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Como divulgar seu site no Google e Aparecer nas Primeiras Posições

como divulgar site no Google

Como Divulgar site no Google e promover sua empresa, gerar mais tráfego, mais leads e mais oportunidades de vendas…

Afinal, o Google é o site mais acessado. Aliás, é onde buscamos por mais informações de um produto ou serviço ou respostas para nossas dúvidas não é mesmo?!

E por esse motivo é que empresas de todos os portes ou nichos querem aparecer no Google.

E vou mais além, ter um site visível no Google é crucial para o sucesso de qualquer negócio nos dias de hoje.

O Google é o principal motor de busca do mundo, com mais de 90% de participação no mercado.

Isso, significa que se o seu site não estiver visível no Google, você está perdendo uma grande oportunidade de alcançar novos clientes e aumentar as suas vendas.

Mas para isso, a empresa precisa aparecer para as pessoas certas, ou seja, não basta está no Google, o seu site precisa estar nas primeiras posições e aparecer para as pessoas que buscam por seu produto ou serviço.

Então, fique comigo até o final desse artigo que vou compartilhar com você, como divulgar seu site no Google e aparecer nas primeiras posições.

Como divulgar um site no Google: 3 formas

O primeiro passo para divulgar o seu site no Google gratuitamente é fazer o cadastro dele no Google Search Console, ferramenta do Google.

Agora só aguardar a confirmação do Google.

Acesse o Search Console e adicionar a propriedade.

Cadastrar site non Google Search Console
Cadastre seu site no Google Search Console

Ou seja, você irá solicitar a indexação do seu site no Google. Dessa forma, ele poderá incluir seu conteúdo nas pesquisas.

Além disso, você precisa criar um sitemap (mapa do site) e adicionar no Search Console. O sitemap serve para que o Google leia o site de forma mais eficiente.

1 – Marketing de Busca: Otimizar site para o Google

A primeira forma de divulgar seu site no Google é de forma orgânica. Em outras palavras, sem investir em anúncios.

Para isso, você precisar otimizar seu conteúdo para os mecanismos de buscas como o Google.

A otimização de um site consiste em aplicar técnicas e estratégias para aumentar a qualidade da experiencia dos visitantes, tráfego, a acessibilidade e as conversões do site.

Umas das técnicas usadas para otimizar um site é o SEO (Search Engine Optimization) sigla em inglês que significa otimização para mecanismos de busca.

O trabalho de SEO visa melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nas pesquisas dos mecanismos de busca (SERP’s), como o Google e o Bing.

O Objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico de um site, através das pesquisas feitas nos mecanismos de buscas, por palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.

como divulgar site no Google

Técnicas para otimizar seu site para o Google

Veja algumas das técnicas SEO usadas para otimizar seu site

Otimização de conteúdo

Primeiramente você precisa saber quais as palavras-chave relevantes para o seu negócio.

As palavras chave são a base da criação de conteúdo, afinal será através delas que o seu conteúdo será encontrado no Google.

O seu conteúdo deve ser relevante e de qualidade. Baseado nisso crie conteúdos úteis para o seu público-alvo e que responda as dúvidas e necessidades.

Aliás, ter um blog é uma excelente maneira de otimizar seu conteúdo para SEO.

O Blog é um dos pilares do marketing de conteúdo. Portanto, ter um blog no site institucional para a criação de artigos é fundamental para atrair visitantes e posicionar sua empresa como referência no mercado.

Faça toda a otimização do seu conteúdo, isso inclui a palavra-chave no título, meta descrição, texto e imagens.

Aliás, otimizando as imagens o seu site pode aparecer no Google imagens.

A otimização do conteúdo, chamamos de SEO on page, que é aplicar as técnicas de SEO dentro do seu conteúdo.

Em outras palavras, são todas as técnicas aplicadas dentro do seu site ou blog.

Para saber como fazer o SEO on page te indico a leitura do artigo >> SEO on page para Blog ou Mini Site | Como Rankear no Google, nesse artigo tem o passo a passo completo.

+Leia também – Pequisa de Palavras-chave: O que é, como fazer e melhores ferramentas

Otimização Técnica

A otimização técnica é feita na estrutura do seu site para que ele seja facilmente indexado e para que o os mecanismos entendam do que se trata o seu site e seus conteúdos.

