Marketing nas redes sociais: Como criar uma estratégia eficiente
Marketing nas redes sociais é essencial para alcançar novos clientes e vender mais.
Mas acredito que isso, você já sabe não é mesmo?!
E que o que você deseja saber é como alcançar os melhores resultados em cada uma das redes socais.
Afinal, cada plataforma tem suas peculiaridades, formatos e linguagens e saber como cada uma funciona é essencial para criar uma estratégia de marketing eficiente.
Então, fique comigo até o final desse artigo, que vou compartilhar com você como fazer marketing nas redes sociais de forma estratégica, aumentar a visibilidade da sua empresa e aumentar as vendas.
Nesse artigo…
O que é Marketing nas redes sociais?
Marketing nas redes sociais é o uso das plataformas de mídia social paras promover produtos, serviços e marcas.
Em outras palavras, são as estratégias de marketing digital que ajuda as empresas a se conectar e se envolver com seu público-alvo de uma forma mais pessoal e próxima.
Contudo, é necessário encontrar o seu público nas redes sociais e compartilhar conteúdo relevante e personalizado para cada plataforma.
Aliás, o ponto principal do marketing nas redes sociais é a interação com os usuários, aumentando o engajamento com a empresa, atrair potenciais clientes, oportunidade de criar uma comunidade e gerar mais conversões.
Porque fazer marketing nas redes socais?
Desde que as redes sociais surgiram, elas passaram a fazer parte dos planos de marketing das empresas.
Aliás, algumas empresas tem como principal estratégia de marketing as redes sociais.
O que é um grande erro, pois na rede social você tem que cumprir as regras da plataforma e se é sua única estratégia você é refém da plataforma.
Pois nunca sabemos o que vai acontecer com a plataforma, você pode perder a conta, a rede social pode ficar fora do ar ou simplesmente desaparecer.
Não sei se você se lembra do Orkut, mas sou da época dele. Foi a primeira plataforma de rede social e sim usei a rede social para fazer marketing, divulgando minha loja de lingeries.
E de repente, veio a notícia de que o Orkut não existiria mais. Minha sorte que desde antes de ter a loja, quando ainda atendia nas residências eu fazia o cadastro das minhas clientes e usava o email para avisar quando tinha novidades.
Mas imagine se fosse a minha única estratégia de divulgação.
Portanto, estar nas redes sociais e fazer marketing não é mais uma opção é uma obrigação, mas tenha a sua estrutura de vendas e a rede social como mais um pilar na sua estrutura.
Ou seja, tenha o site da empresa otimizado para mecanismos de busca, tenha o cadastro no Google Meu Negócio, use o email marketing e também as redes sociais.
E se você quer se destacar e ter resultados nas redes sociais use cada uma de forma estratégica.
Benefícios de usar as redes sociais no marketing:
+Leia também – Planejamento de Marketing: Como criar uma estratégia eficiente
1 – Marketing nas redes sociais – Construção de marca
As empresas podem usar as redes sociais para criar uma presença online forte e positiva.
Isso é feito através da criação e compartilhamento de conteúdo valioso, interagindo com o publico e participando de conversas relevantes.
2 – Aumentar a visibilidade da empresa
As redes sociais oferecem mas visibilidade para as marcas e empresas, justamente por ter milhões de usuários ativos diariamente.
3 – Aumenta o engajamento
O grande diferencial das redes sociais se dá devido a interação que a marca tem com as pessoas.
Afinal, o usuário pode curtir, comentar, compartilhar, enviar mensagens, criando um relacionamento com a empresa.
4 – Marketing nas redes sociais – Construção de autoridade
Ao compartilhar conteúdo útil e relevante, a empresa constrói uma audiência e gera credibilidade aumentando a sua autoridade em seu nicho de mercado.
5 – Gerar leads
As redes sociais podem ser usadas para gerar leads para o seu negócio. Atraindo os visitantes que conteúdo útil que desperte desejo em se inscreverem em um Newsletter por exemplo.
+Leia também – Funil de Vendas: Transformando Leads em Clientes
6 – Marketing nas redes sociais – Gerar tráfego
As redes sociais vão muito além de construir uma marca, pois elas também ajudam a levar tráfego para o seu site.
Seja para promover os conteúdos do blog, o seu e-commmerce ou seu site institucional, aumentando as oportunidades de transformar leads em clientes, aumentando as conversões.
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7 – Conhecer melhor a sua audiência
A proximidade com o público que as redes sociais oferecem, nos permite conhecer melhor a nossa audiência.
