O que postar no Instagram? (Ideias de post para Instagram Comercial)
O que postar no Instagram? Quando o assunto é Instagram, uma dificuldade muito grande que a maioria dos empreendedores tem é justamente o que postar.
Uma vez que cada empresa tem a sua identidade, a sua essência e consequentemente um público específico é necessário entender o tipo de publicação que funciona melhor para cada uma.
Porém, existem tipos de posts que funcionam bem sempre no Instagram.
O que você precisa é adaptar o tipo de post para seu negócio.
E se apesar de saber da importância de ter consistência na rede social, você se sente perdida do que postar.
Muitas vezes deixa de postar ou acaba até mesmo criando posts em cima da hora só para não deixar de fazer o post?
Ou ainda pior não tem consistência por não saber o que postar.
Eu sei exatamente o que é isso.
Já vivi na pele, essa dificuldade de não saber o que postar, quando e como.
Por isso, fique comigo até o final porque depois de ler esse artigo tenho certeza de que não terá mais problema de não saber o que postar no Instagram e outras redes sociais.
Vou compartilhar com você o que aprendi usando o Instagram para vender.
Aliás, fiz muitos testes, fiz cursos e cheguei a ter 80% do meu faturamento mensal vindos através do Instagram.
Ah e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários ou me chame no Instagram @lilianrocha76 que terei o maior prazer em te ajudar.
Afinal sei exatamente o que você está passando e como te ajudar.
O que postar no Instagram Comercial para ter Sucesso em Vendas
Salve essa imagem no seu perfil do Pinterest!
Minha história com o Instagram
Antes de falar do que postar no Instagram, vou resumir a minha trajetória para que você entenda como posso te ajudar a usar o Instagram para fazer vendas.
Iniciei vendendo lingeries de porta em porta em 1995.
Parei para trabalhar como CLT em 2000 e voltei a vender lingerie em 2003.
Em maio de 2008 montei minha loja de lingeries.
Porém em 2012 mudei de endereço, sai de um ponto comercial e fui para uma residência.
Apesar de ter uma clientela, não tinha mais as portas abertas e uma vitrine para despertar o desejo de quem passasse em frente à loja.
Foi então que decidi que iria usar as redes sociais como vitrine e assim despertar o desejo das minhas clientes.
Em fevereiro de 2014 criei a conta no Instagram e fiz o primeiro post.
Porém não sabia nada, não tinha nem ideia de como usar o Instagram para o que eu queria.
Mas não desisti, fiz testes e mais testes, assisti vários vídeos, li tudo que achei que pudesse me ajudar nesse processo.
Fiz vários cursos e consegui atingir meu objetivo.
Cheguei a ter 80% do meu faturamento mensal vindo do Instagram.
Passei a realizar vendas para todo Brasil.
Inclusive cheguei a conquistar clientes fora do Brasil também.
Ah tudo no orgânico, nunca fiz anúncios.
Por isso um conselho que te dou é “Aprenda a usar as ferramentas que o Instagram te oferece.”
E eu posso te ajudar nesse processo!
Leia também – Estratégia de Vendas no Instagram
Como criar conteúdo para o Instagram, ou seja o que postar no Instagram
Para você criar conteúdo para o Instagram você precisa levar em consideração que as pessoas não estão lá para comprar.
Ou seja, seu conteúdo tem que ser algo que entretém, ensina e inspira.
Além disso, você precisa ter bem definido esses três pontos:
- Persona (cliente ideal)
- Linha Editorial
- Calendário Editorial
Portanto, antes de qualquer coisa saiba exatamente com que você vai falar.
Qual a intenção do post que você vai fazer, para que possa definir o seu calendário de posts.
Além disso, você precisa conhecer o seu produto, mas acredito que nem preciso te falar isso não é mesmo?!
Saiba que tudo isso irá facilitar na criação de conteúdo e você não terá dificuldade para criar seus posts no Instagram.
Leia Também – Templates Canva
Faça do seu Instagram uma Revista online do seu negócio
Para isso você precisa de conteúdo interessante e relevante para seus seguidores.
Pense no perfil do Instagram como se ele fosse a revista do seu negócio.
Portanto, leve em consideração que uma revista tem várias seções.
Todas abordam assuntos relacionados ao tema da revista e com o seu feed do Instagram não deve ser diferente.
Artigos que você deveria ler também – Série de artigos sobre Instagram
O que postar no Instagram comercial
O feed é o que as pessoas vão ver logo depois da Bio que já falei da importância em outro artigo aqui no Vou Empreender e Agora?
Por isso tenha o capricho de ter um feed agradável e bonito de se ver.
Pois isso também ajuda as pessoas as decidirem se vão permanecer no seu perfil do Instagram ou não.
