Marketing Visual: Como usar a Comunicação Visual para alcançar seus objetivos
O Marketing Visual é uma ferramenta poderosa para aumentar as suas vendas.
Aliás o conteúdo visual tem ganhado cada dia mais destaque e se tornou uma estratégia essencial para qualquer empresa que deseja ter uma presença forte na internet.
Afinal, é através do conteúdo visual que os usuários tem contato com sua empresa ou produto.
Em outras palavras, o marketing visual é a estratégia que usa elementos visuais como imagens, vídeos e infográficos para transmitir a mensagem da empresa e se destacar em meio à multidão.
Essa estratégia se baseia na comunicação visual, que é a arte de usar elementos visuais para comunicar ideias, informações emoções de forma eficiente.
Então, se você se interessou pelo assunto fique comigo até o final desse artigo que vou compartilhar com você como usar o marketing visual e alavancar suas vendas.
Nesse artigo…
O que é marketing visual?
Marketing visual é a estratégia que usa elementos visuais como imagens, vídeos, Gifs, ilustrações e infográficos, para comunicar uma mensagem de marketing e promover produtos, serviços ou marca.
É uma estratégia que usa o poder das imagens para chamar a atenção do público, transmitir informações de forma eficiente e criar conexão emocional com os potenciais clientes e clientes.
Diferente do marketing tradicional que é baseado em texto, o marketing visual explora as formas visuais que são processadas mais rapidamente pelo cérebro, tornando a comunicação mais direta e potencializa a experiência.
Importância do marketing visual na comunicação das marcas
Nos dias de hoje somos bombardeados de informações o tempo todo e o marketing visual se tornou uma ferramenta essencial para as empresas se destacarem.
As imagens e vídeos não apenas atraem a atenção, bem como, são mais fáceis de serem lembrados ou compartilhados.
O que de certa forma aumenta o alcance das mensagens de marketing.
Além disso, pode ajudar a estabelecer e fortalecer a identidade visual da marca, criando uma imagem consistente e inesquecível ao publico-alvo.
Aliás, com as pessoas cada vez mais online o marketing visual tem uma importância ainda maior.
As redes socais como o Instagram, Pinterest, TikTok e YouTube são baseadas e, conteúdo visual, gerando novas oportunidades para as empresas se conectarem com os consumidores de forma mais evolvente.
Por outro lado, temos as compras online e mais uma vez o visual é essencial para que a compra realmente aconteça.
Aliás, um dos principais motivos que fazem com que abandonemos um site é a ausência de estímulos visuais atrativos.
Por isso, as quebras de padrões são importantes em um site, elas geram estímulos visuais e despertam a curiosidade no visitante.
Além disso, a facilidade de encontrar o que buscamos no site, também nos ficar por mais tempo.
Ao contrário, se o site tiver um layout bagunçado e confuso, logo perdemos a paciência e buscamos por outro site que facilite a nossa busca.
Portanto, o visual é importante e crucial para o sucesso de qualquer empresa.
Otimizar o site com conteúdo visual de forma estratégica
Quando o visitante entra em um site, temos poucos segundos para que ele tome a decisão de ficar ou não no site.
O visitante ao chegar ao site da empresa ele precisa encontrar um layout harmonioso e agradável, além de um conteúdo que realmente seja interessante para ele querer ficar.
Portanto, criar um bom site, bem estruturado e com imagens é essencial para que você aumente suas conversões.
+ Leia também – Layout de Site: Como criar um site que converte
Fundamentos do Marketing Visual
Os fundamentos do marketing visual formam a base para criar campanhas visuais eficientes que chamam a atenção, comunicam a mensagem da marca e promovem o engajamento com o publico-alvo.
Em outras palavras, a comunicação visual é um dos pilares desses fundamentos, pois ajuda a garantir que os elementos visuais sejam usados de forma estratégica e eficaz.
Elementos Essenciais para uma comunicação visual estratégica
As Cores na Comunicação Visual
Pra criar e desenvolver uma identidade visual levamos em consideração a psicologia das cores.
