanto, se você ainda não tem um portfolio digital e está em busca de uma maneira para aumentar o seu faturamento ele é essencial.

E seguindo essas dicas que compartilhei tenho certeza de que irá criar e divulgar o seu portfolio de forma mais simples.

Agora, se você está procurando um portfólio online que seja profissional, atraente e fácil de usar? Então, entre em contato comigo para saber mais sobre meus serviços de criação de sites portfólio >> WhatsApp 1199616-4620

Espero ter ajudado de alguma forma com esse artigo e se ficou alguma dúvida pode me chamar no direct do Instagram @Lilianrocha76.

Beijos e sucesso sempre!

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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