Como Vender pelo Pinterest – Estratégia para vender no Pinterest
Como Vender pelo Pinterest? Você já usa a plataforma? Usa apenas como passatempo?
Então, vou te contar algo. O Pinterest é o lugar perfeito para você divulgar seu negócio. Aliás, vem comigo que vou te contar como vender pelo Pinterest e o melhor de forma gratuita.
E aí, gostou da ideia?!
É isso mesmo você pode criar uma estratégia de marketing e usar o Pinterest para divulgar e vender seus produtos.
Aliás, se você tem um site, blog ou e-commerce ele pode ser uma fonte de visitas diárias. Tudo isso de forma orgânica (sem custo) o que por si só já é fantástico.
Saiba que as pessoas usam o Pinterest como fonte de inspiração.
Mas também pesquisam e guardam imagens de produtos que pretendem comprar. E é aí que as empresas entram.
Se você não sabe nem por onde começar vou te ajudar. Então vamos lá?!
>> Aprenda a usar o Pinterest de forma estratégica <<
Nesse artigo…
Como Vender Produtos pelo Pinterest
Salve essa imagem no seu perfil do Pinterest para ler sempre que quiser!
Afinal, o que é o Pinterest?
Para a maioria das pessoas o Pinterest é uma rede social.
Porém, apesar de ter algumas funções de uma rede social, o Pinterest funciona como um mecanismo de buscas como o Google.
Mas no Pinterest a pesquisa é através de imagens. Ou seja, é um buscador visual.
O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual para encontrar ideias como receitas, inspiração para sua casa e estilo, e muito mais. (Fonte – Pinterest)
As pessoas compartilham fotos, que são inspiração para muita gente.
A organização dos Pins são feitas em pastas, geralmente separadas por temas. Como por exemplo moda, marketing, empreendedorismo e muito mais.
Os usuários podem salvar suas próprias imagens chamadas de Pins.
Da mesma forma, podem procurar e salvar imagens de outras pessoas que são os Repins.
Além disso, os Pins não precisam ser apenas fotos, podem ser vídeos ou produtos.
Saiba que o objetivo do Pinterest é inspirar as pessoas. Então capriche nos seus Pins.
Marketing no Pinterest – Como Vender pelo Pinterest
Segundo o Pinterest, as pessoas que estão na plataforma estão ansiosas por nova ideias. Ou seja, você pode ser a inspiração que estão procurando.
Veja alguns dados compartilhados pelo Pinterest:
97% das pesquisas do Pinterest não tem marca especificadas
85 % do Pinners dizem que o Pinterest é onde eles vão para iniciar um novo projeto
80% de Pinners descobriram uma nova marca ou produto no Pinterest
O Pinterest é onde as pessoas navegam, descobrem e compram. Apareça no momento de inspiração e leve seu público da ideia ao “Eu fiz”. (Pinterest)
Portanto, é aí que a sua empresa entra. Seja a primeira opção, apareça e ajude a tomarem a decisão de comprarem o seu produto. Assim os usuários encontram o que procuram e você aumenta suas vendas.
Além disso, a plataforma tem investido em ferramentas para ajudar as empresas a divulgarem os seus negócios dentro da plataforma.
Leia – Como Vender nas Redes Sociais
Porque usar o Pinterest na estratégia de Marketing do seu negócio?
Recentemente muitos empreendedores descobriram o Pinterest como fonte de tráfego (pessoas) para sites, blogs, e-commerces e mini sites.
Mas o melhor de tudo é que além de ser tráfego orgânico (visitas sem a necessidade de pagar por anúncios), são pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
O Pinterest é um mecanismo de pesquisa visual. Estruturado em SEO, muito parecido com o Google, o que o torna ainda mais eficaz, para atrair tráfego orgânico.
Devido as pessoas estarem na plataforma para se inspirar, se você usar o Pinterest de forma estratégica, criando uma presença você vai aumentar a visibilidade do seu negócio e em consequência as vendas.
Além disso, tem a possibilidade de você criar um Pin e ele viralizar. Ou seja, mais pessoas irão conhecer a sua empresa. Olha o print de um Pin de História aqui do Vou Empreender e Agora? que viralizou, só esse Pin alcançou 588 mil pessoas.