Pois cada cor desperta uma emoção diferente, por exemplo, o vermelho pode transmitir urgência ou paixão, enquanto que o azul está ligado a calma e confiança.
Entender a psicologia das cores e as emoções que elas despertam ajuda as marcas a escolherem paletas de cores que combinam com seu publico-alvo e que transmitam sua mensagem.
Além disso, vários estudos mostram que as cores podem influenciar a percepção da marca e as decisões de compra.
Portanto, usar as cores de forma estratégica pode aumentar o reconhecimento da marca e melhor a experiência do cliente.
Tipografia
A tipografia não é apenas sobre legibilidade, ela também comunica a personalidade da marca.
Fontes serifadas podem transmitir tradição e autoridade, por outro lado, fontes sans-serif são vistas como modernas e limpas.
Por isso, escolher a tipografia que realmente transmita a mensagem correta é importante.
Além disso, manter a consistência das fontes usadas em todos os materiais de marketing ajuda a criar uma identidade visual coerente e profissional.
Imagens e Ilustrações
As imagens devem der nítidas e bem compostas para chamar a atenção e contar histórias.
Fotos de alta resolução e ilustrações bem desenhadas são essenciais para que a marca tenha credibilidade.
Uma imagem escura, de baixa resolução não atrai olhares e em gera credibilidade.
Além disso as imagens devem ser relevantes para a mensagem que está sendo transmitida para o público-alvo, para criar uma conexão emocional e aumentar o engajamento com a marca.
Vídeos
Os vídeos tem ganhado cada dia mais espaço na internet e no marketing digital. Seja par demonstrar um produto ou serviço, para contar histórias ou transmitir informações complexas de forma fácil de entender.
Alguns exemplos de vídeos que você pode usar são: animações, tutoriais e depoimentos de clientes. São vários os formatos que você pode usar para os diferentes objetivos de marketing.
Princípios do Design são essenciais na Comunicação Visual
Equilíbrio e harmonia
Um design equilibrado organiza os elementos visuais de maneira que nenhum pareça mais pesado que o outro, criando uma harmonia visual.
Portanto, criar uma sensação de unidade e coerência no design ajuda a tornar o conteúdo mais agradável e fácil de entender.
Contraste e Ênfase
O contraste ajuda a destacar os elementos principais de um design, como chamadas para ação ou informações importantes.
Usamos as cores, formas e tamanhos para criar os contrastes necessários em um design seja em um layout de site ou artes para posts no Instagram.
O uso estratégico do contraste direciona o olhar do espectador para as partes mais importantes do design.
Ou seja, o site deve manter uma coerência tanto no design quanto no seu conteúdo visual.
Repetição e Padrões
Uma identidade visual coesa repete elementos como cores, formas e texturas ao longo do design e reforça a identidade visual da marca.
Estabelecer padrões e repetições ajudam a criar uma marca reconhecível e inesquecível, aumentando a consistência em todos os materiais de marketing.
Estratégias de Marketing Visual: Fortalecendo a Comunicação Visual da Sua Marca
Identidade visual
A identidade visual é essencial para qualquer empresa que deseja passar profissionalismo e gerar credibilidade.
De forma resumida a identidade visual é conjunto de elementos gráficos e visuais que transmitem ao público os valores, proposito e a missão de uma marca ou empresa.
O inicio da criação de uma identidade visual é a partir do nome da empresa, em seguida criamos o logotipo.
Um logotipo eficiente é simples, memorável e reflete a essência da marca.
Além, disso ele deve ser versátil o suficiente para se usado em diversos formatos e tamanhos, desde de cartões de visitas, fachadas, sites ou outdoors.
Os slogans também fazem parte da identidade visual. Ele deve ser curto, direto e passar a proposta de valor da empresa.
Junto com o logotipo, ele reforça a identidade da marca e ajuda a criar uma conexão emocional com o público.
+ Leia também – Como criar Identidade Visual no Canva
Guia de estilo e consistência
O guia de estilo é como um manual de marca, ele documenta os elementos visuais da marca, como paleta de cores, tipografia diretrizes de uso do logotipo e estilo de imagens.
