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Canais de Vendas Online: Como Diversificar e Aumentar Seus Resultados

canais de vendas online

Canais de vendas online, como escolher as melhores opções para a sua empresa e ter os melhores resultados?

Essa uma pergunta recorrente entre os empreendedores, afinal são muitas a opções e surgem novos canais a cada dia.

Por isso, é importante escolher as plataformas de forma estratégica para atender o seu publico-alvo e conquistar os melhores resultados.

Aliás, diversificar os seus canais de vendas pode ser uma forma de ampliar o alcance da marca e aumentar as oportunidades de vendas e conversões.

Nesse artigo vou falar desde a criação de um e-commerce próprio até o uso de marketplaces, redes sociais e aplicativos de mensagens.

Além disso, vou te mostrar a importância do site institucional como um canal de vendas indireta, e que desempenha um papel essencial para a empresa, construindo credibilidade e facilitando o acesso a outros canais de vendas.

Então, se você está interessado no assunto fique comigo até o final desse artigo.

Vou compartilhar com você alguns canais de vendas online e como eles podem ser usados para potencializar o seu negócio.

O que são Canais de Vendas Online?

Os canais de vendas online são as plataformas ou os meios usados por uma empresa para oferecer e vender os seus produtos ou serviços através da internet.

É através deles que o público conhece e se relaciona com a sua marca ou empresa.

Esses canais incluem desde lojas virtuais próprias, onde a empresa tem controle total sobre a experiência do cliente, até marketplaces que oferecem uma plataforma compartilhada para diversos vendedores.

Além disso, temos as redes sociais e os aplicativos de mensagens que te permite vender produtos diretamente aos consumidores.

Por isso, os canais de vendas online, são cruciais na sua estratégia de marketing.

canais de vendas online
Canais de Vendas Online

Como escolher os melhores canais de vendas online?

De nada adianta estar presente em todos os canais de vendas que existem, se alguns não fazem sentido para a sua empresa ou publico-alvo.

Além disso, você ou a sua equipe precisa entender como cada plataforma funciona e como obter os melhores resultados através delas. Outros pontos que você deve levar em consideração:

  • Público-alvo: Considere o comportamento do seu público e esteja presente onde seus clientes estão. Entenda as necessidades, sonhos e desejos bem como a jornada de compra, para identificar os melhores canais.
  • Nicho de mercado: Analise o seu produto ou serviço e as melhores formas de divulga-lo e vendê-lo no seu nicho de mercado.
  • Recursos financeiros: Alguns canais exigem investimento, então analise os recursos disponíveis.

Lembre-se de diversificar os canais de vendas, inclusive se você tem um negócio físico, é essencial para a saúde financeira da sua empresa.

Ter uma presença online bem estruturada traz o benefício de alcançar um publico global e estar disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Se você me acompanha no blog ou no Instagram, sabe que eu tinha um ateliê de lingeries de luxo.

Apesar de se um negócio físico, estar presente na internet me permitiu vender para todo Brasil e para o exterior.

Isso me ajudou alcançar um público que seria inacessível sem a internet e aumentou minhas vendas, chegando a mais de 80% das vendas vindas da internet.

Portanto, se a sua empresa ainda não tem canais de vendas online, saiba que você está perdendo oportunidades e “deixando dinheiro na mesa”.

Principais canais de vendas online

Como já sabemos existem vários tipos de canais de vendas digitais, e cada um tem suas particularidades e diferentes benefícios. Saber como cada um funciona é essencial.

Canais de vendas Ecommerce
Canais de Vendas Onlina: E-commerce Próprio

 1 – E-commerce próprio

O ecommerce é um dos canais online mais conhecidos e usados. Em outras palavras, é uma loja virtual onde as pessoas podem comprar diretamente produtos ou serviços de uma empresa.

Na loja virtual a empresa tem total controle sobre o que acontece no site, como será experiência do usuário, personalização do layout, funcionalidades e toda estrutura.

Existem muitas ferramentas e plataformas para criar o seu e-commerce, mas eu iindico o WordPress com o plugin WooCommerce.

+ Leia também – Como Criar um Site de Vendas Profissional

2 – Marketplaces

Enquanto o e-commerce é uma loja online da uma única empresa, o marketplace é como um shopping virtual, onde o usuário encontra várias lojas de diferentes tipos de produtos e serviços em um único lugar, como por exemplo o Mercado Livre ou Amazon.

Nos últimos anos os marketplaces se popularizaram devido ao seu fácil acesso para  empreendedores de todos os tamanhos.

Nessas plataformas você anuncia o seu produto ou serviço e paga uma comissão por cada venda, ou em alguns casos você paga um valor mensal.

A grande vantagem é a alta visibilidade no mercado, atraindo um grande fluxo alto de usuários e possíveis compradores.

Porém, existe uma grande competição por preços, pouca ou nenhuma possibilidade de personalização no layout.

Aliás, o marketplace que fica em evidência, dessa forma não gera a percepção da sua marca.

Por isso, vale a pena você analisar o que é melhor para a sua empresa e quais os seus objetivos do marketing na hora que for escolher entre ter uma loja virtual própria ou usar os marketplaces.

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3 – Redes Sociais

As redes sociais são extremamente relevantes para gerar mais visibilidade para a marca, gerar engajamento, atrair novos clientes e alavancar as vendas.

Plataformas como o Instagram, Facebook, Pinterest e Linkedin tem ferramentas especificas para as empresas venderem através delas.