Aliás, outro ponto a favor do Pinterest é o tempo de vida dos Pins que é muito maior do que os posts em outras redes sociais.
Só para você ter uma ideia o perfil da loja que eu fechei está parado a 2 anos e os pins ainda continuam levando visitas para o blog.
Por isso, minha sugestão é use o Pinterest na sua estratégia de Marketing e saia na frente.
Leia – Como Ganhar Seguidores no Pinterest – Como eu aumentei de 42 para 2 mil seguidores
Como funciona o Pinterest Business (Pinterest para Empresas)
Assim como em outras redes sociais o Pinterest tem uma conta para empresas, o Pinterest Business.
Portanto, para que você tenha o sucesso esperado e consiga divulgar de forma correta o seu negócio, o primeiro passo é criar uma conta business ou converter a conta que você já tem.
Para criar sua conta business no Pinterest é simples.
1 – Na página inicial do lado direito no menu clique em “Criar Conta”
2- Agora preencha os dados e clique na opção “Criar uma conta business”
Além disso, você precisa configurar o perfil da sua empresa de maneira profissional e otimiza-lo.
>> Aprenda a fazer todas as configurações necessárias para ter sucesso com o Pinterest <<
Como otimizar o perfil do Pinterest?
Agora você vai configurar o seu perfil de forma estratégica, para isso tenha em mente que seu perfil precisa ser encontrado tanto no Pinterest como no Google.
Nome de usuário
Portanto, use o nome do seu negócio. Dê preferência o nome que já usa em outras redes socais.
Use um nome fácil de ser lembrado. Além disso, você também pode colocar a palavra-chave do seu nicho de mercado pelo qual as pessoas costumam fazer buscas.
Aliás, o nome de usuário será o link (URL) do seu perfil. Ou seja, a URL do seu perfil no Pinterest ficará assim, pinterest.com/seunomedeusuario como pode ver no print abaixo.
Além disso, será o seu @ dentro do Pinterest. Assim como no Instagram as pessoas podem citar o seu perfil usando o @.
Descrição do perfil no Pinterest
Logo, a descrição é tão importante quanto o nome de usuário, para que seu perfil seja encontrado e fique bem posicionado nas pesquisas.
Portanto, faça uma boa descrição usando palavras-chave (palavra ou frase que resume o seu tema principal) do seu nicho mercado.
As palavras-chave também devem ser usadas nos títulos e descrição dos seus Pins e o mesmo vale para as pastas que você criar. Pois é através delas que o Pinterest identifica o assunto do seu Pin ou pasta. Dessa forma, melhora o posicionamento nas pesquisas dos pins e pastas também.
A foto do perfil no Pinterest
A foto do perfil deve ser uma que as pessoas reconheçam com facilidade. No perfil do Vou Empreender e Agora? Usei a logo do blog.
Mas vale ressaltar que pessoas se conectam com pessoas e se você é cara do seu negócio é super valido usar uma foto sua.
Importante – Não esqueça de adicionar o endereço do seu site, blog, mini site ou e-commerce no campo “URL do seu site”.
Afinal, isso rá ajudar na estatégia para vender seus produtos no Pinterest.
Como Funciona o Pinterest Business
Reivindique seu site/blog no Pinterest
Na conta business você tem algumas ferramentas que irão te ajudar e facilitar a sua divulgação.
E uma delas é fato de que qualquer imagem que for salva a partir do seu domínio será atribuída ao seu perfil. Sua foto de perfil aparecerá ao lado do pin.
Além disso, o ícone de globo aparece ao lado da URL do seu site/blog no seu perfil.
Mas para isso você precisa reivindicar o seu domínio no Pinterest. Além do domínio você pode conectar suas redes sociais.
Portanto, vá em editar perfil. Agora clique na opção reivindicar. Após reivindicar seu site / blog no Pinterest, aguarde a configuração dele para ter acesso às informações exclusivas do perfil de negócios.
Aliás, com o blog reivindicado você terá acesso as análises e métricas do Pinterest Analytics.
Como por exemplo, quais os pins e pastas tiveram os melhores desempenhos e outras informações relevantes para a sua estratégia de marketing na plataforma.
Ative os Pins Avançados (Rich Pins)
Agora você irá ativar os Rich Pins, pois além de você ter acesso às informações diretamente no Pin, você poderá criar os Pins de Produtos.