Um guia de estilo vai além dos elementos do design visual, ele também considera aspectos de UI e UX, levando em consideração a harmonia do design e a experiência do usuário.
Dessa forma garantindo que todos os materiais de marketing sejam consistentes e estejam alinhados com a identidade da marca.
Afinal, manter a consistência visual em todas as plataformas e materiais de marketing aumenta o reconhecimento da marca e fortalece a confiança do consumidor.
Ao criar o seu guia de estilo visual inclua:
- Padrões para o uso da logomarca
- Paleta de cores
- Tipografia (fonte para usar em todos os matérias online ou off-line)
- Estilo de imagens ou diretrizes para escolher imagens
- Elementos de design
- Tom e voz da marca
- Templates da marca
Conteúdo visual para redes sociais
Se você me acompanha aqui já deve ter lido a artigo onde conto como vendi todo o estoque de um produto com uma única foto que postei no Instagram, na época que tinha o ateliê de lingeries.
E com todo aprendizado que tive no meu processo posso te afirmar que fotos mal feitas não vendem.
Portanto, ter um conteúdo visual de alta qualidade faz uma grande diferença. Por isso, invista em fotografias e vídeos profissionais.
Isso, não quer dizer que você não possa criar o seu conteúdo visual. O que quero dizer é que se você for fazer suas fotos e vídeos, minha sugestão é que estude, faça testes até conseguir um material de qualidade.
Eu mesma, quando comecei a fazer as fotos dos meus produtos, não fazia ideia de como tirar uma foto que vendesse.
Mas estudei muito, fiz muitos testes até conseguir. Aliás, eu compartilho tudo que aprendi no Ebook Segredos das Fotos que vendem no Instagram.
Aliás, você não precisa de uma câmera profissional, você pode fazer fotos incríveis com o celular que você tem.
Além disso, crie conteúdo original que reflita a personalidade da marca e que seja relevante para o seu publico-alvo.
Use a abuse dos vários formatos, use gráficos informativos, vídeos curtos e conte histórias visualmente que cative seu público.
Algumas plataformas que usam o conteúdo visual e que você pode usar são o Instagram, Pinterest, YouTube e TikTok.
Escolha as plataformas em que o seu publico-alvo está e crie conteúdo adequado para cada plataforma.
Aliás, conteúdo criado por seus clientes são os melhores conteúdos para aumentar suas vendas.
São as provas sociais, ou seja, é o seu cliente falando de você.
Por isso, estimule seus clientes a compartilhar nas redes socais fotos usando o seu produto ou mostrando o serviço que você fez.
O feedback de clientes influencia na decisão de compra e te ajuda a fazer conversões.
Veja como eu usava essa estratégia no Instagram, da Exuberance, muitas vezes recebi mensagem perguntando se ainda tinha o produto que uma cliente havia compartilhado usando.
E perceba que pode ser usado em qualquer nicho, pois no meu caso eram lingeries e mesmo assim encontrei uma forma de usar.
Storytelling Visual
Conte histórias através de imagens e vídeos para criar uma conexão emocional mais forte com o seu público.
Ou seja, use a estratégia do Storytelling para se conectar com o público-alvo, transmitir uma mensagem e gerar mais vendas.
Lembre-se: Contar histórias relevantes aumenta o engajamento com a marca, melhora a percepção da marca pelo consumidor, gera conexão e aumentar as vendas.
Portanto, conte histórias que as pessoas possam lembrar e que eles se identifiquem.
+ Leia também – Storytelling: O que é? Como aplicar na sua estratégia de Marketing Digital
Marketing visual em websites e blogs
O marketing visual se tornou uma ferramenta essencial para empresas e marcas de destacarem no mundo digital.
Os sites e blog em particular, oferecem uma estrutura ideal para implementar essa estratégia.
Por isso o site deve ter um layout agradável, fácil de navegar, responsivo e que transmite a mensagem da sua marca ou empresa de forma clara e objetiva.
Design Responsivo
Um design responsivo garante que o conteúdo visual de adapte bem a diferentes dispositivos, como tablets, laptops e celulares, o que proporciona uma melhor experiência para o usuário.