Isso inclui a otimização da velocidade de carregamento, a responsividade para dispositivos moveis, a estrutura de URLs e a utilização de dados estruturados.

Aqui no blog tem um artigo bem completo sobre Otimização de site.

Os backlinks fazem parte do SEO off page, ou seja são ações de SEO fora do seu site.

Ao contrário do SEO on page onde as ações dependem de você, no SEO on page você não tem controle.

Portanto, você precisa conseguir backlinks (links de outros sites para o seu site) de qualidade e que sejam relevantes para o seu nicho de mercado, eles são um dos fatores de ranqueamento.

Algumas das formas que você pode conseguir backlinks são com a criação de infográficos, participação em fóruns online, guest posts e outras estratégias.

Para entender mais sobre os Backlinks te indico a leitura do artigo >> Como conseguir Backlinks de qualidade

Analise e monitoramento

Assim como em toda estratégia de marketing digital o SEO também precisa ser monitorado e analisado.

Portanto, monitores o desempenho do seu site nos mecanismos de busca através de ferramentas como o Google Search Console e o Google Analytics.

Essa ação te permite saber o que está funcionando e o que não está e assim fazer ajustes nas suas estratégias de SEO para melhorar os resultados.

Mas já te adianto que o SEO é um processo que exige tempo, esforço e conhecimento.

No entanto, os resultados são gratificantes, pois um trabalho bem feito, pode te trazer um bom posicionamento nos mecanismos de busca e trazer muitos benefícios para o seu site.

Benefícios do SEO

  • Aumento do tráfego orgânico
  • Maior visibilidade para sua empresa ou marca, alcançando novos clientes
  • Aumento da credibilidade e autoridade
  • Geração de leads
  • Maior retorno sobre investimento (ROI)
  • Aumento nas vendas

Uma vez que seu site está otimizado para o Google, você poderá receber tráfego orgânico e leads por muitos anos.

Por isso, pra mim o SEO uma das estratégias essencial para qualquer site ou blog.

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2 – Como divulgar site no Google – Google Meu Negócio (Google Maps)

O Google meu negócio ou Google Business (Perfil da empresa no Google) é um recurso gratuito, que te permite criar uma conta comercial e assim, aparecer nos resultados das pesquisas no Google e no Google Maps.

O uso dessa ferramenta gratuita permite que a sua empresa apareça para potenciais clientes.

Aliás, é um publico qualificado, pois já está procurando pelo seu serviço ou produto.

Perceba que na pesquisa que fiz, perguntei por criação de site perto de mim.

Ao acessar meu local o Google me deu como resposta o meu perfil do Google meu negócio, logo abaixo dos patrocinados na primeira posição do Google Meu Negócio.

resultado da pesquisa Google - Perfil Meu Negócio Criação de sites
Apareça nas primeiras posições do Google Meu Negócio

Já nessa outra pesquisa, perceba que meu perfil do Google Meu Negócio ganhou destaque na lateral dos resultados.

resultado da pesquisa do Google - Perfil Google Meu Negócio na Lateral
Apareça nas pesquisas do Google de forma orgânica com o Perfil Google Meu Negócio

Mas já te adianto, que não é só criar o perfil, você precisa criar um perfil otimizado.

Em outras palavras, você precisa aplicar técnicas de SEO e SEO local.

Além disso, você precisa preencher todo o perfil com as informações da sua empresa e informações dos seus produtos ou serviços.

Dessa forma o seu perfil será ranqueado nas primeiras posições do Google Meu Negócio e no Google Maps.

Aliás, o Perfil do Google Meu Negócio ajuda o site a ranquear e o site ajuda o perfil. Ou seja, um complementa o outro.

O que gera mais credibilidade e visibilidade para a sua empresa.

Porque é importante que seu site apareça no Google de forma gratuita

Agora, pense em quantas vezes você buscou no Google por um local e ele apareceu nos resultados com as informações de contato e o mapa de como chegar ao local.

Então, é sobre isso que estou falando. Aparecer para pessoas que estão próximas ou que estão procurando pela sua empresa ou produto.

E vou além, você já fez essa pesquisa pela sua empresa ou seu produto no Google?!

Quem apareceu a sua empresa ou seu concorrente?

Se a resposta for seu concorrente, saiba que está perdendo dinheiro e que a sua empresa não existe para os usuários que não conhecem a sua empresa.