E se vão clicar em algum post para ver mais detalhes.
Se o que elas encontrarem lhes agradar o próximo passo será te seguir no Instagram.
Ou seja, o Instagram é uma rede social totalmente visual e os posts bonitos são os que se destacam. Por isso capriche nas fotos do seu Instagram.
No Feed temos a opção de post de uma única foto.
O carrossel que você pode postar até 10 fotos em uma mesma publicação.
O post de vídeo de 15 segundos e a prévia do IGTV com até 1 minuto.
Essas são as opções. O ideal é você testar e ver qual te trará mais retorno.
Na época da loja o que mais me dava retorno eram os posts de fotos.
Aliás tanto em engajamento, quanto em vendas.
Por isso, analise sempre as métricas que o próprio Instagram te oferece.
Assim você saberá o que está dando certo para replicar e o que não deu certo descarte, não poste mais.
+ Aprenda Como Organizar o Feed do Instagram – 6 Tipos de Feed Fáceis de Fazer
Ideias do que postar no feed do Instagram Comercial
Agora que você já sabe quais os tipos de posts que você pode fazer no feed do Instagram.
Vou compartilhar com você algumas ideias do que você pode postar. Aliás todas as ideias você pode e deve adaptar para o seu negócio. Combinado?!
Transforme o que você vende em conteúdo para as redes sociais
Vamos partir do princípio que tudo pode virar conteúdo para o Instagram.
Então, transforme o que você vende em conteúdo.
Agora você vai me perguntar, mas Lilian como vou fazer isso?!
E a resposta é simples, comece pensando no obvio do seu negócio.
Ou seja, mesmo que para você seja obvio para o seu cliente pode não ser.
Por exemplo, se você vende acessórios, você sabe como limpar correto?!
Mas o seu cliente pode não saber.
Então faça um post ensinado como limpar suas peças.
Faça assim com tudo que para você é obvio e te garanto que já terá muito conteúdo para postar nas suas redes sociais.
Conte Histórias
Todo mundo gosta de uma boa história, então compartilhe a sua história.
Como você chegou até aqui. Porque você faz o que faz. Mostre os bastidores da sua empresa.
As histórias incentivam o engajamento e muitas vezes o compartilhamento.
Além disso, quando você conta a sua história gera conexão.
Ah, não esqueça de compartilhar também as suas dificuldades, suas dúvidas e os desafios.
Afinal todos passamos por isso.
Porém, tenha equilíbrio ao compartilhar, não faça do perfil da empresa um local de desabafo.
Aliás compartilhe também as conquistas e vitórias da empresa.
Já os bastidores te ajudará a humanizar o perfil do seu negócio e gera confiança.
O que fará muita diferença nos seus resultados. Pois só compramos se nos sentirmos seguros.
Por fim, compartilhe novidades e tendências da sua área, despertando a vontade das pessoas te seguirem para acompanhar tudo de perto.
+ Leitura recomendada – Storytelling: O que é? Como aplicar na sua estratégia de Marketing Digital
Embalagem do produto – Ideia do que postar no feed do Instagram
Se você envia para outros lugares mostre como você embala.
Você pode filmar o processo de embalagem e envio.
Isso é outra forma de gerar credibilidade e despertar a confiança.
Mas é importante caprichar na embalagem e colocar algum mimo junto.
Eu enviava sempre um mimo e colocava uma cartinha escrita à mão.
Isso ajuda as pessoas a se conectarem com a marca e gera compartilhamentos nas redes sociais.
Além de ajudar a fortalecer a imagem da empresa, é uma ótima forma de incentivar as pessoas a comprarem.
Quem usa muito bem essa estratégia das embalagens é a Francisca Joias. Ela cria embalagens lindíssimas, que suas clientes até colecionam as embalagens.
Leia também – Como tirar Fotos de Produtos para Instagram – Fotos que vendem
Faça perguntas nos posts do feed do Instagram
As pessoas adoram ser ouvidas, então se você vai lançar um produto ou vai escolher entre duas cores por exemplo.
Pergunte aos seus seguidores, tenho certeza de que vão te ajudar e ainda ficaram felizes em ajudar no processo.
É uma forma de se sentirem próximos a marca, ajuda a criar vínculo e a fidelizar.
Outra forma é usar os duelos, coloque dois produtos similares e pergunte qual você prefere 1 ou 2, por exemplo.
+ Leia também – 5 Estratégias para Vender no Instagram
O que postar no Instagram? Compartilhe o que você sabe
Quais são as maiores dúvidas dos seus clientes?
Quais as dificuldades que eles têm?
Crie posts que tire essas dúvidas e ajude com as dificuldades.
Como por exemplo, uma dificuldade que minhas clientes tinham era em como lavar as lingerie para durarem mais.