Além disso, o site deve ser otimizado para os dispositivos móveis, garantindo que as imagens e vídeos carregam rapidamente e mantenha a qualidade.
Otimização de imagens para SEO
As imagens do site ou blog devem ser otimizadas para SEO. O que inclui a descrição das imagens com o texto alternativo (Alt Text).
O uso do Alt Text melhora a acessibilidade ajuda os motores de busca como o Google a entender o conteúdo das imagens, melhorando a classificação nos resultados de busca.
Além disso, é necessário reduzir o tamanho dor arquivos de imagens sem perder a qualidade para garantir um melhor tempo de carregamento do site, beneficiando a experiencia do usuário e o SEO.
Experiência do usuário (UX) e Interface do Usuário (UI)
Para alcançar melhores resultados com seu site, você precisa focar na usabilidade e na facilidade de navegação.
Portanto, um design intuitivo e visualmente atrativo também melhora a experiência dos usuários além de manter os visitantes por mais tempo no site.
É essencial usar elementos visuais que guiem o usuário pelo site de forma simples e lógica.
As informações devem ser fáceis de serem localizadas bem como a realização de ações desejadas, como por exemplo, compras e inscrições.
Lembre-se “Site ruim não vende!”, um layout desorganizado ou confuso pode afastar os visitantes.
Por outro lado, ter um site bem estruturado que passa credibilidade, demonstra profissionalismo e cuidado na apresentação, gerando confiança aos visitantes pode te trazer novos clientes e aumentar suas vendas.
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Leia também – Layout de Site: Como criar um site que converte
Ferramentas criar conteúdo Visual
Existem muitas ferramentas para criar conteúdo visual, minha sugestão é que você use aquela que mais se identifica.
Eu uso muito o Photoshop, PowerPoint e o Canva.
O Photoshop é um software profissional de edição de imagens com recursos avançados para criar imagens de alta qualidade.
Já o Power Point é muito usado para criar apresentações. Ele tem vários recursos que facilitam o processo de criação de apresentações incríveis.
Eu uso para criar imagens para Pinterest e alguns PDFs.
Gosto muito porque crio arquivos para cada artigo e vou criando as imagens para divulgar os artigos no Pinterest e consigo visualizar as imagens que já criei.
Por outro lado o Canva é uma ferramenta gratuita e muito fácil de usar que para criar imagens, infográficos, apresentações e todo tipo de material visual.
Gosto muito da praticidade do Canva, pois ele já tem os tamanhos ideias para cada plataforma, além de ideias de modelos que posso usar para editar ou usar como inspiração, o que facilita a comunicação visual em diversas mídias.
Além disso, tem vários recursos integrados, como biblioteca de fotos, ícones e fontes, o que facilita muito a criação de designs profissionais de forma rápida.
Aliás na versão Pro do Canva você pode criar um design e redimensionar para esse design para criar post para cada rede social, o que facilita muito a criação de conteúdo para várias redes sociais.
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Conclusão
O marketing visual é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para alcançar vários objetivos de marketing:
- Aumentar engajamento
- Melhorar a comunicação com seu público-alvo
- Fortalecer a identidade da marca
- Aumentar as conversões
- Gerar leads
- Melhorar o SEO
- Criar uma melhor experiência para o usuário
- Se destacar da concorrência
- Aumentar as vendas
Resumindo, o marketing visual é essencial para qualquer empresa ou profissional que deseja ter sucesso online.
Lembre-se o marketing visual uma parte da equação, para ter melhores resultados você precisa combiná-lo com outras estratégias de marketing digital, como o SEO, o marketing de conteúdo, Marketing nas redes sociais e o Email Marketing.
Com um bom planejamento de marketing e uma aplicação bem feita, o marketing visual pode te ajudar a ter grandes resultados.
Agora que você já sabe o que é, e como usar o Marketing Visual, é hora de colocar a mão na massa.
Espero ter ajudado de alguma forma com esse artigo.
Um grande abraço e sucesso sempre!
Lilian Rocha
PS.: me conta nos comentários se já usa o marketing visual na sua empresa e se conhecer alguém que precisa ler esse conteúdo compartilhe!
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