Ou seja, os usuários que poderiam comprar de você, podem ter ido ao seu concorrente simplesmente porque foi ele que apareceu nas pesquisas do Google e não a sua empresa.

E o mesmo se aplica ao fato do seu site de não aparecer nos resultados das pesquisas das palavras chave relevantes para o seu negócio.

Então, se ainda não tem um site otimizado para SEO e o perfil do Google Meu Negócio otimizado, minha sugestão é que comece hoje mesmo.

+Leia também – Marketing de Atração: Entenda o Conceito de Inbound Marketing e Como ele pode Transformar seus Resultados

3 – Anúncios pagos no Google ADS

A terceira forma de divulgar seu site/empresa no Google são os anúncios no Google ADS.

O Google ADS é uma plataforma de publicidade online que permite que empresas criem e gerenciem anúncios pagos que aparecem nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros, aplicativos e plataformas.

Ao contrário do SEO os anúncios trazem resultados rápidos, podem começar a gerar tráfego para o seu site imediatamente após serem publicados.

A plataformas do Google ADS é fácil de usar e oferece vários recursos para ajudar você a criar e gerenciar seus anúncios

Mas para ter resultados você precisa saber aplicar o SEO e o copywriting (escrita persuasiva).

Entre outras habilidades necessárias, como por exemplo, ter conhecimento abrangente marketing digital, analise de dados e das plataformas de anúncios.

Portanto, o tráfego pago não é só criar anúncios, você precisa entender como funcionam as plataformas e os diferente tipos de campanhas.

Bem como, saber como segmentar o público-alvo, como definir lances e como otimizar as campanhas.

Então, minha sugestão é que você estude sobre trafego pago antes de investir ou delegue esse serviço para um gestor de tráfego.

O tráfego pago e em conjunto com o SEO vai potencializar suas vendas.

Agora que você conhece as principais estratégias para promover seu site no Google, está pronto para avançar rumo ao sucesso online! Nossos serviços de criação, otimização de sites e perfil do Google Meu Negócio podem impulsionar seu negócio.

Entre em contato para uma consulta gratuita e personalizada e vamos juntos alcançar seus objetivos de marketing online!

Conclusão

Como você viu neste artigo, existem diversas maneiras de divulgar seu site no Google e aumentar sua visibilidade online.

A escolha da melhor estratégia depende dos seus objetivos, orçamento e recursos disponíveis.

Então,. se você busca resultados a longo prazo e um posicionamento orgânico sólido, o SEO é a melhor opção.

No entanto, é importante ter em mente que o SEO exige tempo, esforço e conhecimento técnico.

Agora, se você precisa de resultados rápidos e está disposto a investir, os anúncios pagos no Google Ads podem ser uma boa solução.

Mas lembre-se que é importante ter um conhecimento básico de marketing digital e das plataformas de anúncios para ter sucesso e não perder dinheiro.

Independentemente da estratégia escolhida, é importante monitorar os resultados e fazer ajustes conforme necessário.

Aqui estão alguns passos para te ajudar a começar:

  • Comece criando um perfil no Google Meu Negócio. É uma maneira gratuita de aparecer nas pesquisas do Google e no Google Maps.
  • Otimize seu site para SEO. Use palavras-chave relevantes no título, meta descrição, texto e imagens.
  • Crie conteúdo de alta qualidade e relevante para seu público-alvo, tenha um blog para que sua empresa se torne referência no mercado.
  • Consiga backlinks de outros sites relevantes para o seu nicho.
  • Considere investir em anúncios pagos no Google Ads.
  • Monitore os resultados de suas campanhas e faça ajustes conforme necessário.

Ao seguir esses passos, você estará no caminho certo para aumentar a visibilidade do seu site no Google e alcançar seus objetivos de marketing online.

Espero ter ajudado de alguma forma com esse artigo sobre como divulgar site no Google.

Se ficou alguma dúvida pode me chamar no WhatsApp, ou no direct do Instagram @lilianrocha76.

Um grande beijo e sucesso sempre!

Lilian Rocha

Sobre o Autor

Lilian Rocha
Lilian Rocha

Olá, muito prazer, sou a Lilian Rocha, Empreendedora Digital. Apaixonada por SEO, Marketing Digital, Blog, Pinterest Marketing e Estratégia de Vendas para Afiliados.. Aqui você encontra conteúdo grátis sobre o empreendedorismo digital que funcionam de verdade!

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