O Instagram, Facebook e o Pinterest tem ferramentas que te permite direcionar o usuário para as páginas do produto ou serviço no seu e-commerce, facilitando as vendas.

Por outro lado, o Linkedin é perfeito para empresas que vendem B2B, pois é onde você encontra os tomadores de decisão.

Aliás, muitas empresas ainda não perceberam as oportunidades dentro dessa plataforma.

Estratégias de Marketing de Vendas nas redes sociais

Para que tenha resultados efetivos nas redes sociais você precisa criar conteúdo relevante para o seu público-alvo, que inspire, ensine e entretenha.

Então, defina seus objetivos de marketing e estruture sua estratégia dentro das plataformas onde o seu público está presente e que façam mais sentido para a sua empresa estar lá.

Aqui no Vou Empreender e Agora? tem um artigo completo sobre como criar sua estratégia de marketing nas redes sociais, te indico a leitura >> Marketing nas redes sociais.

4 – Aplicativos de Mensagens

Existe uma infinidade de aplicativos de mensagens, mas como todos sabemos o mais popular é o WhatsApp, não é mesmo?!

E a cada dia conquista mais usuários, o que fez com o aplicativo ficasse muito popular como um canal de venda direta.

Desde 2018, o aplicativo tem a sua versão empresarial feita para pequenos empreendedores potencializarem suas vendas, o WhatsApp Business.

Dentre as funcionalidades do WhatsApp, você tem a opção de criar um catalogo e criar mensagens automáticas.

Pra mim o WhatsApp funciona muito bem, seja para finalizar vendas, tirar dúvidas ou criar relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Aliás, muitos empreendedores do meio digital criam estratégias de vendas usando os grupos do WhatsApp e geram picos de vendas, alcançando faturamentos expressivos.

Outro aplicativo muito usado é o Telegram, nele você tem a opção de criar e configurar bots para automatização de processos de venda e comunicação em grupos.

Além disso, você tem a opção de criar canais para promover produtos, serviços e até links de artigos e vídeos do YouTube.

Cada um desses canais oferece oportunidade únicas para alcançar e engajar consumidores online.

5 – Email Marketing

O email marketing é usa excelente ferramenta e pode sim ser usada como um canal de vendas. Capturando leads através de landing pages e formulário nos sites.

Além disso, é uma ótima forma de entrar em contato com seu publico e resgatar consumidores que não compram há algum tempo.

No e-commerce são muito usados para resgatar clientes que não finalizaram suas compras, oferecendo vantagens de descontos.

Te indico a leitura do artigo sobre Automação de Email Marketing.  

Site Institucional, canal de vendas indireto

O site institucional é a presença oficial de uma empresa na internet, funcionando como um ponto de referência central. Ele fortalece a marca, constrói relacionamento com potenciais clientes e parceiros de negócios, e transmite uma imagem profissional e confiável.

Apesar de não ser um canal direto de vendas, ele funciona como uma porta de entrada para outros canais.

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Site Institucional para Advocacia

Leia também – Marketing de Atração: Entenda o Conceito de Inbound Marketing e Como Ele Pode Transformar Seus Resultados

Otimização do site

Além de ter um site institucional bem estruturado ele precisa ser otimizado para SEO, aumentado a visibilidade da empresa nos buscadores como o Google.

No caso de empresas com localização física, o SEO local é essencial para aparecer nas pesquisas feitas por pessoas próximas à empresa.

Uma estratégia que sempre aplico aos sites que desenvolvo é criar um perfil no Google Meu Negócio e otimizo o perfil assim como foi feito no site.

Leia também – Site Institucional: O que é e como ele ajuda o seu negócio

Integração dos canais de vendas online

Para potencializar as vendas e oferecer uma experiência de compra mais simples para os clientes é essencial que os canais de vendas online sejam integrados.

A integração de canais permite uma estratégia coerente e eficiente, garantindo uma experiência consistente para os clientes, independente do canal usado.

Existem enumeras ferramentas que ajudam nesse processo, e escolher a melhor opção depende da sua estratégia de marketing e quais os canais de vendas usados.

Com as ferramentas certas e uma estratégia bem definida, é possível criar um fluxo de vendas eficiente, que não só atrai mais clientes, como também aumenta a retenção e a lealdade dos clientes.

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Conclusão

Os canais de vendas online são ferramentas poderosas para qualquer empresa que deseja expandir seu alcance e aumentar suas oportunidades de vendas.

Ao explorar e combinar diferentes canais, como e-commerce próprio, redes sociais, email marketing e WhatsApp, a empresa cria uma presença online forte.

A escolha dos canais deve ser feita de forma estratégica, sempre considerando o público-alvo, o nicho de mercado e os recursos disponíveis.

Diversificar os canais de venda amplia o alcance da marca e proporciona flexibilidade em um mercado competitivo.

Um site institucional bem otimizado serve como um pilar central na estratégia de vendas, reforçando a credibilidade e facilitando ao acesso aos outros canais.

Além disso, a integração eficaz de todos os canais garante uma melhor experiência para os clientes, aumentando a retenção e a lealdade.

Portanto, adotar uma comunicação integrada e bem planejada é essencial para ter uma empresa bem posicionada na internet e em consequência aumentar suas vendas.

Espero ter ajudado com esse artigo sobre canais de vendas online.

Se ficou alguma dúvida pode me chamar no WhatsApp ou no direct do Instagram @lilianrocha76.

Abraço sucesso sempre!!!

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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