Em outras palavras, nos permite entender o que elas gostam, quais assuntos geram mais engajamento, quais suas preferências, etc…
Além disso você tem acesso a dados importantes para sua estratégia de marketing digital, como idade, gênero e localização do publico que acompanha a sua marca.
Bem como, o monitoramento de menções nos permite saber o que as pessoas estão falando sobre a empresa.
8 – Segmentar anúncios
As plataformas de publicidade das redes sociais oferecem os dados sobre o público, o que nos permite segmentar os anúncios, para um público especifico.
Dessa forma, os investimentos em anúncios serão mais eficientes e com maior retorno sobre o investimento.
9 – Vendas
As redes sociais são muito usadas para vender produtos ou serviços, seja direta ou indiretamente.
Simplesmente por tornar seus produtos mais visíveis, alcançando novas pessoas ou anunciando nas redes sociais.
Se você me acompanha aqui já deve ter lido como o Instagram me ajudou a vender para todo Brasil e até para fora do Brasil quando ainda tinha a loja de lingeries.
Aliás, chegou um momento em 80% das minhas vendas eram iniciadas através do Instagram e tudo no orgânico, pois na época nem passava pela minha cabeça fazer anúncios.
Portanto, eu sei a importância das redes sociais para vender e o quanto é essencial conhecer cada plataforma, até mesmo para não infringir as diretrizes e ser bloqueada ou perder a conta.
O marketing digital nas redes sociais é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos no marketing.
No entanto, para ter resultados é essencial ter uma estratégia bem definida.
Aliás, se você vende produtos, te indico a leitura do artigo >> Fotos que vendem no Instagram nele conto como faço minhas fotos.
Como criar uma estratégia de marketing para redes sociais
O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing digital nas redes sociais é entender que as redes sociais são plataformas que as pessoas usam para interagir e se conectar com pessoas.
Contudo, as marcas fazem parte da vida das pessoas, que gostam de saber mais sobre elas.
Portanto, estruture a sua estratégia para alcançar seus objetivos de marketing:
- Defina seus objetivos
- Identifique a sua persona (cliente ideal)
- Entenda como funciona cada rede social
- Defina as redes sociais mais adequadas para a sua empresa
- Crie um calendário editorial
- Crie conteúdo relevante e útil
- Interaja com a sua audiência
- Analise as métricas
Vou falar um pouco sobre cada um dos pontos que listei acima.
1 – Defina os seus objetivos
O primeiro passo para criar uma estratégia eficiente nas redes sociais é definir seus objetivos, que pode ser:
- Aumentar a visibilidade e o reconhecimento da empresa;
- Direcionar tráfego para seu site, blog ou e-commerce;
- Aumentar o engajamento com a marca;
- Criar relacionamento com a sua audiência
- Gerar leads;
- Fazer atendimento aos clientes;
- Construir uma comunidade para a marca;
- Aumentar as vendas;
Defina os objetivos, pois serão eles que irão direcionar toda a sua estratégia.
Alias, as métricas serão analisadas de acordo com os objetivos também. Ou seja, os objetivos são a base da sua estratégia.
2 – Identifique a sua persona (cliente ideal)
Outro ponto essencial é definir a seu cliente ideal ou persona, afinal será para ela que você irá criar conteúdo.
Aliás, até a escolha da rede social ideal será com base na sua persona, pois cada rede social atrai um público especifico.
Para te ajudar responda as essas perguntas:
- Quem é o seu público alvo?
- Em quais redes sociais estão presentes?
- Quais canais elas usam para se informar?
- Quais os formatos elas preferem consumir conteúdos (textos, vídeos, áudio…)
- Como essas pessoas usam as redes sociais?
- Quais são os hábitos delas nas redes?
- Quais são as dúvidas e necessidades?
- Como o seu produto ou serviço pode ser útil para elas?
Essas são algumas das perguntas que você precisa saber a resposta para criar um conteúdo e ter uma comunicação mais assertiva.
3 – Entenda como funciona cada rede social
Existem várias redes sociais e cada uma tem suas particularidades e atrai um público diferente.
Para não desperdiçar tempo e recursos, entenda como cada uma funciona e qual o público que está presente nela.
Ao entender o que funciona em cada rede social você irá criar conteúdo para aquela rede social.
No Instagram por exemplo, as fotos, stories e reels são mais consumidos pelos usuários e tem um tempo de vida curto.
Por outro lado, no Pinterest você precisa ter imagens atrativas e trabalhar o SEO, pois o conteúdo aparece nas buscas feitas pelos usuários o que faz com que o seu conteúdo tenha vida longa na plataforma.