Aproveitando isso criei conteúdo para o blog, Facebook e Instagram.
E segui criando conteúdo com as dúvidas mais, frequentes que elas tinham.
As vezes uma única dúvida pode virar vários posts.
Ou seja, ajude o seu público a sanar suas dúvidas em relação ao seu produto ou serviço.
Para isso você pode e deve observar quais as perguntas mais frequentes que você recebe.
Além disso, comentários, e conversas no Direct podem virar ideias de posts.
Portanto, olhe tudo com outros olhos e analise o que pode ser importante para seus seguidores e clientes e crie conteúdo com isso.
Seja a pessoa que eles procuram quando precisam de algo da sua área.
Prova social – Ideia do que postar no feed do Instagram
Se você não sabe o que é prova social, a prova social é um gatilho mental muito usado para gerar credibilidade e confiança.
Ou seja, poste depoimentos de clientes.
Afinal não a nada melhor do que saber o que outros clientes estão falando da empresa, não é mesmo?!
Portanto, recebeu uma mensagem no Whatsapp elogiando o seu trabalho, dê um print e compartilhe.
Além disso, poste seus clientes usando seus produtos.
É só pedir para seus clientes mandarem uma foto usando o produto e postar.
Tenho certeza de que lhe enviaram e ficaram felizes em aparecer nas redes sociais da empresa.
Outra coisa que sempre pedia era para me mandarem fotos de quando recebiam as caixas enviadas pelo correio.
Afinal lingerie não é algo que sempre dá para compartilhar fotos usando.
Aliás esse era um dos posts que mais fazia, pois recebia muitos feedbacks positivos.
Se quiser ter uma ideia dá uma olhada no perfil da Exuberance no Instagram
Datas Comemorativas
Aproveite as datas comemorativas e crie posts temáticos.
Mostre opções de presentes de acordo com as datas.
Crie conteúdo que emocione, afinal a maioria das compras são motivadas pela emoção.
É uma ótima oportunidade para gerar ainda mais conexão com o seu público. Aproveite!
Se você deseja ter um feed que passa empoderamento, autoridade e fortalece o posicionamento e em consequência aumenta o seu ticket e as suas vendas te convido a ler >> Feed Minimalista
Cuidado: Erro que você pode estar cometendo no seu feed do Instagram Comercial
O erro que mais vejo por aí é transformar o seu Instagram em um panfleto.
Ou seja, só tem fotos de produtos e preços. Um verdadeiro encarte de mercado ou jornal.
É muito importante que você entenda que o Instagram é uma ferramenta de relacionamento entre você e a sua audiência (seguidores e clientes).
E se você falar de vendas o tempo todo, isso só servirá para afastar os clientes das suas redes sociais.
Não transforme o seu feed do Instagram em um panfleto.
Por isso entregar um conteúdo de valor e relevante para seus seguidores, é tão importante quando mostrar os produtos.
Ao mesmo tempo que você se relaciona com quem te segue, gere valor e desperte o desejo de compra, sem precisar falar em vendas o tempo todo.
O Instagram é uma excelente ferramenta e um ótimo aliado para as vendas.
Porém você precisa entender como ele funciona e suas ferramentas.
+ Leia também – Ideias de Post para Instagram Marketing Digital
Concluindo – O que postar no Feed do Instagram do seu negócio
Em resumo tudo que está relacionado ao seu negócio pode virar conteúdo de valor.
Nesse artigo, compartilhei algumas ideias do que você pode postar no feed do seu Instagram.
E assim gerar mais engajamento, conquistar novos seguidores e futuros clientes.
Essas ideias foram:
- Transforme o que você vende em conteúdo
- Conte Histórias
- Embalagem do produto – Ideia do que postar no feed do Instagram
- Faça perguntas
- Compartilhe o que você sabe
- Prova Social
- Datas Comemorativas
Enfim, essas são apenas algumas ideias para você se inspirar e criar os seus conteúdos.
E se você quer aprender a criar conteúdo que vende te convido a conhecer o InstaBoss.
Você vai ter acesso a tudo que você precisa saber para vender todos os dias no Instagram, mesmo com poucos seguidores. Clique no botão abaixo!
Além disso, comprando pela minha indicação você terá o meu suporte pelo WhatsApp.
Espero ter te ajudado de alguma forma com esse artigo.
E se ficou alguma dúvida, pode me chamar no direct do Instagram @lilianrocha76.
Terei o maior prazer em te ajudar nesse processo que é vender pelo Instagram.
Ah não esqueça de ler os outros artigos sobre Instagram que deixe listado aqui no artigo.
Eles também irão te ajudar.
Abraços
Lilian
Se você tem dúvidas ou sugestões, deixe aqui nos comentários
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