São 4 tipos de Pins avançados (informações extraídas do Pinterest):
- Produto – facilitam as compras. Eles incluem preços e disponibilidade em tempo real, além de mostrar onde comprar o produto.
- Receita – com os ingredientes e os passos necessários passos para fazer a receita.
- Aplicativos – disponibilizam o download de apps diretamente no Pinterest (são compatíveis apenas com o iOS).
- Artigo – Os Pins de Artigo mostra o título, o autor e a descrição.
No nosso caso que queremos vender produtos no Pinterest, vamos criar os Pins de Produto.
Então, vamos conhecer os recursos do Pinterest Shopping para que você possa colocar seus produtos para vender.
Pins de Produto: o Pinterest Shopping (Como Vender pelo Pinterest)
Os Pins de produtos levam as pessoas para o seu site, onde podem comprar os seus produtos.
Ou seja, antes de adicionar um Pin de produto as pessoas precisam poder comprar diretamente no seu site.
Além disso, você terá acesso a ferramenta de catalogo, podendo criar grupos de produtos dentro do Pinterest.
Aliás, com o Pin de Produto as atualizaçoes feitas no site são autmaticamente feitas no Pinterest
Para criar os Pins de produto além de ativar os Rich Pins que falei, é necessário adicionar marcações no seu site.
Portanto, acesse o Pinterest e siga as instruções >> Adicionar Pins de Produto no seu site.
Importante – Você também pode usar o Pinterest para divulgar sua marca, produto ou negócio mesmo sem ter um e-commerce.
Ou seja, é só você criar Pins e direcionar para onde as pessoas possam conhecer melhor os seus produtos ou serviços. Como por exemplo um perfil no Instagram ou Facebook
Esteja presente no Pinterest para vender
Depois de criar e configurar a sua conta é necessário que esteja presente no Pinterest.
Não adianta criar a conta e postar uma vez e sumir. Saiba que para ter um alcance dentro da plataforma o seu perfil tem que ser relevante.
Portanto, para ganhar relevância, crie pins e salve pins de outros usuário. Dessa forma, os seus pins aparecerá para mais pessoas.
Aliás, o perfil do blog só começou a crescer realmente quando comecei aplicar as estratégias do Curso Pinterest Pro Afiliados.
Aliás, recentemente o Curso Pinterest Pro foi reformulado e agora contamos com 3 versões:
- Afiliados – essa versão é para quem trabalha como afiliado
- Negócios – já essa versão é para quem deseja vender produtos físicos ou divulgar seu serviços
- Service – essa versão é pra quem deseja prestar serviços (ser gestor de Pinterest ou dar consultoria)
Por isso, tenha consistência na criação de Pins, crie um calendário editorial e mãos á obra.
Conclusão – Como Vender no Pinterest
Enfim, o Pinterest é uma excelente ferramenta de marketing digital que você pode usar para aumentar a visibilidade do seu negócio, mesmo que você não tenha um e-commerce.
Aliás, você pode direcionar tráfego para outras redes socais, como já falei.
Portanto, crie um perfil estratégico e uma presença digital na plataforma. Construa uma audiência e se relacione com as pessoas que seguem o seu perfil.
Ou seja, seu negócio terá mais visibilidade, estará mais próximo aos clientes e as vendas serão uma consequência.
Agora que você já sabe que o Pinterest é uma fonte de tráfego qualificado para o seu site e que pode te gerar milhares de visitas sem gastar com anúncios.
E já sabe como começar a usar o Pinterest para aumentar as vendas, recomendo que conheça o Curso Pinterest Pro.
Nesse curso você terá um passo a passo de como usar a plataforma para alavancar o seu negócio e suas vendas!
>> Quero saber mais do Curso Pinterest Pro Negócios <<
Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma e que você tenha percebido o potencial do Pinterest.
Então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo o Curso de Pinterest mais completo.
Ah, não esquece de vir me contar como está sendo o seu trabalho no Pinterest e aproveite para deixar o link do seu perfil nos comentários para que eu possa seguir. Combinado?!
Se ficou alguma dúvida me chama no direct do Instagram @lilianrocha76.
Abraços
Lilian Rocha
Se você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários
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