Já o Linkedin é perfeito para empresas que vendem b2b.
Resumindo aprenda a usar as redes sociais que for usar na sua estratégia.
4 – Defina as redes sociais mais adequadas para a sua empresa
Para definir quais as melhores redes sociais para a sua empresa estar presente, esteja onde a sua persona está.
Outro ponto é você analisar se faz sentido a sua empresa estar presente na plataforma.
Por exemplo, atendo uma empresa de compressores de ar e pra eles não faz nenhum sentido estar presente no Instagram.
Por outro lado, o Linkedin é onde a empresa concentra seus esforços de marketing de redes sociais e tem ótimos resultados.
5 – Crie um calendário editorial – Marketing nas redes Sociais
Para ter uma boa estratégia, ter um calendário editorial para organizar os posts, dias e horários é essencial.
Pois em qualquer rede social para ter resultados é necessário a consistência, inclusive, é um dos fatores que os algoritmos das plataformas levam em consideração na hora de exibir os posts.
Além disso, o calendário editorial irá te ajudar e ser mais organizada.
6 – Crie conteúdo relevante e útil
Criar conteúdo relevante e que chamem a atenção dos usuários é o que vai te ajudar a se destacar nas redes sociais.
O seu conteúdo deve educar, informar, entreter e divulgar sua empresa.
Não cometa o erro de ficar postando produtos e ofertas o tempo todo, ninguém vai querer seguir um perfil que não agrega em nada.
Por isso use o marketing de conteúdo para as redes sociais.
Para te ajudar reaproveite conteúdos de outros lugares, por exemplo, criou um artigo, pegue trechos desse artigo que crie carrosséis no Instagram ou um Pin no Pinterest, ou faça um resumo e faça um artigo no Linkedin com um link para o artigo completo.
Essas são algumas das estratégias que eu uso e funciona muito bem.
+ Leitura recomendada –
- Storytelling: O que é? E como usar na sua estatégia de Marketing Digital
- O que postar no Instagram? Ideias de post para Instagram Comercial
- Como vender pelo Pinterest
- Marketing Visual: Como usar a Comunicação Visual para alcançar seus Objetivos
7 – Interaja com a sua audiência
De nada adianta criar um conteúdo incrível, atrair seguidores, as pessoas interagirem nos posts se a empresa não responder e não interagir com a sua audiência.
Portanto, responda a comentários, curta e interaja com seus seguidores.
Faça perguntas para ajudar a aumentar o engajamento com a marca.
Enfim, crie um relacionamento com as pessoas e construa uma comunidade forte para a sua empresa.
Valorize o usuário que interagir com a sua empresa.
8 – Marketing nas redes sociais – Analise as métricas
E por fim, analise as métricas elas são importantes para saber o que está funcionando na sua estratégia.
Com base nas métricas você poderá ajustar o que não está funcionando e replicar o que está.
De acordo os objetivos definidos que você irá saber quais as métricas que serão relevantes para a sua estratégia.
Algumas das métricas que você deve acompanhar são:
- Alcance
- Tráfego
- Engajamento
- Conversões
- Crescimento
Algumas métricas não são relevantes alcançar seus objetivos como por exemplo, as curtidas nos posts.
Pois não representam resultados efetivos e nem ajudam a tomar decisões. Inclusive são chamadas de “métricas a vaidade”.
Portanto, concentre seu foco no que realmente irá te ajudar a alcançar os objetivos da empresa.
Marketing nas redes sociais – Conclusão
Ter uma estratégia de marketing digital nas redes sociais bem estruturada é essencial para o sucesso de qualquer empresa, indiferente do seu tamanho ou setor de atuação.
Agora que você já sabe como fazer marketing nas redes sociais é hora de colocar em prática, crie a sua estratégia de marketing nas redes sociais.
Escolha as redes sociais que realmente são relevantes para o seu publico e para a sua empresa e comece a criar a presença digital do seu negócio.
Aliás, experimente, faça testes, descubra o que realmente funciona para a sua audiência e para a sua empresa. Não tenha medo de testar, avalie e se necessário faça ajustes até dar certo.
Espero ter ajudado de alguma forma com esse artigo sobre como fazer marketing nas redes socais.
Se ficou alguma dúvida pode me chamar no WhatsApp ou no direct do Instagram @lilianrocha76.
Abraço e sucesso sempre!!!
Lilian Rocha
Perfeito! Muito completo seu artigo, parabéns 👏🏻👏🏻
Oi, Bruno
Fico feliz que está sempre por aqui e que está gostando do conteúdo.
Sucesso sempre!!!